Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanansevele, João
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10041
Resumo: A motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado.
id RCAP_65960b3e48b7d1a210d58360643a3e2e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de DerivadaAplicações da DerivadaConcavidadesDerivadaEnsino da DerivadaExtremos AbsolutosExtremos RelativosPontos de InflexãoTeorema de CauchyTeorema de FermatTeorema de LagrangeTeorema de RolleDomínio/Área Científica::Ciências Exatas::MatemáticasA motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado.The motivation for this work arises first because of the great importance that such a simple concept, as the concept of derivative, plays to a large extent in the foundations of all exact sciences. Without this concept we are certain that science would not be as we see it today. And indeed, we are still certain that it would be impossible to build much of the theories we know without the introduction of this simple concept. We have thus collected a number of books so that we can gather in one handbook the contents that seem to us to be the most important and appropriate for an introduction in teaching / learning the concept. We present in detail how the concept came about, the definition, theorems and derivation formulas as well as the various uses that can be made in the study of functions. We have also looked at some textbooks used today and in the past in secondary education to see if the way the concept is introduced has changed over the years and if it is being done properly. With this work, it was intended to write a useful support text that would allow users (students and teachers) to assimilate content related to the concept of derivative in the different levels of teaching where it is taught.Simões, Alberto Manuel TavaresuBibliorumKanansevele, João2020-03-16T11:06:03Z2018-07-172018-06-062018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10041TID:202356922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:06.064287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
title Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
spellingShingle Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
Kanansevele, João
Aplicações da Derivada
Concavidades
Derivada
Ensino da Derivada
Extremos Absolutos
Extremos Relativos
Pontos de Inflexão
Teorema de Cauchy
Teorema de Fermat
Teorema de Lagrange
Teorema de Rolle
Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas
title_short Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
title_full Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
title_fullStr Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
title_full_unstemmed Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
title_sort Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
author Kanansevele, João
author_facet Kanansevele, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Alberto Manuel Tavares
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanansevele, João
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicações da Derivada
Concavidades
Derivada
Ensino da Derivada
Extremos Absolutos
Extremos Relativos
Pontos de Inflexão
Teorema de Cauchy
Teorema de Fermat
Teorema de Lagrange
Teorema de Rolle
Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas
topic Aplicações da Derivada
Concavidades
Derivada
Ensino da Derivada
Extremos Absolutos
Extremos Relativos
Pontos de Inflexão
Teorema de Cauchy
Teorema de Fermat
Teorema de Lagrange
Teorema de Rolle
Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas
description A motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
2018-06-06
2018-07-17T00:00:00Z
2020-03-16T11:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10041
TID:202356922
url http://hdl.handle.net/10400.6/10041
identifier_str_mv TID:202356922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136391445086208