Atividade motora adaptada: atividade motora adaptada e autoestima de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Joaquim Carlos da Fonseca Ramalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3350
Resumo: O desenvolvimento de programas adequados de atividade física e desportiva pode melhorar o bem estar psicológico e reduzir o risco de determinados problemas de saúde uma vez que a autoestima tem ocupado consistentemente uma posição central na explicação do comportamento humano. Foi objetivo deste estudo avaliar os efeitos de um programa de atividade física na autoestima de pessoas com deficiência da C.E.R.C.I. Guarda. Metodologia, a nossa amostra foi constituída por 30 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 12 e os 51 anos que frequentam a C.E.R.C.I. Guarda (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados), sendo 14 do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Foi aplicado um programa de atividade física durante 14 semanas que teve início no dia 03 de outubro de 2011 e terminou em fevereiro de 2012. O instrumento utilizado para a avaliação da autoestima foi o teste (Piers-Harris Children”s Self-Concept Scale) de Ellen V. Piers e Dale B. Harris. O teste foi aplicado 2 vezes: uma em finais de setembro e outra quando acabou o programa de atividade física, em fevereiro de 2012. A comparação dos dois testes foi feita através da análise estatística de dados – SPSS (versão 17) com recurso a um dos testes de análise estatística (t de student), com o qual se compararam os valores médios do primeiro e segundo momento. Ao analisar os resultados desta investigação verificou-se que existem diferenças estatisticamente significativas entre a primeira e a segunda passagem do teste de autoavaliação da autoestima, tendo-se constatado que a autoestima melhorou significativamente. No final desta investigação pode-se concluir que a prática de exercício físico faz aumentar a autoestima dos alunos.
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