Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Dora Barreto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31917
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de índole qualitativa, procurando compreender o significado e o contexto da experiência de gravidez na adolescência assim como o seu impacto no meio escolar, especialmente os seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Na recolha de dados, utilizaram-se entrevista semiestruturadas, visando obter através dos dados recolhidos uma visão dinâmica da construção dos significados que regulam as interações e consequentemente o desenvolvimento sócio-emocional das adolescentes nas escolas. Os resultados e a comparação cruzada das perceções e narrativas permitiram obter consonâncias e dissonâncias entre os grupos envolvidos. As adolescentes referem-se à gravidez como não planificada, sendo o momento mais negativo e marcante das suas biografias, com sentimentos de arrependimento, vergonha, e isolamento social. Esta avaliação negativa é, em grande parte, partilhada por elas e pelos professores, o que contribui para uma estigmatização das adolescentes, embora a responsabilidade seja atribuída sobretudo aos pais pela sua permissividade e ausência educativa. Os professores responsabilizam a Escola, justificando indiretamente a não implementação de estratégias pedagógicas específicas na área da educação sexual e da educação compensatória e, portanto, um declínio no rendimento escolar e na motivação para o estudo. No entanto, todas as adolescentes têm perspetivas ambiciosas quanto à sua carreira futura, todas referiram querer prosseguir os estudos para o nível superior, em nítido contraste com as baixas expectativas dos professores que revelam um grande ceticismo relativamente ao futuro das mesmas; ABSTRACT: Exploratory research on teenage pregnancy in São Tomé and Príncipe, the case of a school of Bom Bom The aim of this work has a qualitative nature, because it seeks to understand the meaning of pregnancy in the context of the teenage experience as well as its impact on the school environment, especially in its effects on the teaching-learning process. The data collection was made based on the semi-structured interview to provide a dynamic vision of the meanings construction that regulate the interactions and, consequently, the socio-emotional development of adolescents in schools. The results and the cross comparison of the perceptions and narratives led to consonances and dissonances be-tween the three groups involved. Teenagers characterize the pregnancy as unplanned and consequently, the most negative and striking moment in their biographies, with feelings of regret, shame, and social isolation. This negative judgment is, to a large extent, shared by parents and teachers, which contributes to a stigmatization of adolescents, although the responsibility is mainly attributed to parents for their permissiveness and educational absence. Teachers hold the school responsible for the absent of a specific pedagogical strategies plan in the area of sex education and a compensatory education plan, thus, a decline in school performance and motivation for study. However, all adolescents have ambitious prospects for their future career, and all of them showed interest to continue their studies to higher education. The parents recognize and reinforce this ambition in sharp contrast to the low expectations of teachers who reveal great skepticism about the future.
id RCAP_66369ea3491e4a00ac4bd29715ed0f5f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom BomAdolescênciaGravidez adolescenteInsucesso escolarAdolescenceTeenage pregnancySchool failureO objetivo deste trabalho foi de índole qualitativa, procurando compreender o significado e o contexto da experiência de gravidez na adolescência assim como o seu impacto no meio escolar, especialmente os seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Na recolha de dados, utilizaram-se entrevista semiestruturadas, visando obter através dos dados recolhidos uma visão dinâmica da construção dos significados que regulam as interações e consequentemente o desenvolvimento sócio-emocional das adolescentes nas escolas. Os resultados e a comparação cruzada das perceções e narrativas permitiram obter consonâncias e dissonâncias entre os grupos envolvidos. As adolescentes referem-se à gravidez como não planificada, sendo o momento mais negativo e marcante das suas biografias, com sentimentos de arrependimento, vergonha, e isolamento social. Esta avaliação negativa é, em grande parte, partilhada por elas e pelos professores, o que contribui para uma estigmatização das adolescentes, embora a responsabilidade seja atribuída sobretudo aos pais pela sua permissividade e ausência educativa. Os professores responsabilizam a Escola, justificando indiretamente a não implementação de estratégias pedagógicas específicas na área da educação sexual e da educação compensatória e, portanto, um declínio no rendimento escolar e na motivação para o estudo. No entanto, todas as adolescentes têm perspetivas ambiciosas quanto à sua carreira futura, todas referiram querer prosseguir os estudos para o nível superior, em nítido contraste com as baixas expectativas dos professores que revelam um grande ceticismo relativamente ao futuro das mesmas; ABSTRACT: Exploratory research on teenage pregnancy in São Tomé and Príncipe, the case of a school of Bom Bom The aim of this work has a qualitative nature, because it seeks to understand the meaning of pregnancy in the context of the teenage experience as well as its impact on the school environment, especially in its effects on the teaching-learning process. The data collection was made based on the semi-structured interview to provide a dynamic vision of the meanings construction that regulate the interactions and, consequently, the socio-emotional development of adolescents in schools. The results and the cross comparison of the perceptions and narratives led to consonances and