Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luizari, Gabriele Góes da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191414
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O seu principal objetivo é analisar de que maneira um processo formativo, desenvolvido por meio de oficinas de leitura, contribui para a compreensão leitora do texto visual de discentes de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Presidente Prudente-SP. Para esse fim, elaboramos os seguintes objetivos específicos: investigar se e como a sequência narrativa no livro de imagem ajuda na formação do aluno em relação ao aprimoramento de sua compreensão leitora; identificar como as crianças interpretam as questões estruturais da imagem, tais como linhas, cores, formas e técnicas de ilustração; verificar de que maneira as crianças compreendem e interpretam a função expressiva, a partir da apresentação das expressões e dos movimentos realizados pelos personagens nas narrativas. Ademais, tratase de uma pesquisa qualitativa, sendo classificada como uma pesquisa-ação, que faz parte de um dos inúmeros tipos de investigação-ação, pois foi aplicada em campo e, assim como já dito, em uma sala de aula do 4º ano. Considerando a metodologia, a coleta de dados deu-se a partir dos instrumentos da pesquisa qualitativa, por intermédio de observações, de oficinas interventivas e de entrevista reflexiva. As oficinas e as entrevistas ocorreram de forma simultânea, visto que, durante os momentos da formação, era possível verificar a compreensão e a apropriação dos indivíduos em relação aos temas trabalhados. O intuito principal das oficinas foi abordar a leitura das imagens, buscando construir, junto com os alunos, conhecimentos suficientes para “melhorar” a leitura dos livros de imagem. Para tal, as aulas foram elaboradas de acordo com a teoria de Camargo (1995), estudo relacionado às funções da ilustração, também nos embasando em Coelho (1981), Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2013), Faria (2013) e Zilberman (2014). Findada a análise de todo o material, constatamos que o auxílio ofertado às crianças, mediante a leitura do livro de imagens, colaborou para que pudessem examiná-lo e interpretá-lo com mais eficácia, pois, embora elas sejam capazes de ler um livro de imagens, o mediador, ao instigar e percorrer a leitura, juntamente com as crianças, estará motivando-as.
id UNSP_681e39c57a7968713ccd4ffe503f53d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191414
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagemAn image, a story: how children understand the picture bookLivro de imagemLiteratura infantilLeituraEstratégias de leituraChildren's literatureReadingReading strategiesPicture bookEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O seu principal objetivo é analisar de que maneira um processo formativo, desenvolvido por meio de oficinas de leitura, contribui para a compreensão leitora do texto visual de discentes de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Presidente Prudente-SP. Para esse fim, elaboramos os seguintes objetivos específicos: investigar se e como a sequência narrativa no livro de imagem ajuda na formação do aluno em relação ao aprimoramento de sua compreensão leitora; identificar como as crianças interpretam as questões estruturais da imagem, tais como linhas, cores, formas e técnicas de ilustração; verificar de que maneira as crianças compreendem e interpretam a função expressiva, a partir da apresentação das expressões e dos movimentos realizados pelos personagens nas narrativas. Ademais, tratase de uma pesquisa qualitativa, sendo classificada como uma pesquisa-ação, que faz parte de um dos inúmeros tipos de investigação-ação, pois foi aplicada em campo e, assim como já dito, em uma sala de aula do 4º ano. Considerando a metodologia, a coleta de dados deu-se a partir dos instrumentos da pesquisa qualitativa, por intermédio de observações, de oficinas interventivas e de entrevista reflexiva. As oficinas e as entrevistas ocorreram de forma simultânea, visto que, durante os momentos da formação, era possível verificar a compreensão e a apropriação dos indivíduos em relação aos temas trabalhados. O intuito principal das oficinas foi abordar a leitura das imagens, buscando construir, junto com os alunos, conhecimentos suficientes para “melhorar” a leitura dos livros de imagem. Para tal, as aulas foram elaboradas de acordo com a teoria de Camargo (1995), estudo relacionado às funções da ilustração, também nos embasando em Coelho (1981), Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2013), Faria (2013) e Zilberman (2014). Findada a análise de todo o material, constatamos que o auxílio ofertado às crianças, mediante a leitura do livro de imagens, colaborou para que pudessem examiná-lo e interpretá-lo com mais eficácia, pois, embora elas sejam capazes de ler um livro de imagens, o mediador, ao instigar e percorrer a leitura, juntamente com as crianças, estará motivando-as.This research is linked to the research line “Formative Processes, Teaching and Learning” of the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology of the Paulista State University “Júlio de Mesquita Filho” (FCT / UNESP), Presidente Prudente campus. The main objective was to analyze how a formative process, developed through reading workshops, contributes to the reading comprehension of the visual text of 4th grade students in a municipal school in the city of Presidente Prudente, SP.To this end, we elaborate the following specific objectives: to investigate if and how the narrative sequence in the picture book helps in the formation of the student in relation to the improvement of his reading comprehension; identify how