A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Nair Solange Sárdico
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30428
Resumo: Este relatório incide na área da Matemática e tem como principal objetivo compreender de que forma os jogos favorecem a aprendizagem da Matemática e é orientado pelas seguintes questões: (i) ‘De que modo os alunos experienciam a exploração de jogos?’ e (ii) ‘De que modo os alunos aprendem Matemática através da exploração de jogos?’. O enquadramento teórico apresenta os significados, o valor e diferentes tipologias de jogo e discute a importância dos jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática, em particular dos Números e Operações. Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com características de uma investigação sobre a prática. A recolha de dados foi realizada em contexto de estágio, numa turma com alunos do 2.º e 3.º anos de escolaridade. Os participantes deste estudo são os alunos do 3.º ano desta turma e os dados foram recolhidos através da observação participante, de inquérito por questionário aos alunos e de recolha documental. Os resultados obtidos revelam que: (i) a compreensão das regras do jogo influencia a progressão do jogo e a perceção dos alunos sobre o mesmo; (ii) as dificuldades dos alunos influenciam a sua perceção sobre o jogo; (iii) o jogo fomenta a cooperação entre os alunos; (iv) a realização dos jogos de Dominó das frações parece ter contribuído para que, globalmente, os alunos associassem corretamente a representação simbólica de uma fração a uma sua representação icónica e para a compreensão da relação parte-todo (v) a realização dos jogos de Loto das operações parece ter contribuído para que os alunos, globalmente: calculassem produtos recorrendo a estratégias diversificadas e efetuassem divisões recorrendo a produtos conhecidos e à relação inversa com a operação multiplicação; (vi) os alunos evidenciaram mais dificuldades no cálculo associados à operação divisão; (vii) a situação de jogo parece ter contribuído para o envolvimento dos alunos na realização das tarefas Matemáticas que lhes estavam subjacentes.
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