Metodologias de intervenção educativa e estratégias neurodidáticas: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s) no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Patrícia Isabel da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2990
Resumo: O presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma composta por 24 alunos do 1.ºano de escolaridade, durante o ano letivo de 2020/2021, numa instituição de ensino público na área metropolitana do grande Porto. Atualmente, são colocados à educação e à escola múltiplos desafios, sendo esses responder às necessidades/potencialidades dos alunos, bem como saber mobilizar valores e evidenciar competências, permitindo uma formação integral com vista a uma intervenção positiva na sociedade. A neuroeducação permite promover práticas pedagógicas e estratégias que respeitam o modo como os alunos aprendem, contribuindo, positivamente, para o processo de ensino e de aprendizagem, estimulando, os profissionais de educação a (re)equacionar as metodologias de intervenção educativa. Além disso, e tendo em conta a heterogeneidade das turmas, os conhecimentos acerca da neuroeducação fomentam respostas educativas personalizadas, muito alinhadas com uma educação para todos e para cada um/a. Neste âmbito, apresentar-se-á algumas das estratégias, dinâmicas e os recursos selecionados que permitiram o envolvimento ativo dos alunos e o desenvolvimento de competências transversais. De realçar, a importância da reflexão e observação constante sobre toda a ação pedagógica, para uma boa planificação e intervenção. Palavras-chave: neuroeducação; intervenção educativa; ritmos de aprendizagem; autonomia; concentração; raciocínio lógico; espírito crítico.
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