dissonances be-tween the three groups involved. Teenagers characterize the pregnancy as unplanned and consequently, the most negative and striking moment in their biographies, with feelings of regret, shame, and social isolation. This negative judgment is, to a large extent, shared by parents and teachers, which contributes to a stigmatization of adolescents, although the responsibility is mainly attributed to parents for their permissiveness and educational absence. Teachers hold the school responsible for the absent of a specific pedagogical strategies plan in the area of sex education and a compensatory education plan, thus, a decline in school performance and motivation for study. However, all adolescents have ambitious prospects for their future career, and all of them showed interest to continue their studies to higher education. The parents recognize and reinforce this ambition in sharp contrast to the low expectations of teachers who reveal great skepticism about the future.Universidade de Évora2022-04-28T11:41:22Z2022-04-282022-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31917http://hdl.handle.net/10174/31917TID:202968766porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodora766@hotmail.com229Quaresma, Dora Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:01.378008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
title Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
spellingShingle Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
Quaresma, Dora Barreto
Adolescência
Gravidez adolescente
Insucesso escolar
Adolescence
Teenage pregnancy
School failure
title_short Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
title_full Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
title_fullStr Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
title_sort Estudo exploratório sobre a gravidez precoce em São Tomé e Príncipe, o caso de uma escola de Bom Bom
author Quaresma, Dora Barreto
author_facet Quaresma, Dora Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Dora Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Gravidez adolescente
Insucesso escolar
Adolescence
Teenage pregnancy
School failure
topic Adolescência
Gravidez adolescente
Insucesso escolar
Adolescence
Teenage pregnancy
School failure
description O objetivo deste trabalho foi de índole qualitativa, procurando compreender o significado e o contexto da experiência de gravidez na adolescência assim como o seu impacto no meio escolar, especialmente os seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Na recolha de dados, utilizaram-se entrevista semiestruturadas, visando obter através dos dados recolhidos uma visão dinâmica da construção dos significados que regulam as interações e consequentemente o desenvolvimento sócio-emocional das adolescentes nas escolas. Os resultados e a comparação cruzada das perceções e narrativas permitiram obter consonâncias e dissonâncias entre os grupos envolvidos. As adolescentes referem-se à gravidez como não planificada, sendo o momento mais negativo e marcante das suas biografias, com sentimentos de arrependimento, vergonha, e isolamento social. Esta avaliação negativa é, em grande parte, partilhada por elas e pelos professores, o que contribui para uma estigmatização das adolescentes, embora a responsabilidade seja atribuída sobretudo aos pais pela sua permissividade e ausência educativa. Os professores responsabilizam a Escola, justificando indiretamente a não implementação de estratégias pedagógicas específicas na área da educação sexual e da educação compensatória e, portanto, um declínio no rendimento escolar e na motivação para o estudo. No entanto, todas as adolescentes têm perspetivas ambiciosas quanto à sua carreira futura, todas referiram querer prosseguir os estudos para o nível superior, em nítido contraste com as baixas expectativas dos professores que revelam um grande ceticismo relativamente ao futuro das mesmas; ABSTRACT: Exploratory research on teenage pregnancy in São Tomé and Príncipe, the case of a school of Bom Bom The aim of this work has a qualitative nature, because it seeks to understand the meaning of pregnancy in the context of the teenage experience as well as its impact on the school environment, especially in its effects on the teaching-learning process. The data collection was made based on the semi-structured interview to provide a dynamic vision of the meanings construction that regulate the interactions and, consequently, the socio-emotional development of adolescents in schools. The results and the cross comparison of the perceptions and narratives led to consonances and dissonances be-tween the three groups involved. Teenagers characterize the pregnancy as unplanned and consequently, the most negative and striking moment in their biographies, with feelings of regret, shame, and social isolation. This negative judgment is, to a large extent, shared by parents and teachers, which contributes to a stigmatization of adolescents, although the responsibility is mainly attributed to parents for their permissiveness and educational absence. Teachers hold the school responsible for the absent of a specific pedagogical strategies plan in the area of sex education and a compensatory education plan, thus, a decline in school performance and motivation for study. However, all adolescents have ambitious prospects for their future career, and all of them showed interest to continue their studies to higher education. The parents recognize and reinforce this ambition in sharp contrast to the low expectations of teachers who reveal great skepticism about the future.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28T11:41:22Z
2022-04-28
2022-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31917
http://hdl.handle.net/10174/31917
TID:202968766
url http://hdl.handle.net/10174/31917
identifier_str_mv TID:202968766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dora766@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136691524468736