Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28197
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_65f5b3c482faa3c4f7330f1dc1f128b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de EconomiaIndisciplinaSala de aulaModificação do comportamentoEstratégias educativasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A educação em Portugal evoluiu nos últimos 60 anos em paralelo com a evolução da sociedade. Acompanhando esta evolução, os professores deverão estar cada vez mais preparados a nível de formação seja ela inicial ou contínua. Também os alunos alteraram muito os seus comportamentos e hábitos dentro da sala de aula o que levantou novos desafios à figura do professor, sendo um deles a gestão comportamental. A indisciplina tem crescido nas salas de aula sendo de diversos tipos e originada por diversos fatores. O professor ideal é aquele que evita a indisciplina usando técnicas preventivas de gestão da sala de aula. Contudo, por vezes tal não é possível e serão necessárias intervenções corretivas ao nível do combate à indisciplina. Tanto a gestão preventiva como corretiva da indisciplina devem ser levadas a cabo de forma planeada, observando, identificando e analisando situações específicas que, posteriormente, através dos resultados e conclusões obtidas permitirão a formulação de estratégias eficazes. Neste Relatório foi formulada a questão “Como reduzir o comportamento perturbador dos alunos e potenciar um ambiente mais participativo nas aulas de Economia numa turma do 10º ano?”. Para a investigação desta temática estabeleci uma metodologia que serviu como fio condutor a todo o trabalho de campo interligando a contextualização teórica ao trabalho desenvolvido na escola. O planeamento das atividades de observação e lecionação foi cuidadosamente realizado. Durante as aulas lecionadas os alunos foram sensibilizados para a existência de regras em sala de aula e testadas diversas metodologias que culminaram em aprendizagens que poderão contribuir para a melhoria futura do ambiente em sala de aula.In Portugal, the education has been developed in the previous 60 years in parallel with the society development. Following this evolution, the teachers should be even more prepared in the training level, initial or continuing. Also the students have changed a lot their behavior and habit in the classroom context which conducted to new challenges to the teacher, one of them the behavior’s managing. The indiscipline has been growing in the classrooms with diverse types and originated by numerous factors. The ideal teacher is the one that avoids the indiscipline using preventing techniques of classroom’s behavior. However, sometimes it is not possible and reveals necessary correcting interventions at the level of the indiscipline combat. Also the preventing and correcting management should be taken in planned way, watching, identifying and analyzing specific situations that, afterwards through the results and conclusions will allow efficient strategy formulation. In the present Report was formulated a central question “How to reduce the classmates’ disturbing behavior and potentiate a more participative environment in the Economics’ classroom in a 10º class?”. To the investigation of this thematic I have created a methodology to be used as the conducting wire of all the field work, connecting the theoretical contextualization with the work developed at the school. The planning of the activities of observation and teaching was carefully made. During the teaching classes the students were sensitized to the existence of classroom rules and were tested numerous methodologies, culminated in learnings that could help to promote better environment in the classroom.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-2017-06-28T09:31:43Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28197TID:201916118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:25.841500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
title Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
spellingShingle Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-
Indisciplina
Sala de aula
Modificação do comportamento
Estratégias educativas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_full Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_fullStr Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_full_unstemmed Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_sort Uma prática pedagógica para reduzir a indisciplina na sala de aula numa turma do 10º ano na disciplina de Economia
author Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-
author_facet Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Raquel dos Santos Lopes, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Sala de aula
Modificação do comportamento
Estratégias educativas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Indisciplina
Sala de aula
Modificação do comportamento
Estratégias educativas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-10
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-28T09:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28197
TID:201916118
url http://hdl.handle.net/10451/28197
identifier_str_mv TID:201916118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134365647634432