children relate the images and colors present in the text to their own emotions; to verify how the students understand and interpret the expressive function, from the presentation of the expressions and the movements performed by the characters in the narratives. This is a qualitative research classified as an action research, which is part of one of the many types of action research, as it was applied in the field in a 4th grade classroom. Considering the methodology, the data collection was based on the qualitative research instruments, we used the observations, the intervention workshops and the reflexive interview. The workshops and interviews took place simultaneously, since during the moments of the training it was possible to verify the understanding and appropriation of the individuals in relation to the themes worked. The main purpose of the workshops was to approach the reading of the images, seeking to build, together with the students, enough knowledge to “improve” the reading of the image books. For this, the classes were elaborated according to the theory of Luís Camargo (1995), related to the functions of illustration, also supporting us, in Zilberman (2014), Coelho (1981), Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva and Scott (2011), Ramos (2013) Faria (2013). After the analysis of all the material, we found that the help offered to the children, by reading the picture book, helped them to examine and interpret it more effectively. For although they may be able to read a picture book, the mediator, by instigating and reading, together with the children, will be motivating them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luizari, Gabriele Góes da Silva [UNESP]2020-01-23T16:42:19Z2020-01-23T16:42:19Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19141400092851733004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:10:14.850128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
An image, a story: how children understand the picture book
title Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
spellingShingle Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
Luizari, Gabriele Góes da Silva [UNESP]
Livro de imagem
Literatura infantil
Leitura
Estratégias de leitura
Children's literature
Reading
Reading strategies
Picture book
title_short Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
title_full Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
title_fullStr Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
title_full_unstemmed Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
title_sort Uma imagem, uma história: como as crianças compreendem o livro de imagem
author Luizari, Gabriele Góes da Silva [UNESP]
author_facet Luizari, Gabriele Góes da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luizari, Gabriele Góes da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livro de imagem
Literatura infantil
Leitura
Estratégias de leitura
Children's literature
Reading
Reading strategies
Picture book
topic Livro de imagem
Literatura infantil
Leitura
Estratégias de leitura
Children's literature
Reading
Reading strategies
Picture book
description Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O seu principal objetivo é analisar de que maneira um processo formativo, desenvolvido por meio de oficinas de leitura, contribui para a compreensão leitora do texto visual de discentes de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Presidente Prudente-SP. Para esse fim, elaboramos os seguintes objetivos específicos: investigar se e como a sequência narrativa no livro de imagem ajuda na formação do aluno em relação ao aprimoramento de sua compreensão leitora; identificar como as crianças interpretam as questões estruturais da imagem, tais como linhas, cores, formas e técnicas de ilustração; verificar de que maneira as crianças compreendem e interpretam a função expressiva, a partir da apresentação das expressões e dos movimentos realizados pelos personagens nas narrativas. Ademais, tratase de uma pesquisa qualitativa, sendo classificada como uma pesquisa-ação, que faz parte de um dos inúmeros tipos de investigação-ação, pois foi aplicada em campo e, assim como já dito, em uma sala de aula do 4º ano. Considerando a metodologia, a coleta de dados deu-se a partir dos instrumentos da pesquisa qualitativa, por intermédio de observações, de oficinas interventivas e de entrevista reflexiva. As oficinas e as entrevistas ocorreram de forma simultânea, visto que, durante os momentos da formação, era possível verificar a compreensão e a apropriação dos indivíduos em relação aos temas trabalhados. O intuito principal das oficinas foi abordar a leitura das imagens, buscando construir, junto com os alunos, conhecimentos suficientes para “melhorar” a leitura dos livros de imagem. Para tal, as aulas foram elaboradas de acordo com a teoria de Camargo (1995), estudo relacionado às funções da ilustração, também nos embasando em Coelho (1981), Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2013), Faria (2013) e Zilberman (2014). Findada a análise de todo o material, constatamos que o auxílio ofertado às crianças, mediante a leitura do livro de imagens, colaborou para que pudessem examiná-lo e interpretá-lo com mais eficácia, pois, embora elas sejam capazes de ler um livro de imagens, o mediador, ao instigar e percorrer a leitura, juntamente com as crianças, estará motivando-as.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2020-01-23T16:42:19Z
2020-01-23T16:42:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191414
000928517
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/191414
identifier_str_mv 000928517
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128765821190144