A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, João Mário Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5746
Resumo: A relação da atividade física com a saúde encontra-se amplamente comprovada. Assumindo que a escola é o meio privilegiado para a educação de hábitos de vida saudáveis, é essencial investigar o papel do Professor de Educação Física na promoção da atividade física, o que está relacionado com um estilo de vida ativo mesmo na idade adulta. O clima motivacional das aulas de Educação Física é assim importante, uma vez que este se refere a um conjunto de sinais implícitos ou explícitos que vão determinar o sucesso ou insucesso do aluno, o que, por sua vez, está relacionado com a satisfação e persistência na prática da atividade física. Considerando que o clima motivacional do Professor é influenciado por variáveis sociodemográficas, este estudo partiu da hipótese de que os alunos dos Professores Orientadores apresentam uma perceção mais elevada do clima motivacional orientado para a mestria do que os alunos dos Professores Estagiários. A presente investigação foi realizada com um estudo quantitativo, tendo por base um Questionário (Papaionnou, Tsigilis, Kosmidou & Milosis, 2007, validado para a população portuguesa por Martins). A amostra (N=280) foi constituída por alunos dos Professores Estagiários, bem como por alunos dos Professores Orientadores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A idade dos alunos encontrava-se entre os 11 e 18 anos, sendo que 47,5% pertenciam ao sexo masculino e 52,5% ao sexo feminino. Os principais resultados obtidos, para a totalidade da amostra, referiram-se a uma maior percentagem de orientação de objetivos e clima motivacional orientados para a mestria, o que se mostra bastante satisfatório devido à sua influência na motivação intrínseca. Além disso, foi a perceção de competência a dimensão que mais se relacionou com a frequência da atividade física, o que foi ao encontro de estudos anteriores. Relativamente à hipótese de estudo, esta não foi comprovada, não sendo por isso possível afirmar a influência da experiência de ensino do professor no clima motivacional das suas aulas.
id RCAP_6630d41fa329e0a8017beda8bb0bce39
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadoresDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAATIVIDADE FÍSICAMOTIVAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASPROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICAEXPERIÊNCIA PROFISSIONALMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL ACTIVITYMOTIVATIONPEDAGOGICAL PRACTICESPHYSICAL EDUCATION TEACHERSPROFESSIONAL EXPERIENCEA relação da atividade física com a saúde encontra-se amplamente comprovada. Assumindo que a escola é o meio privilegiado para a educação de hábitos de vida saudáveis, é essencial investigar o papel do Professor de Educação Física na promoção da atividade física, o que está relacionado com um estilo de vida ativo mesmo na idade adulta. O clima motivacional das aulas de Educação Física é assim importante, uma vez que este se refere a um conjunto de sinais implícitos ou explícitos que vão determinar o sucesso ou insucesso do aluno, o que, por sua vez, está relacionado com a satisfação e persistência na prática da atividade física. Considerando que o clima motivacional do Professor é influenciado por variáveis sociodemográficas, este estudo partiu da hipótese de que os alunos dos Professores Orientadores apresentam uma perceção mais elevada do clima motivacional orientado para a mestria do que os alunos dos Professores Estagiários. A presente investigação foi realizada com um estudo quantitativo, tendo por base um Questionário (Papaionnou, Tsigilis, Kosmidou & Milosis, 2007, validado para a população portuguesa por Martins). A amostra (N=280) foi constituída por alunos dos Professores Estagiários, bem como por alunos dos Professores Orientadores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A idade dos alunos encontrava-se entre os 11 e 18 anos, sendo que 47,5% pertenciam ao sexo masculino e 52,5% ao sexo feminino. Os principais resultados obtidos, para a totalidade da amostra, referiram-se a uma maior percentagem de orientação de objetivos e clima motivacional orientados para a mestria, o que se mostra bastante satisfatório devido à sua influência na motivação intrínseca. Além disso, foi a perceção de competência a dimensão que mais se relacionou com a frequência da atividade física, o que foi ao encontro de estudos anteriores. Relativamente à hipótese de estudo, esta não foi comprovada, não sendo por isso possível afirmar a influência da experiência de ensino do professor no clima motivacional das suas aulas.The relationship between physical activity and health is amply proven. Assuming that the school is a privileged environment for the education of healthy lifestyles, it is essential to investigate the role of the Teacher of Physical Education in promoting physical activity, which is related to an active lifestyle even later in adulthood. Therefore the motivational climate in physical education classes is important, since it refers to a group of implicit or explicit signals that determine the success or failure of