Era uma vez... a importância da literatura para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Maria Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68694
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_6585eb64cbe2ce928032f57bf834241e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Era uma vez... a importância da literatura para a infânciaOnce upon a time… the Importance of literature for childhoodAudiçãoEducaçãoLeituraLiteratura para a infânciaLivroBookChildren's literatureEducationListeningReadingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida em duas escolas no distrito de Braga. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na Literatura para a Infância devido aos interesses detetados no grupo quando exploravam histórias e livros. Este estudo envolveu 48 crianças e teve como objetivo perceber como explorar histórias e livros de literatura para infância, de modo a despertar nas crianças o gosto pela escuta e leitura de histórias. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) “Que estratégias desenvolver para despertar o interesse da criança em ouvir contar histórias?”; 2) “Que recursos pedagógicos convocar para despertar o interesse da criança em explorar livros de Literatura para a Infância?”; 3) “A que estratégias e recursos pedagógicos recorrer para despertar o interesse da criança em ler livros de Literatura para a Infância?”; 4) “Quais os benefícios do contacto com obras de literatura para infância, para a criança?”. Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observação direta e participante, de registos audiovisuais e de documentos das crianças. Os resultados deste estudo revelaram que as histórias parecem favorecer o desenvolvimento de competências criativas, imaginativas e reflexivas, bem como a aquisição e domínio de convenções de linguagem literária e icónica. Para além do trabalho de investigação está aqui também retratado todo o processo de intervenção que permitiu desenvolver inúmeras competências didáticas, cruciais na formação de professores.This report was carried out within the scope of Supervised Teaching Practice II, of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. The practice was developed in two schools in the district of Braga. The research project focused on Childhood Literature due to the interests detected in the group when exploring stories and books. This study involved 48 children and aimed to understand how to explore stories and literature books for children, in order to awaken in children a taste for listening and reading stories. To this end, the following research questions were defined: 1) “What strategies should be developed to awaken the child's interest in hearing stories?”; 2) “What pedagogical resources can be used to awaken the child's interest in exploring Children's Literature books?”; 3) “What strategies and pedagogical resources should be used to awaken the child's interest in reading Literature for Children books?”; 4) “What are the benefits of contact with childhood literature for the child?”. Taking into account the problem and the study questions, an action-research methodology was chosen. Data collection was done through direct and participant observation, audiovisual records and children's documents. The results of this study revealed that the stories seem to favor the development of creative, imaginative and reflective skills, as well as the acquisition and mastery of literary and iconic language conventions. In addition to the research work, the entire intervention process is also portrayed here, which allowed the development of numerous didactic skills, crucial in the training of teachers.Antunes, Carla PiresUniversidade do MinhoRodrigues, Sara Maria Oliveira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68694por202537102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:06.874968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez... a importância da literatura para a infância
Once upon a time… the Importance of literature for childhood
title Era uma vez... a importância da literatura para a infância
spellingShingle Era uma vez... a importância da literatura para a infância
Rodrigues, Sara Maria Oliveira
Audição
Educação
Leitura
Literatura para a infância
Livro
Book
Children's literature
Education
Listening
Reading
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Era uma vez... a importância da literatura para a infância
title_full Era uma vez... a importância da literatura para a infância
title_fullStr Era uma vez... a importância da literatura para a infância
title_full_unstemmed Era uma vez... a importância da literatura para a infância
title_sort Era uma vez... a importância da literatura para a infância
author Rodrigues, Sara Maria Oliveira
author_facet Rodrigues, Sara Maria Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Carla Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sara Maria Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Educação
Leitura
Literatura para a infância
Livro
Book
Children's literature
Education
Listening
Reading
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Audição
Educação
Leitura
Literatura para a infância
Livro
Book
Children's literature
Education
Listening
Reading
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68694
url http://hdl.handle.net/1822/68694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202537102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132608826703872