Violência em ambiente escolar: a realidade vivenciada por professores da rede pública de João Pessoa-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Zélia de Lucena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9530
Resumo: O problema da violência tem atingido o ambiente escolar e trazido consequências para os que nele convivem. Este trabalho estudou a violência escolar a partir da percepção de professores que ensinam na rede pública de João Pessoa-PB. Buscou-se avaliar as causas que norteiam este problema e as repercussões que podem acarretar no processo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com base descritiva, incluindo quantificação. Realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas a quatorze professores, sendo: sete da rede municipal com o ensino fundamental e sete da rede estadual com o ensino médio. Constatou-se que todos os professores já presenciaram algum tipo de violência na escola. A falta de respeito, as agressões verbais e as intimidações ou ameaças são os tipos de violência que mais os afetam. A maioria atribui os episódios de violência à desestruturação familiar e afirmam que esses episódios interferem em suas práticas pedagógicas e trazem reflexos negativos para suas vidas. Apesar destes problemas, 86% afirmam gostar da profissão. Percebe-se a necessidade da presença e participação dos pais junto à escola, bem como o desenvolvimento de políticas públicas sociais e de combate a violência para que a escola possa realmente cumprir sua função social.
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