Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ednaldo Antonio da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8758
Resumo: O fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar.
id RCAP_99421b359a1ff76026e1c99973d7656b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃOABANDONO ESCOLARCIDADANIAPOLÍTICA PÚBLICACULTURAESCOLAS PÚBLICASESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONDROPPING OUTCITIZENSHIPPUBLIC POLICYCULTURESTATE SCHOOLSCASE STUDIESBRAZILO fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar.The phenomenon of school dropout is present determinants way in education in all forms of education. In response to people's demands, the Brazilian government, together with civil and organized society, from 2003 articulated efforts through public policies like Bolsa Família, PEADS, More Education, Lunch, School Transportation for students staying warranty on schools. The investigative work was aimed at analyzing the characteristics of truancy from the documentation in three schools of the institutions that have implemented and / or not PEADS the Municipality Lagoa Itaenga/PE (2013). Data collection was conducted through desk research and semi-structured interview. We seek to 12 schools information on truancy documents.2018-04-20T18:40:50Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8758TID:201902796porSilva, Ednaldo Antonio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:17.661150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
title Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
spellingShingle Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
Silva, Ednaldo Antonio da
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
CIDADANIA
POLÍTICA PÚBLICA
CULTURA
ESCOLAS PÚBLICAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
DROPPING OUT
CITIZENSHIP
PUBLIC POLICY
CULTURE
STATE SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
title_full Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
title_fullStr Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
title_full_unstemmed Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
title_sort Evasão escolar : uma análise do impacto da proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável (PEADS) em escolas públicas em Pernambuco-Brasil 
author Silva, Ednaldo Antonio da
author_facet Silva, Ednaldo Antonio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ednaldo Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
CIDADANIA
POLÍTICA PÚBLICA
CULTURA
ESCOLAS PÚBLICAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
DROPPING OUT
CITIZENSHIP
PUBLIC POLICY
CULTURE
STATE SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
CIDADANIA
POLÍTICA PÚBLICA
CULTURA
ESCOLAS PÚBLICAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
DROPPING OUT
CITIZENSHIP
PUBLIC POLICY
CULTURE
STATE SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
description O fenômeno da evasão escolar está presentes de forma determinantes na educação em todas as modalidades de ensino. Em resposta a reivindicação da população, o Governo Brasileiro, em conjunto com a sociedade civil e organizada, a partir de 2003 articulou esforços através de políticas públicas como Bolsa Família, PEADS, Mais Educação, Merenda, Transporte Escolar em garantia da permanência dos alunos nas escolas. O trabalho investigativo teve objetivo de analisar as características da evasão escolar, a partir da documentação em três escolas das Instituições que aderiram e/ou não a PEADS no Município de Lagoa do Itaenga/PE (2013). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada. Buscamos nos documentos de 12 escolas informações sobre a evasão escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-20T18:40:50Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8758
TID:201902796
url http://hdl.handle.net/10437/8758
identifier_str_mv TID:201902796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131249928830976