Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rinete Emiliana Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8364
Resumo: O presente trabalho “Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão”, tem como foco analisar a interferência das políticas públicas no âmbito da prevenção e repressão da violência escolar, no ensino médio, em duas cidades de Pernambuco, uma no litoral e outra no sertão – Recife e Solidão respectivamente. Foram eleitas as categorias Políticas Públicas, e Escola, Violência Escolar e Cultura da Escola, no sentido de dar aporte teórico à pesquisa empírica. Ainda nesta esteira, analisa-se a definição e classificação dos tipos de violência, verificando se os conflitos são positivos, ruins ou negativos para a sociedade, e, ainda, esclarece, se é mito ou realidade o fenômeno do aumento da violência escolar, em decorrência da ausência da declaração tácita dos deveres das crianças e adolescentes inexistentes no corpo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O presente trabalho ainda pontua as Políticas Públicas existentes em nosso ordenamento jurídico, os aspectos envolvidos na Cultura Escolar e os responsáveis pelo dever de assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso, a permanência, o sucesso do processo educacional (de maneira indiscriminada e universal), como também assegurar a implantação, execução e alcance dos objetivos dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP’s, da comunidade escolar.
id RCAP_65f0b849a044acf7aa5be3bc03b948ec
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertãoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃOVIOLÊNCIA ESCOLARPOLÍTICA PÚBLICACULTURAESCOLASESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONSCHOOL VIOLENCEPUBLIC POLICYCULTURESCHOOLSCASE STUDIESBRAZILO presente trabalho “Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão”, tem como foco analisar a interferência das políticas públicas no âmbito da prevenção e repressão da violência escolar, no ensino médio, em duas cidades de Pernambuco, uma no litoral e outra no sertão – Recife e Solidão respectivamente. Foram eleitas as categorias Políticas Públicas, e Escola, Violência Escolar e Cultura da Escola, no sentido de dar aporte teórico à pesquisa empírica. Ainda nesta esteira, analisa-se a definição e classificação dos tipos de violência, verificando se os conflitos são positivos, ruins ou negativos para a sociedade, e, ainda, esclarece, se é mito ou realidade o fenômeno do aumento da violência escolar, em decorrência da ausência da declaração tácita dos deveres das crianças e adolescentes inexistentes no corpo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O presente trabalho ainda pontua as Políticas Públicas existentes em nosso ordenamento jurídico, os aspectos envolvidos na Cultura Escolar e os responsáveis pelo dever de assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso, a permanência, o sucesso do processo educacional (de maneira indiscriminada e universal), como também assegurar a implantação, execução e alcance dos objetivos dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP’s, da comunidade escolar.The present work called Interiorization of school violence and public policies from the coast to the hinterland aims to analyze the interference of public policies in the scope of prevention and repression of violence in high schools of two cities of Pernambuco state: one located in the coast and the other in the outback (sertão). The cities are Recife and Solidão, respectively. For this research, the categories “public policies and school”, “school violence” and “school culture” were chosen with the purpose of giving a theoretical contribution to the empirical research. In this scope, I analyzed the definition and classification of types of violence, verifying if the conflicts are positive, bad or negative for the society. Secondly, it seeks to clarify whether the phenomenon of increased school violence is a myth or a reality due to the lack of a tacit declaration of the duties of children and adolescents that do not exist in the body of the Child and Adolescent Statute, CAS. This work also points out the existing public policies in the legal system, the aspects involved in the school culture and those responsible for the duty to ensure children and adolescents access, permanence and success of the educational process in an indiscriminate and universal manner. This work also seeks to study how the implementation and achievement of the objectives of the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the school community are ensured.2017-12-22T17:35:10Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8364TID:201789019porSouza, Rinete Emiliana Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:39.480882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
title Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
spellingShingle Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
Souza, Rinete Emiliana Alves de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
POLÍTICA PÚBLICA
CULTURA
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PUBLIC POLICY
CULTURE
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
title_full Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
title_fullStr Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
title_full_unstemmed Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
title_sort Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão
author Souza, Rinete Emiliana Alves de
author_facet Souza, Rinete Emiliana Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rinete Emiliana Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
POLÍTICA PÚBLICA
CULTURA
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PUBLIC POLICY
CULTURE
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
POLÍTICA PÚBLICA
CULTURA
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PUBLIC POLICY
CULTURE
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
description O presente trabalho “Interiorização da violência escolar e políticas públicas do litoral ao sertão”, tem como foco analisar a interferência das políticas públicas no âmbito da prevenção e repressão da violência escolar, no ensino médio, em duas cidades de Pernambuco, uma no litoral e outra no sertão – Recife e Solidão respectivamente. Foram eleitas as categorias Políticas Públicas, e Escola, Violência Escolar e Cultura da Escola, no sentido de dar aporte teórico à pesquisa empírica. Ainda nesta esteira, analisa-se a definição e classificação dos tipos de violência, verificando se os conflitos são positivos, ruins ou negativos para a sociedade, e, ainda, esclarece, se é mito ou realidade o fenômeno do aumento da violência escolar, em decorrência da ausência da declaração tácita dos deveres das crianças e adolescentes inexistentes no corpo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O presente trabalho ainda pontua as Políticas Públicas existentes em nosso ordenamento jurídico, os aspectos envolvidos na Cultura Escolar e os responsáveis pelo dever de assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso, a permanência, o sucesso do processo educacional (de maneira indiscriminada e universal), como também assegurar a implantação, execução e alcance dos objetivos dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP’s, da comunidade escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22T17:35:10Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8364
TID:201789019
url http://hdl.handle.net/10437/8364
identifier_str_mv TID:201789019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213846282240