O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Diana Filipa Bastos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3979
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3ca54644bf024e81a37922727a23e743
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infânciaConflitoMediaçãoEducador de infânciaDesenvolvimento moralCompetência socialConflictMediationEducatorMoral developmentSocial skillsRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório partiu da Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática realizada no contexto de Creche (12-24 meses) decorreu durante o mês de janeiro e a prática em jardim-de-infância (4-5 anos) teve início em fevereiro, culminando na última semana de maio. É objetivo deste trabalho fazer uma análise reflexivo-teórica deste percurso, através da explicitação das intenções subjacentes à prática, bem como da ilustração da ação pedagógica desenvolvidas nos dois contextos. No decorrer da prática em jardim-de-infância foi possível estudar a problemática da gestão de conflitos ocorridos entre as crianças. Assim, o capítulo 4 do presente trabalho centrar-se-á no modo como as crianças resolvem os conflitos e no papel do adulto perante estes episódios. Estes conflitos advêm das interações que as crianças protagonizam com os seus pares em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância. Nestas interações as crianças são muitas vezes confrontadas com comportamentos, pensamentos e atitudes divergentes dos seus, situações que acabam por gerar conflitos interpessoais. O educador deve fornecer, às crianças envolvidas, mecanismos que as auxiliem a resolver os problemas individualmente. Assim, os comportamentos das crianças e as suas relações interpessoais são adequadas, proporcionando o desenvolvimento de competências sociais. Assim nasceu a problemática que dá titulo ao presente relatório – “O papel do adulto na gestão de conflitos entre crianças do jardim-de-infância” – onde serão fornecidas algumas práticas que auxiliem o adulto a lidar com os conflitos que surgem diariamente na sala de atividades. Estas práticas foram definidas/ sendo construídas ao longo da minha intervenção, através da articulação da prática da educadora cooperante, com o referencial teórico do modelo curricular do High-Scope e com a reflexão sobre a minha própria intervenção ao longo da PPS. O papel das crianças foi fundamental para a construção de conclusões e o envolvimento das mesmas constituiu o ponto central da problemática.Abstract The following report refers to a Professional Supervised Traineeship undertook as part of a Masters Degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa. This traineeship was undertaken using a socio-educational approach in Nursery classes (12 and 24 months), during the month of January, and in Reception classes (4 and 5 years) from the beginning of February until the last week of May. The main goal of this dissertation is to showcase a theoretical and reflective analysis of my path as a trainee during the above mentioned period of time. My objectives, ambitions and intentions prior to the beginning of my placement will be explained as well as the layout of the pedagogic action developed during the traineeship. The period of traineeship in Reception classes allowed me to reflect and study the problematic related to conflict management within the context of those classes. Within the context of both Nursery and Reception classes allowing the children to work in pairs revealed to be crucial. By interacting with their peers children are often presented with behaviours, thoughts and attitudes that diverge from their own, a situation that often generates personal conflicts. This was the inspiration behind the problematic in the base of my dissertation – “The role of adults in conflict management between children in Reception classes” – where some practical suggestions will be provided in order to assist adults in dealing with the conflicts that come across daily in the class and activity rooms. These suggestions were put together during my traineeship as a result of my role as Assistant Educator, within the theoretical framework of High-Scope’s curriculum, and through my own assessment and reflections during the time of my traineeship. The role of the children was fundamental to the construction of my conclusions and their involvement and behaviour was the main inspiration behind the origin and development of my argument.Seixas, CristinaRCIPLBatista, Diana Filipa Bastos2014-11-28T11:03:24Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3979TID:201363917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.987193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
title O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
spellingShingle O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
Batista, Diana Filipa Bastos
Conflito
Mediação
Educador de infância
Desenvolvimento moral
Competência social
Conflict
Mediation
Educator
Moral development
Social skills
title_short O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
title_full O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
title_fullStr O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
title_full_unstemmed O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
title_sort O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infância
author Batista, Diana Filipa Bastos
author_facet Batista, Diana Filipa Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Diana Filipa Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Mediação
Educador de infância
Desenvolvimento moral
Competência social
Conflict
Mediation
Educator
Moral development
Social skills
topic Conflito
Mediação
Educador de infância
Desenvolvimento moral
Competência social
Conflict
Mediation
Educator
Moral development
Social skills
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28T11:03:24Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3979
TID:201363917
url http://hdl.handle.net/10400.21/3979
identifier_str_mv TID:201363917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391964078080