Influencers femininas e o ideal de beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rita Romão Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22967
Resumo: Ao longo dos tempos “ser-se mulher” implicou adequações no modo de ser e estar no seio da sociedade. A pressão social e as imagens transmitidas nos media, tanto no mundo on line como no off line, são fatores a considerar na construção da imagem corporal e da autoestima feminina. A temática desenvolvida no presente trabalho académico passa, então, pela compreensão da edificação da imagem corporal feminina no mundo ocidental, num tempo em que as redes sociais tem um papel de peso na sociedade e na construção de ideias. Realizou-se um estudo de caso relativo a uma influencer feminina portuguesa, no qual se constatou a importância das redes sociais como o Instagram, na transmissão de mensagens como a aceitação corporal. A partilha de imagens e mensagens on line criam movimentos sociais como este, procurando gerar alterações no modo de se encarar a beleza feminina. Entendeu-se que o corpo não é apenas um corpo, contendo diversos significados e variadas formas. E que ser-se mulher é muito mais do que nascer-se mulher, existindo um papel social a cumprir e pré-conceitos criados na sociedade. Assim, ter um corpo fora do padrão pode criar problemas ao nível da autoestima e da vida social. Neste sentido, as redes sociais vieram dar voz a mulheres de coragem que defendem que ser “fora do padrão” é ser-se como se é, desvalorizando os pré-conceitos sociais.
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