Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4964
Resumo: O estilo de vida sedentário tem vindo a aumentar nas sociedades desenvolvidas, o que se apresenta como um fator negativo para a promoção da qualidade de vida da população. Deste modo, a escola, e em particular a disciplina de Educação Física, deve promover hábitos de prática de atividade física que combatam estas tendências mais negativas. Deste modo, as aulas desta disciplina devem proporcionar aos estudantes condições motivacionais que os levem a adquirir competências e gosto pela atividade física. O presente estudo pretende conhecer o clima motivacional predominante nas aulas de Educação Física, nomeadamente a nível da comparação entre alunos de professores estagiários do sexo feminino e alunos de professores estagiários do sexo masculino. Além disso, procura também conhecer o estilo de vida destes alunos e as suas atitudes face à escola e à atividade física. A presente investigação foi efetuada a partir de um estudo quantitativo, com recurso a um questionário (Papaiouannou et al, 2007, adaptado e validado por Martins e Carreiro da Costa). A amostra é composta por 333 indivíduos (N=333), com idades entre os 11 e os 18 anos (M=14.35, DP=1.14), a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Dos resultados obtidos, para a totalidade da amostra, relativamente à orientação de objetivos e ao clima motivacional, estes encontravam-se, em maior número, orientados para a mestria, seguindo-se a performance approach e, por último, performance avoidance. Os resultados do grupo de alunos de professores do género masculino demonstraram-se superiores em todas as dimensões do questionário, sendo que, apesar de nenhuma diferença se mostrar estatisticamente significativa, a variável que mais se distinguiu entre os dois grupos foi a do clima motivacional – performance approach.
id RCAP_baf304a83362bddc0147a293e2e946da
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiáriosDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAPROFESSORES ESTAGIÁRIOSMOTIVAÇÃOALUNOSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONTRAINEE TEACHERSMOTIVATIONSTUDENTSO estilo de vida sedentário tem vindo a aumentar nas sociedades desenvolvidas, o que se apresenta como um fator negativo para a promoção da qualidade de vida da população. Deste modo, a escola, e em particular a disciplina de Educação Física, deve promover hábitos de prática de atividade física que combatam estas tendências mais negativas. Deste modo, as aulas desta disciplina devem proporcionar aos estudantes condições motivacionais que os levem a adquirir competências e gosto pela atividade física. O presente estudo pretende conhecer o clima motivacional predominante nas aulas de Educação Física, nomeadamente a nível da comparação entre alunos de professores estagiários do sexo feminino e alunos de professores estagiários do sexo masculino. Além disso, procura também conhecer o estilo de vida destes alunos e as suas atitudes face à escola e à atividade física. A presente investigação foi efetuada a partir de um estudo quantitativo, com recurso a um questionário (Papaiouannou et al, 2007, adaptado e validado por Martins e Carreiro da Costa). A amostra é composta por 333 indivíduos (N=333), com idades entre os 11 e os 18 anos (M=14.35, DP=1.14), a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Dos resultados obtidos, para a totalidade da amostra, relativamente à orientação de objetivos e ao clima motivacional, estes encontravam-se, em maior número, orientados para a mestria, seguindo-se a performance approach e, por último, performance avoidance. Os resultados do grupo de alunos de professores do género masculino demonstraram-se superiores em todas as dimensões do questionário, sendo que, apesar de nenhuma diferença se mostrar estatisticamente significativa, a variável que mais se distinguiu entre os dois grupos foi a do clima motivacional – performance approach.The sedentary lifestyle has been growing in developed societies, constituting a negative factor in promoting population’s life quality. With that being said, school, and in particular Physical Education, should promote population’s physical activity habits in order to strike against this negative tendency. Furthermore, Physical Education should provide the students with motivational conditions for them to acquire competence and passion for physical activity. This study aims to understand the predominant motivational climate in Physical Education class, regarding the comparison between students of female intern teachers and students of male intern teachers. Besides, this study will also focus in understanding these students life style as well as their attitudes concerning school and physical activity. This investigation was executed based on a quantitative study, using a questionnaire (Papaiouannou et al, 2007, adapted and validated by Martins and Carreiro da Costa). The sample consists of 333 individuals (N=333), with ages between 11 and 18 years old (M=14.35, DP=1.14), attending the 3rd cycle of basic education in Lisbon and Tejo’s Valley. From the results obtained, considering the entire sample, and referring to the objectives orientation and motivational climate, they were mostly oriented to mastery, followed by performance approach and at last to performance avoidance. The results of the male teacher group were superior in each and every dimension of the questionnaire, and although there is no significant statistical difference, the variable that was most distinguished between the two groups was the motivational climate - performance approach2014-06-18T14:40:08Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4964TID:201270102porFragoso, Miguel Freitas Martins de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:23.539958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
title Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
spellingShingle Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORES ESTAGIÁRIOS
MOTIVAÇÃO
ALUNOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEE TEACHERS
MOTIVATION
STUDENTS
title_short Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
title_full Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
title_fullStr Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
title_full_unstemmed Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
title_sort Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
author Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos
author_facet Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORES ESTAGIÁRIOS
MOTIVAÇÃO
ALUNOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEE TEACHERS
MOTIVATION
STUDENTS
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORES ESTAGIÁRIOS
MOTIVAÇÃO
ALUNOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEE TEACHERS
MOTIVATION
STUDENTS
description O estilo de vida sedentário tem vindo a aumentar nas sociedades desenvolvidas, o que se apresenta como um fator negativo para a promoção da qualidade de vida da população. Deste modo, a escola, e em particular a disciplina de Educação Física, deve promover hábitos de prática de atividade física que combatam estas tendências mais negativas. Deste modo, as aulas desta disciplina devem proporcionar aos estudantes condições motivacionais que os levem a adquirir competências e gosto pela atividade física. O presente estudo pretende conhecer o clima motivacional predominante nas aulas de Educação Física, nomeadamente a nível da comparação entre alunos de professores estagiários do sexo feminino e alunos de professores estagiários do sexo masculino. Além disso, procura também conhecer o estilo de vida destes alunos e as suas atitudes face à escola e à atividade física. A presente investigação foi efetuada a partir de um estudo quantitativo, com recurso a um questionário (Papaiouannou et al, 2007, adaptado e validado por Martins e Carreiro da Costa). A amostra é composta por 333 indivíduos (N=333), com idades entre os 11 e os 18 anos (M=14.35, DP=1.14), a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Dos resultados obtidos, para a totalidade da amostra, relativamente à orientação de objetivos e ao clima motivacional, estes encontravam-se, em maior número, orientados para a mestria, seguindo-se a performance approach e, por último, performance avoidance. Os resultados do grupo de alunos de professores do género masculino demonstraram-se superiores em todas as dimensões do questionário, sendo que, apesar de nenhuma diferença se mostrar estatisticamente significativa, a variável que mais se distinguiu entre os dois grupos foi a do clima motivacional – performance approach.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-18T14:40:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4964
TID:201270102
url http://hdl.handle.net/10437/4964
identifier_str_mv TID:201270102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131230688509952