Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25356 |
Resumo: | O relatório transparece a minha intervenção na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, no ano letivo 2018-2019, integrando o período ideal para a exposição e aquisição de competências pedagógicas e pessoais relacionadas com a Educação Física. Perante o facto de esta disciplina representar culturalmente e socialmente as atividades físicas e desportivas no contexto curricular, reportei-me à cultura e liderança como essenciais para o reconhecido bom funcionamento da instituição. Neste campo, detetámos um problema reportado à Educação Física no primeiro ciclo, cujos resultados do estudo de investigação ação permitiram sugerir melhorias na sua lecionação, centradas no apoio de um especialista, aquisição dos materiais pedagógicos necessários e abertura de uma formação contínua para professores titulares. No seio do grupo disciplinar e das atividades escolares, sugeri reformulações nos documentos orientadores e rotinas do desporto escolar. No interior da prática pedagógica, destacou-se o meu desempenho no desporto escolar, na lecionação da turma e na direção da mesma. Compreendendo a relação direta entre áreas, o estágio e o relatório exigiram um pensamento reflexivo e análise crítica sobre o que é criar, planear, projetar, implementar, conduzir e avaliar. Assim, promovendo aprendizagens e aprendendo com o processo, criei uma consciência pessoal e profissional para poder continuar a evoluir. |
id |
RCAP_65d2cd116334f036a5c9a2a5bf1f7e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25356 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim SerraAptidão FísicaAvaliaçãoAtividade FísicaCulturaDesporto EscolarEducação FísicaInclusãoIntervençãoMudançaProcesso de Ensino e AprendizagemPhysical FitnessEvaluationPhysical ActivityCultureSchool SportsPhysical EducationInclusionInterventionChangeTeaching-Learning ProcessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório transparece a minha intervenção na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, no ano letivo 2018-2019, integrando o período ideal para a exposição e aquisição de competências pedagógicas e pessoais relacionadas com a Educação Física. Perante o facto de esta disciplina representar culturalmente e socialmente as atividades físicas e desportivas no contexto curricular, reportei-me à cultura e liderança como essenciais para o reconhecido bom funcionamento da instituição. Neste campo, detetámos um problema reportado à Educação Física no primeiro ciclo, cujos resultados do estudo de investigação ação permitiram sugerir melhorias na sua lecionação, centradas no apoio de um especialista, aquisição dos materiais pedagógicos necessários e abertura de uma formação contínua para professores titulares. No seio do grupo disciplinar e das atividades escolares, sugeri reformulações nos documentos orientadores e rotinas do desporto escolar. No interior da prática pedagógica, destacou-se o meu desempenho no desporto escolar, na lecionação da turma e na direção da mesma. Compreendendo a relação direta entre áreas, o estágio e o relatório exigiram um pensamento reflexivo e análise crítica sobre o que é criar, planear, projetar, implementar, conduzir e avaliar. Assim, promovendo aprendizagens e aprendendo com o processo, criei uma consciência pessoal e profissional para poder continuar a evoluir.The report shows my intervention at High School Poeta Joaquim Serra, in the academic year 2018-2019, integrating the ideal period for the exposure and acquisition of pedagogical and personal skills related to the subject of Physical Education. Towards the fact that it represents culturally and socially the physical activities in this curricular context, I referred to culture and leadership as essential for the recognized good functioning of the institution. However, we found a problem related to the discipline in elementary school, whose results from the action research study allowed to suggest improvements in teaching focused on the support of a specialist, purchase of the necessary materials and opening of continuous formation for classroom teachers. I acted within the discipline group and in school activities, suggesting reformulations in the guiding documents and school sport routines. Within the pedagogical practice, my performance in school sports, in the teaching and in the management of the class, stood out especially. Understanding the direct relationship between areas, the internship and the report required reflective and critical thinking of what it is to create, plan, design, implement, conduct and evaluate. That way, by teaching and learning from the process, I created a personal and professional awareness in order to continue to evolve.Ferro, Nuno Alberto SerucaAnselmo, José Manuel de OliveiraRepositório da Universidade de LisboaMonteiro, Sara Raquel Borbinha2022-09-02T16:03:34Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25356TID:203020391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:14.995660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra Monteiro, Sara Raquel Borbinha Aptidão Física Avaliação Atividade Física Cultura Desporto Escolar Educação Física Inclusão Intervenção Mudança Processo de Ensino e Aprendizagem Physical Fitness Evaluation Physical Activity Culture School Sports Physical Education Inclusion Intervention Change Teaching-Learning Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra |
author |
Monteiro, Sara Raquel Borbinha |
author_facet |
Monteiro, Sara Raquel Borbinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Anselmo, José Manuel de Oliveira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Sara Raquel Borbinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidão Física Avaliação Atividade Física Cultura Desporto Escolar Educação Física Inclusão Intervenção Mudança Processo de Ensino e Aprendizagem Physical Fitness Evaluation Physical Activity Culture School Sports Physical Education Inclusion Intervention Change Teaching-Learning Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aptidão Física Avaliação Atividade Física Cultura Desporto Escolar Educação Física Inclusão Intervenção Mudança Processo de Ensino e Aprendizagem Physical Fitness Evaluation Physical Activity Culture School Sports Physical Education Inclusion Intervention Change Teaching-Learning Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório transparece a minha intervenção na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, no ano letivo 2018-2019, integrando o período ideal para a exposição e aquisição de competências pedagógicas e pessoais relacionadas com a Educação Física. Perante o facto de esta disciplina representar culturalmente e socialmente as atividades físicas e desportivas no contexto curricular, reportei-me à cultura e liderança como essenciais para o reconhecido bom funcionamento da instituição. Neste campo, detetámos um problema reportado à Educação Física no primeiro ciclo, cujos resultados do estudo de investigação ação permitiram sugerir melhorias na sua lecionação, centradas no apoio de um especialista, aquisição dos materiais pedagógicos necessários e abertura de uma formação contínua para professores titulares. No seio do grupo disciplinar e das atividades escolares, sugeri reformulações nos documentos orientadores e rotinas do desporto escolar. No interior da prática pedagógica, destacou-se o meu desempenho no desporto escolar, na lecionação da turma e na direção da mesma. Compreendendo a relação direta entre áreas, o estágio e o relatório exigiram um pensamento reflexivo e análise crítica sobre o que é criar, planear, projetar, implementar, conduzir e avaliar. Assim, promovendo aprendizagens e aprendendo com o processo, criei uma consciência pessoal e profissional para poder continuar a evoluir. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-09-02T16:03:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/25356 TID:203020391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/25356 |
identifier_str_mv |
TID:203020391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131186853838848 |