Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28197 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_65f5b3c482faa3c4f7330f1dc1f128b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de EconomiaIndisciplinaSala de aulaModificação do comportamentoEstratégias educativasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A educação em Portugal evoluiu nos últimos 60 anos em paralelo com a evolução da sociedade. Acompanhando esta evolução, os professores deverão estar cada vez mais preparados a nível de formação seja ela inicial ou contínua. Também os alunos alteraram muito os seus comportamentos e hábitos dentro da sala de aula o que levantou novos desafios à figura do professor, sendo um deles a gestão comportamental. A indisciplina tem crescido nas salas de aula sendo de diversos tipos e originada por diversos fatores. O professor ideal é aquele que evita a indisciplina usando técnicas preventivas de gestão da sala de aula. Contudo, por vezes tal não é possível e serão necessárias intervenções corretivas ao nível do combate à indisciplina. Tanto a gestão preventiva como corretiva da indisciplina devem ser levadas a cabo de forma planeada, observando, identificando e analisando situações específicas que, posteriormente, através dos resultados e conclusões obtidas permitirão a formulação de estratégias eficazes. Neste Relatório foi formulada a questão “Como reduzir o comportamento perturbador dos alunos e potenciar um ambiente mais participativo nas aulas de Economia numa turma do 10º ano?”. Para a investigação desta temática estabeleci uma metodologia que serviu como fio condutor a todo o trabalho de campo interligando a contextualização teórica ao trabalho desenvolvido na escola. O planeamento das atividades de observação e lecionação foi cuidadosamente realizado. Durante as aulas lecionadas os alunos foram sensibilizados para a existência de regras em sala de aula e testadas diversas metodologias que culminaram em aprendizagens que poderão contribuir para a melhoria futura do ambiente em sala de aula.In Portugal, the education has been developed in the previous 60 years in parallel with the society development. Following this evolution, the teachers should be even more prepared in the training level, initial or continuing. Also the students have changed a lot their behavior and habit in the classroom context which conducted to new challenges to the teacher, one of them the behavior’s managing. The indiscipline has been growing in the classrooms with diverse types and originated by numerous factors. The ideal teacher is the one that avoids the indiscipline using preventing techniques of classroom’s behavior. However, sometimes it is not possible and reveals necessary correcting interventions at the level of the indiscipline combat. Also the preventing and correcting management should be taken in planned way, watching, identifying and analyzing specific situations that, afterwards through the results and conclusions will allow efficient strategy formulation. In the present Report was formulated a central question “How to reduce the classmates’ disturbing behavior and potentiate a more participative environment in the Economics’ classroom in a 10º class?”. To the investigation of this thematic I have created a methodology to be used as the conducting wire of all the field work, connecting the theoretical contextualization with the work developed at the school. The planning of the activities of observation and teaching was carefully made. During the teaching classes the students were sensitized to the existence of classroom rules and were tested numerous methodologies, culminated in learnings that could help to promote better environment in the classroom.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-2017-06-28T09:31:43Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28197TID:201916118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:25.841500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
title |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
spellingShingle |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978- Indisciplina Sala de aula Modificação do comportamento Estratégias educativas Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
title_full |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
title_fullStr |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
title_full_unstemmed |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
title_sort |
Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia |
author |
Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978- |
author_facet |
Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Luísa, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Sala de aula Modificação do comportamento Estratégias educativas Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Indisciplina Sala de aula Modificação do comportamento Estratégias educativas Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-10 2016-01-01T00:00:00Z 2017-06-28T09:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28197 TID:201916118 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28197 |
identifier_str_mv |
TID:201916118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134365647634432 |