Gestão e análise de criticidade do processo de embutição de tubo na indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14558 |
Resumo: | A indústria automóvel tem evoluído, tornando-se cada vez mais exigente. Assim, tornase necessário aumentar a disponibilidade dos equipamentos, reagindo de forma eficiente para conseguir responder aos pedidos dos clientes. Por este motivo, as empresas tornaram-se dependentes dos equipamentos industriais, sendo, por isso, extremamente importante garantir o correto funcionamento destes. A manutenção industrial é, neste contexto, um contributo bastante importante, especialmente se a sua gestão tiver em conta o aumento da disponibilidade e fiabilidade das máquinas e a redução de desperdícios. A dissertação apresentada foi realizada num estágio curricular em contexto industrial, na área de manutenção e produção. O estágio decorreu entre os meses de setembro de 2018 e junho de 2019 numa empresa de produção de componentes para a indústria automóvel. Assim, durante este período, surgiu a oportunidade de integrar a equipa de manutenção, melhoria contínua e QRQC (Quick Response to Quality Control) de um projeto da empresa. O foco deste trabalho é a necessidade de definir os componentes críticos de uma máquina de embutir, com a finalidade de reduzir as paragens de máquina. Para além disso, foi definida a melhoria das ordens de serviço (OS) efetuadas e ainda o aumento da disponibilidade da máquina. Deste modo, foram definidos como objetivos: desenvolvimento de uma metodologia para definição dos equipamentos críticos da máquina, desenvolvimento de standards de criação e resolução de OS e redução do tempo médio de setup em 20 %. As metodologias utilizadas são variadas, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas para a definição da criticidade, técnicas de standard work para definição dos procedimentos de OS e metodologia SMED (Single-Minute Exchange of Die). Assim sendo, o trabalho desenvolvido permitiu definir três equipamentos de elevada criticidade, definir três folhas de operação standard para criar e fechar OS e a redução de 38 % do tempo médio de setup, aumentando em 4 % a disponibilidade da máquina. |
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O estágio decorreu entre os meses de setembro de 2018 e junho de 2019 numa empresa de produção de componentes para a indústria automóvel. Assim, durante este período, surgiu a oportunidade de integrar a equipa de manutenção, melhoria contínua e QRQC (Quick Response to Quality Control) de um projeto da empresa. O foco deste trabalho é a necessidade de definir os componentes críticos de uma máquina de embutir, com a finalidade de reduzir as paragens de máquina. Para além disso, foi definida a melhoria das ordens de serviço (OS) efetuadas e ainda o aumento da disponibilidade da máquina. Deste modo, foram definidos como objetivos: desenvolvimento de uma metodologia para definição dos equipamentos críticos da máquina, desenvolvimento de standards de criação e resolução de OS e redução do tempo médio de setup em 20 %. As metodologias utilizadas são variadas, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas para a definição da criticidade, técnicas de standard work para definição dos procedimentos de OS e metodologia SMED (Single-Minute Exchange of Die). Assim sendo, o trabalho desenvolvido permitiu definir três equipamentos de elevada criticidade, definir três folhas de operação standard para criar e fechar OS e a redução de 38 % do tempo médio de setup, aumentando em 4 % a disponibilidade da máquina.The automotive industry has evolved, becoming increasingly demanding. Thus, it becomes necessary to increase the availability of equipment, reacting efficiently to be able to respond to customer requests. For this reason, companies have become dependent on industrial equipment, and it is therefore extremely important to ensure the correct operation of these. Industrial maintenance is, in this context, a very important contribution, especially if its management takes into account the increased availability and reliability of machinery and the reduction of waste. The dissertation was done in a curricular internship in an industrial context, in the area of maintenance and production. The internship lasted from September 2018 to June 2019 in a company that manufactures components for the automotive industry. Thus, during this period, the opportunity arose to integrate the maintenance, continuous improvement and QRQC (Quick Response to Quality Control) teams of a project of the company. The focus of this work is the need to define the critical components of an inlay machine, in order to reduce machine’s downtime. In addition, it was defined as the improvement of the work orders (OS) made and also the increase in the availability of the machine. In this way, the following objectives were defined: development of a methodology for defining the critical equipment of the machine, development of OS creation and resolution standards and reduction of the average setup time by 20%. The methodologies used are varied, using quantitative and qualitative techniques for the definition of criticality, standard work techniques for defining OS procedures and SMED (Single-Minute Exchange of Die) methodology. Thus, the work developed allowed to define three equipment of high criticality, to define three standard operating sheets to create and close OS and the reduction of 38% of the average setup time, increasing the machine's availability by 4%.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Ana Margarida da Costa2019-09-06T11:02:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14558TID:202279723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:25.771141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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