Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10041 |
Resumo: | A motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado. |
id |
RCAP_65960b3e48b7d1a210d58360643a3e2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de DerivadaAplicações da DerivadaConcavidadesDerivadaEnsino da DerivadaExtremos AbsolutosExtremos RelativosPontos de InflexãoTeorema de CauchyTeorema de FermatTeorema de LagrangeTeorema de RolleDomínio/Área Científica::Ciências Exatas::MatemáticasA motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado.The motivation for this work arises first because of the great importance that such a simple concept, as the concept of derivative, plays to a large extent in the foundations of all exact sciences. Without this concept we are certain that science would not be as we see it today. And indeed, we are still certain that it would be impossible to build much of the theories we know without the introduction of this simple concept. We have thus collected a number of books so that we can gather in one handbook the contents that seem to us to be the most important and appropriate for an introduction in teaching / learning the concept. We present in detail how the concept came about, the definition, theorems and derivation formulas as well as the various uses that can be made in the study of functions. We have also looked at some textbooks used today and in the past in secondary education to see if the way the concept is introduced has changed over the years and if it is being done properly. With this work, it was intended to write a useful support text that would allow users (students and teachers) to assimilate content related to the concept of derivative in the different levels of teaching where it is taught.Simões, Alberto Manuel TavaresuBibliorumKanansevele, João2020-03-16T11:06:03Z2018-07-172018-06-062018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10041TID:202356922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:06.064287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
title |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
spellingShingle |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada Kanansevele, João Aplicações da Derivada Concavidades Derivada Ensino da Derivada Extremos Absolutos Extremos Relativos Pontos de Inflexão Teorema de Cauchy Teorema de Fermat Teorema de Lagrange Teorema de Rolle Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas |
title_short |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
title_full |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
title_fullStr |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
title_full_unstemmed |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
title_sort |
Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de Derivada |
author |
Kanansevele, João |
author_facet |
Kanansevele, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Alberto Manuel Tavares uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanansevele, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicações da Derivada Concavidades Derivada Ensino da Derivada Extremos Absolutos Extremos Relativos Pontos de Inflexão Teorema de Cauchy Teorema de Fermat Teorema de Lagrange Teorema de Rolle Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas |
topic |
Aplicações da Derivada Concavidades Derivada Ensino da Derivada Extremos Absolutos Extremos Relativos Pontos de Inflexão Teorema de Cauchy Teorema de Fermat Teorema de Lagrange Teorema de Rolle Domínio/Área Científica::Ciências Exatas::Matemáticas |
description |
A motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 2018-06-06 2018-07-17T00:00:00Z 2020-03-16T11:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10041 TID:202356922 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10041 |
identifier_str_mv |
TID:202356922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136391445086208 |