A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marta Sofia Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6856
Resumo: O presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como título “A utilização do Go!Animate em Contexto de Trabalho de projeto: uma experiência no 1ºCiclo do Ensino Básico.” O avanço e a inovação tecnológica, com destaque para as Tecnologias de Informação e Comunicação, transformaram a World Wide Web numa plataforma global de partilha de informação e de conhecimento, dinâmica e interativa, denominada Web 2.0. Esta segunda geração da Web caraterizada pela interação com o utilizador, oferece aos utilizadores uma multiplicidade de ferramentas e aplicativos online, permitindo a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. Estando as escolas equipadas com meios tecnológicos e infraestruturas que permitem o acesso rápido à Internet, a utilização de algumas ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo são um potencial para o ensino aprendizagem. Este trabalho fala sobre uma das variadas formas de como a Web 2.0 pode ser abordada na sala de aula, neste caso associada ao Trabalho de Projeto. Durante a nossa prática pedagógica desenvolvemos um Trabalho de Projeto, cujo grande tema era “Água, gota de vida”. No decorrer do mesmo os alunos trabalharam com as tecnologias e, especificamente, com o programa “Go!Animate”, sendo precisamente sobre este que incide a nossa reflexão.
id RCAP_65cf7c153774ac3874366ff000277ee7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaEnsino básico 1º cicloTrabalho de projetoGo!AnimateO presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como título “A utilização do Go!Animate em Contexto de Trabalho de projeto: uma experiência no 1ºCiclo do Ensino Básico.” O avanço e a inovação tecnológica, com destaque para as Tecnologias de Informação e Comunicação, transformaram a World Wide Web numa plataforma global de partilha de informação e de conhecimento, dinâmica e interativa, denominada Web 2.0. Esta segunda geração da Web caraterizada pela interação com o utilizador, oferece aos utilizadores uma multiplicidade de ferramentas e aplicativos online, permitindo a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. Estando as escolas equipadas com meios tecnológicos e infraestruturas que permitem o acesso rápido à Internet, a utilização de algumas ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo são um potencial para o ensino aprendizagem. Este trabalho fala sobre uma das variadas formas de como a Web 2.0 pode ser abordada na sala de aula, neste caso associada ao Trabalho de Projeto. Durante a nossa prática pedagógica desenvolvemos um Trabalho de Projeto, cujo grande tema era “Água, gota de vida”. No decorrer do mesmo os alunos trabalharam com as tecnologias e, especificamente, com o programa “Go!Animate”, sendo precisamente sobre este que incide a nossa reflexão.This report focuses on the practice of supervised teaching in the contexts of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education in the Course 2nd Cycle in Teaching Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, and is entitled "Using the Go! Animate in Work project: an experiment on the 1st Cycle of Basic Education.” The advancement and technological innovation, especially in the Information Technology and Communication, transformed the World Wide Web on a global platform for sharing information and knowledge, dynamic and interactive, called Web 2.0. This second generation of Web characterized by the interaction with the user, offers users a multitude of online tools and applications, allowing the ability to post, edit, collaborate and share experiences, information and knowledge in an easy and simple. Schools being equipped with technology and infrastructure to enable quick access to the Internet, the use of some Web 2.0 tools in an educational context is a potential for teaching and learning. This paper discusses one of the many ways of how Web 2.0 can be addressed in the classroom, in this case associated with the Project Work. During our teaching practice developed a Project Work, whose major theme was "Water drop life." During the same students worked with the technologies, and specifically with the "Go! Animate" is precisely on this that focuses our reflection. During our teaching practice we developed a Project Work, whose major theme was "Water drop life." In the Project work the students worked with the technologies, and specifically with the "Go! Animate" is precisely on this that focuses our reflection.2016-11-17T16:19:28Z2016-11-17T00:00:00Z2016-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6856porPinto, Marta Sofia Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:07.322053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
title A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
Pinto, Marta Sofia Magalhães
Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo
Trabalho de projeto
Go!Animate
title_short A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A utilização do Go!Animate em contexto de trabalho de projeto: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
author Pinto, Marta Sofia Magalhães
author_facet Pinto, Marta Sofia Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marta Sofia Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo
Trabalho de projeto
Go!Animate
topic Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo
Trabalho de projeto
Go!Animate
description O presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como título “A utilização do Go!Animate em Contexto de Trabalho de projeto: uma experiência no 1ºCiclo do Ensino Básico.” O avanço e a inovação tecnológica, com destaque para as Tecnologias de Informação e Comunicação, transformaram a World Wide Web numa plataforma global de partilha de informação e de conhecimento, dinâmica e interativa, denominada Web 2.0. Esta segunda geração da Web caraterizada pela interação com o utilizador, oferece aos utilizadores uma multiplicidade de ferramentas e aplicativos online, permitindo a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. Estando as escolas equipadas com meios tecnológicos e infraestruturas que permitem o acesso rápido à Internet, a utilização de algumas ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo são um potencial para o ensino aprendizagem. Este trabalho fala sobre uma das variadas formas de como a Web 2.0 pode ser abordada na sala de aula, neste caso associada ao Trabalho de Projeto. Durante a nossa prática pedagógica desenvolvemos um Trabalho de Projeto, cujo grande tema era “Água, gota de vida”. No decorrer do mesmo os alunos trabalharam com as tecnologias e, especificamente, com o programa “Go!Animate”, sendo precisamente sobre este que incide a nossa reflexão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T16:19:28Z
2016-11-17T00:00:00Z
2016-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6856
url http://hdl.handle.net/10348/6856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105824186368