Equipas multidisciplinares do RSI : do treino parental ao exercício de uma parentalidade positiva
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Publication Date: | 2011 |
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Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.19/2133 |
Summary: | RESUMO Equipas multidisciplinares do RSI – Do treino parental ao exercício de uma parentalidade positiva A convergência da medida de política social Rendimento Social de Inserção (RSI) e o trabalho efectuado pelas equipas multidisciplinares, no âmbito de protocolos estabelecidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social com o Instituto da Segurança Social, suscitou-nos questões relativas ao impacto da sua intervenção nas famílias beneficiárias desta medida. O envolvimento activo dos pais no processo de intervenção com os seus filhos, surge como uma forma inequívoca de potenciar e maximizar o desenvolvimento da criança. Tal só acontecerá se os pais melhorarem o seu nível de informação, sobre temáticas relacionadas com a saúde, desenvolvimento, aprendizagem do seu filho, etc. A criação das equipas multidisciplinares do RSI, parece-nos extremamente útil e importante para os pais, permitindo-lhes sentirem-se mais informados, e eventualmente, mais competentes, em matérias diversificadas, o treino parental prestado por estas equipas surge como uma excelente oportunidade de melhorar os níveis de informação e das competências educativas parentais, associando-se a resultados bastante positivos relativamente ao desempenho da função parental. Neste contexto, o objectivo do nosso projecto, refere-se ao impacto do trabalho das equipas multidisciplinares do RSI nas famílias alvo da sua intervenção, nomeadamente ao nível da promoção de uma parentalidade positiva. Para isso recorremos à técnica de pesquisa documental, aprofundando, através de uma revisão bibliográfica vários conceitos que vertemos para um enquadramento teórico, e não documental, através da construção de um guião de entrevista semidirectiva constituído por 28 questões divididas por 5 dimensões. O presente projecto é, assim, de natureza descritiva de cariz qualitativo, pois não pretende explicar exaustivamente a problemática em causa, mas sim aprofundar os conhecimentos e tirar conclusões, com uma amostra de 20% do universo de 78 progenitores beneficiários de RSI acompanhados pela Equipa multidisciplinar “Novos Trilhos” e residentes no concelho de Mangualde. |
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Equipas multidisciplinares do RSI : do treino parental ao exercício de uma parentalidade positivaRendimento Social de Inserção (RSI)Equipas MultidisciplinaresFamíliaTreino ParentalRESUMO Equipas multidisciplinares do RSI – Do treino parental ao exercício de uma parentalidade positiva A convergência da medida de política social Rendimento Social de Inserção (RSI) e o trabalho efectuado pelas equipas multidisciplinares, no âmbito de protocolos estabelecidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social com o Instituto da Segurança Social, suscitou-nos questões relativas ao impacto da sua intervenção nas famílias beneficiárias desta medida. O envolvimento activo dos pais no processo de intervenção com os seus filhos, surge como uma forma inequívoca de potenciar e maximizar o desenvolvimento da criança. Tal só acontecerá se os pais melhorarem o seu nível de informação, sobre temáticas relacionadas com a saúde, desenvolvimento, aprendizagem do seu filho, etc. A criação das equipas multidisciplinares do RSI, parece-nos extremamente útil e importante para os pais, permitindo-lhes sentirem-se mais informados, e eventualmente, mais competentes, em matérias diversificadas, o treino parental prestado por estas equipas surge como uma excelente oportunidade de melhorar os níveis de informação e das competências educativas parentais, associando-se a resultados bastante positivos relativamente ao desempenho da função parental. Neste contexto, o objectivo do nosso projecto, refere-se ao impacto do trabalho das equipas multidisciplinares do RSI nas famílias alvo da sua intervenção, nomeadamente ao nível da promoção de uma parentalidade positiva. Para isso recorremos à técnica de pesquisa documental, aprofundando, através de uma revisão bibliográfica vários conceitos que vertemos para um enquadramento teórico, e não documental, através da construção de um guião de entrevista semidirectiva constituído por 28 questões divididas por 5 dimensões. O presente projecto é, assim, de natureza descritiva de cariz qualitativo, pois não pretende explicar exaustivamente a problemática em causa, mas sim aprofundar os conhecimentos e tirar conclusões, com uma amostra de 20% do universo de 78 progenitores beneficiários de RSI acompanhados pela Equipa multidisciplinar “Novos Trilhos” e residentes no concelho de Mangualde.Summary Multidisciplinary teams of Social Integration Income – From Parental training to the exercise of a positive parenting The convergence of the measure of the social policy Social Integration Income and the work accomplished by the multidisciplinary teams, under protocols established by Private Institutions of Social Solidarity with the Social Security Institute gave us questions about the impact of its intervention in families that benefit from the measure. The active involvement of parents in the intervention process with their children is seen as an important way of maximizing the child’s development. This will only happen if parents improve their level of information on topics related to health, development, learning of his son, etc. the creation of multidisciplinary teams of Social Integration Income, seems extremely important and useful for parents, allowing them to full more informed and possible more competent in devise matters. Parental training provide by these teams emerge as an excellent opportunity to improve levels of information and parenting skills, associating with very positive results regarding the performance of parental functions. In this context, the aim of our project refers to the impact of the work of multidisciplinary teams of Social Integration Income in families target of its intervention, particularly in terms of promoting a positive parenting. Therefore we resorted to the technique of documentary research, deeping through a biographical review of several concepts that we shed for a theoretical framework, not documentary, by constructing a semidirect interview guide, consisting of 28 questions divided into five dimensions. This project is therefore of descriptive and qualitative nature, is not intended to exhaustively explain the issue in question, but to deepen knowledge and draw conclusions, with an example of 20% of the population of 78 beneficiary parents of Social Integration Income accompanied by the multidisciplinary team “New Trails” and residents in the municipality of Mangualde.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuVaz, Ana Sofia Silva MarquesAmante, Maria João, orient.2014-05-14T13:45:13Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2133porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.229436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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