Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4964 |
Resumo: | O estilo de vida sedentário tem vindo a aumentar nas sociedades desenvolvidas, o que se apresenta como um fator negativo para a promoção da qualidade de vida da população. Deste modo, a escola, e em particular a disciplina de Educação Física, deve promover hábitos de prática de atividade física que combatam estas tendências mais negativas. Deste modo, as aulas desta disciplina devem proporcionar aos estudantes condições motivacionais que os levem a adquirir competências e gosto pela atividade física. O presente estudo pretende conhecer o clima motivacional predominante nas aulas de Educação Física, nomeadamente a nível da comparação entre alunos de professores estagiários do sexo feminino e alunos de professores estagiários do sexo masculino. Além disso, procura também conhecer o estilo de vida destes alunos e as suas atitudes face à escola e à atividade física. A presente investigação foi efetuada a partir de um estudo quantitativo, com recurso a um questionário (Papaiouannou et al, 2007, adaptado e validado por Martins e Carreiro da Costa). A amostra é composta por 333 indivíduos (N=333), com idades entre os 11 e os 18 anos (M=14.35, DP=1.14), a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Dos resultados obtidos, para a totalidade da amostra, relativamente à orientação de objetivos e ao clima motivacional, estes encontravam-se, em maior número, orientados para a mestria, seguindo-se a performance approach e, por último, performance avoidance. Os resultados do grupo de alunos de professores do género masculino demonstraram-se superiores em todas as dimensões do questionário, sendo que, apesar de nenhuma diferença se mostrar estatisticamente significativa, a variável que mais se distinguiu entre os dois grupos foi a do clima motivacional – performance approach. |
id |
RCAP_baf304a83362bddc0147a293e2e946da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4964 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiáriosDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAPROFESSORES ESTAGIÁRIOSMOTIVAÇÃOALUNOSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONTRAINEE TEACHERSMOTIVATIONSTUDENTSO estilo de vida sedentário tem vindo a aumentar nas sociedades desenvolvidas, o que se apresenta como um fator negativo para a promoção da qualidade de vida da população. Deste modo, a escola, e em particular a disciplina de Educação Física, deve promover hábitos de prática de atividade física que combatam estas tendências mais negativas. Deste modo, as aulas desta disciplina devem proporcionar aos estudantes condições motivacionais que os levem a adquirir competências e gosto pela atividade física. O presente estudo pretende conhecer o clima motivacional predominante nas aulas de Educação Física, nomeadamente a nível da comparação entre alunos de professores estagiários do sexo feminino e alunos de professores estagiários do sexo masculino. Além disso, procura também conhecer o estilo de vida destes alunos e as suas atitudes face à escola e à atividade física. A presente investigação foi efetuada a partir de um estudo quantitativo, com recurso a um questionário (Papaiouannou et al, 2007, adaptado e validado por Martins e Carreiro da Costa). A amostra é composta por 333 indivíduos (N=333), com idades entre os 11 e os 18 anos (M=14.35, DP=1.14), a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Dos resultados obtidos, para a totalidade da amostra, relativamente à orientação de objetivos e ao clima motivacional, estes encontravam-se, em maior número, orientados para a mestria, seguindo-se a performance approach e, por último, performance avoidance. Os resultados do grupo de alunos de professores do género masculino demonstraram-se superiores em todas as dimensões do questionário, sendo que, apesar de nenhuma diferença se mostrar estatisticamente significativa, a variável que mais se distinguiu entre os dois grupos foi a do clima motivacional – performance approach.The sedentary lifestyle has been growing in developed societies, constituting a negative factor in promoting population’s life quality. With that being said, school, and in particular Physical Education, should promote population’s physical activity habits in order to strike against this negative tendency. Furthermore, Physical Education should provide the students with motivational conditions for them to acquire competence and passion for physical activity. This study aims to understand the predominant motivational climate in Physical Education class, regarding the comparison between students of female intern teachers and students of male intern teachers. Besides, this study will also focus in understanding these students life style as well as their attitudes concerning school and physical activity. This investigation was executed based on a quantitative study, using a questionnaire (Papaiouannou et al, 2007, adapted and validated by Martins and Carreiro da Costa). The sample consists of 333 individuals (N=333), with ages between 11 and 18 years old (M=14.35, DP=1.14), attending the 3rd cycle of basic education in Lisbon and Tejo’s Valley. From the results obtained, considering the entire sample, and referring to the objectives orientation and motivational climate, they were mostly oriented to mastery, followed by performance approach and at last to performance avoidance. The results of the male teacher group were superior in each and every dimension of the questionnaire, and although there is no significant statistical difference, the variable that was most distinguished between the two groups was the motivational climate - performance approach2014-06-18T14:40:08Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4964TID:201270102porFragoso, Miguel Freitas Martins de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:23.539958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
title |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
spellingShingle |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORES ESTAGIÁRIOS MOTIVAÇÃO ALUNOS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO SPORT PHYSICAL EDUCATION TRAINEE TEACHERS MOTIVATION STUDENTS |
title_short |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
title_full |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
title_fullStr |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
title_full_unstemmed |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
title_sort |
Perceção do clima motivacional em alunos de professores estagiários |
author |
Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos |
author_facet |
Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fragoso, Miguel Freitas Martins de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORES ESTAGIÁRIOS MOTIVAÇÃO ALUNOS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO SPORT PHYSICAL EDUCATION TRAINEE TEACHERS MOTIVATION STUDENTS |
topic |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORES ESTAGIÁRIOS MOTIVAÇÃO ALUNOS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO SPORT PHYSICAL EDUCATION TRAINEE TEACHERS MOTIVATION STUDENTS |
description |
O estilo de vida sedentário tem vindo a aumentar nas sociedades desenvolvidas, o que se apresenta como um fator negativo para a promoção da qualidade de vida da população. Deste modo, a escola, e em particular a disciplina de Educação Física, deve promover hábitos de prática de atividade física que combatam estas tendências mais negativas. Deste modo, as aulas desta disciplina devem proporcionar aos estudantes condições motivacionais que os levem a adquirir competências e gosto pela atividade física. O presente estudo pretende conhecer o clima motivacional predominante nas aulas de Educação Física, nomeadamente a nível da comparação entre alunos de professores estagiários do sexo feminino e alunos de professores estagiários do sexo masculino. Além disso, procura também conhecer o estilo de vida destes alunos e as suas atitudes face à escola e à atividade física. A presente investigação foi efetuada a partir de um estudo quantitativo, com recurso a um questionário (Papaiouannou et al, 2007, adaptado e validado por Martins e Carreiro da Costa). A amostra é composta por 333 indivíduos (N=333), com idades entre os 11 e os 18 anos (M=14.35, DP=1.14), a frequentar o 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Dos resultados obtidos, para a totalidade da amostra, relativamente à orientação de objetivos e ao clima motivacional, estes encontravam-se, em maior número, orientados para a mestria, seguindo-se a performance approach e, por último, performance avoidance. Os resultados do grupo de alunos de professores do género masculino demonstraram-se superiores em todas as dimensões do questionário, sendo que, apesar de nenhuma diferença se mostrar estatisticamente significativa, a variável que mais se distinguiu entre os dois grupos foi a do clima motivacional – performance approach. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-18T14:40:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4964 TID:201270102 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4964 |
identifier_str_mv |
TID:201270102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131230688509952 |