the students, which is ultimately related to the satisfaction and persistence in physical activity. Considering that the teacher's motivacional climate is influenced by sociodemographic variables, this study hypothesized that students of Guiding Teachers have a higher perception of the motivational climate oriented to mastery than the students of Trainees Teachers. This investigation was realized with a quantitative study based on a questionnaire (Papaionnou, Tsigilis, Kosmidou & Milosis, 2007, validated for the portuguese population by Martins). The sample consisted of students of Trainees Teachers, as well as students of Guiding Teachers of Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. The students were between 11 and 18 years old, 47.5% being male and 52.5% female. The main results, for the total sample, referred to a higher percentage of goal orientation and motivational climate oriented to mastery, which proves to be quite satisfactory due to its influence on intrinsic motivation. Furthermore, the perception of competence was the dimension that most closely correlated with the frequency of physical activity, which is in agreement with previous studies. Regarding the study hypothesis, it has not been proven, not being possible to affirm the influence of teaching experience in the motivational climate of the classes.2014-11-14T16:49:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5746TID:201270080porGrilo, João Mário Ferreira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:41.181270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
title A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
spellingShingle A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
Grilo, João Mário Ferreira da Silva
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
MOTIVAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
MOTIVATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
PROFESSIONAL EXPERIENCE
title_short A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
title_full A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
title_fullStr A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
title_full_unstemmed A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
title_sort A perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários e em alunos de professores orientadores
author Grilo, João Mário Ferreira da Silva
author_facet Grilo, João Mário Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, João Mário Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
MOTIVAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
MOTIVATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
PROFESSIONAL EXPERIENCE
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
MOTIVAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
MOTIVATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
PROFESSIONAL EXPERIENCE
description A relação da atividade física com a saúde encontra-se amplamente comprovada. Assumindo que a escola é o meio privilegiado para a educação de hábitos de vida saudáveis, é essencial investigar o papel do Professor de Educação Física na promoção da atividade física, o que está relacionado com um estilo de vida ativo mesmo na idade adulta. O clima motivacional das aulas de Educação Física é assim importante, uma vez que este se refere a um conjunto de sinais implícitos ou explícitos que vão determinar o sucesso ou insucesso do aluno, o que, por sua vez, está relacionado com a satisfação e persistência na prática da atividade física. Considerando que o clima motivacional do Professor é influenciado por variáveis sociodemográficas, este estudo partiu da hipótese de que os alunos dos Professores Orientadores apresentam uma perceção mais elevada do clima motivacional orientado para a mestria do que os alunos dos Professores Estagiários. A presente investigação foi realizada com um estudo quantitativo, tendo por base um Questionário (Papaionnou, Tsigilis, Kosmidou & Milosis, 2007, validado para a população portuguesa por Martins). A amostra (N=280) foi constituída por alunos dos Professores Estagiários, bem como por alunos dos Professores Orientadores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A idade dos alunos encontrava-se entre os 11 e 18 anos, sendo que 47,5% pertenciam ao sexo masculino e 52,5% ao sexo feminino. Os principais resultados obtidos, para a totalidade da amostra, referiram-se a uma maior percentagem de orientação de objetivos e clima motivacional orientados para a mestria, o que se mostra bastante satisfatório devido à sua influência na motivação intrínseca. Além disso, foi a perceção de competência a dimensão que mais se relacionou com a frequência da atividade física, o que foi ao encontro de estudos anteriores. Relativamente à hipótese de estudo, esta não foi comprovada, não sendo por isso possível afirmar a influência da experiência de ensino do professor no clima motivacional das suas aulas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-14T16:49:12Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5746
TID:201270080
url http://hdl.handle.net/10437/5746
identifier_str_mv TID:201270080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131264080412672