Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosado, Diogo Gião
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20574
Resumo: O presente relatório tem como objectivo efectuar uma retrospectiva e um balanço sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na Prática de Ensino Supervisionada (PES). A prestação do aluno de PES foi ao longo deste relatório analisada minuciosamente, sendo na sua análise implícita uma reflexão crítica de carácter importante. A PES desenvolveu-se na EB 2;3 de Santa Clara, EB1 de São Mamede e na Escola Secundária de Severim Faria. Concluiu-se que o planeamento é essencial para que exista uma organização e controlo sobre o processo ensino­ aprendizagem; que a avaliação formativa é essencial para o sucesso dos alunos; o planeamento por etapas assume-se como o mais adequado para o processo ensino­aprendizagem. Por último considera-se que leccionar uma aula é muito mais que colocar os alunos a realizar uma modalidade desportiva, sendo necessário, pensar, planear, organizar, demonstrar, acompanhar, facultar informação e adaptar-se aos alunos e ao meio escolar. ABSTRACT; The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The work of the student of SPT is carefully examined through this report; a critical reflexion is implicit in all chapters. The SPT was developed in three schools: EB 2, 3, Santa Clara, EB1 São Mamede and Secondary School Severim Faria. lt was concluded that planning is essential for achieving a high level of organization and control on the teaching-learning process; that the formative evaluation is fundamental for the student’s success; and that a planning model based on stages seem to be the most appropriate for the learning process. Also, it was understood that teaching a lesson is much more than getting the students practicing a sport; it requires skills like planning, organizing, demonstrating, instructing and adapting to the students and school’s characteristics.
id RCAP_664c79f76f15c25281d8948a1713cfb9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioPrática de ensino supervisionadaProcesso ensino-apremdizagemIntervenção pedagógicaPlaneamentoAvaliaçãoSupervised practice teachingTeaching-learning processPedagogical interventionPlanningAssessmentO presente relatório tem como objectivo efectuar uma retrospectiva e um balanço sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na Prática de Ensino Supervisionada (PES). A prestação do aluno de PES foi ao longo deste relatório analisada minuciosamente, sendo na sua análise implícita uma reflexão crítica de carácter importante. A PES desenvolveu-se na EB 2;3 de Santa Clara, EB1 de São Mamede e na Escola Secundária de Severim Faria. Concluiu-se que o planeamento é essencial para que exista uma organização e controlo sobre o processo ensino­ aprendizagem; que a avaliação formativa é essencial para o sucesso dos alunos; o planeamento por etapas assume-se como o mais adequado para o processo ensino­aprendizagem. Por último considera-se que leccionar uma aula é muito mais que colocar os alunos a realizar uma modalidade desportiva, sendo necessário, pensar, planear, organizar, demonstrar, acompanhar, facultar informação e adaptar-se aos alunos e ao meio escolar. ABSTRACT; The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The work of the student of SPT is carefully examined through this report; a critical reflexion is implicit in all chapters. The SPT was developed in three schools: EB 2, 3, Santa Clara, EB1 São Mamede and Secondary School Severim Faria. lt was concluded that planning is essential for achieving a high level of organization and control on the teaching-learning process; that the formative evaluation is fundamental for the student’s success; and that a planning model based on stages seem to be the most appropriate for the learning process. Also, it was understood that teaching a lesson is much more than getting the students practicing a sport; it requires skills like planning, organizing, demonstrating, instructing and adapting to the students and school’s characteristics.Universidade de Évora2017-02-02T10:11:12Z2017-02-022010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20574http://hdl.handle.net/10174/20574porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Rosado, Diogo Giãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:00.910969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
Rosado, Diogo Gião
Prática de ensino supervisionada
Processo ensino-apremdizagem
Intervenção pedagógica
Planeamento
Avaliação
Supervised practice teaching
Teaching-learning process
Pedagogical intervention
Planning
Assessment
title_short Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
author Rosado, Diogo Gião
author_facet Rosado, Diogo Gião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosado, Diogo Gião
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Processo ensino-apremdizagem
Intervenção pedagógica
Planeamento
Avaliação
Supervised practice teaching
Teaching-learning process
Pedagogical intervention
Planning
Assessment
topic Prática de ensino supervisionada
Processo ensino-apremdizagem
Intervenção pedagógica
Planeamento
Avaliação
Supervised practice teaching
Teaching-learning process
Pedagogical intervention
Planning
Assessment
description O presente relatório tem como objectivo efectuar uma retrospectiva e um balanço sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na Prática de Ensino Supervisionada (PES). A prestação do aluno de PES foi ao longo deste relatório analisada minuciosamente, sendo na sua análise implícita uma reflexão crítica de carácter importante. A PES desenvolveu-se na EB 2;3 de Santa Clara, EB1 de São Mamede e na Escola Secundária de Severim Faria. Concluiu-se que o planeamento é essencial para que exista uma organização e controlo sobre o processo ensino­ aprendizagem; que a avaliação formativa é essencial para o sucesso dos alunos; o planeamento por etapas assume-se como o mais adequado para o processo ensino­aprendizagem. Por último considera-se que leccionar uma aula é muito mais que colocar os alunos a realizar uma modalidade desportiva, sendo necessário, pensar, planear, organizar, demonstrar, acompanhar, facultar informação e adaptar-se aos alunos e ao meio escolar. ABSTRACT; The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The work of the student of SPT is carefully examined through this report; a critical reflexion is implicit in all chapters. The SPT was developed in three schools: EB 2, 3, Santa Clara, EB1 São Mamede and Secondary School Severim Faria. lt was concluded that planning is essential for achieving a high level of organization and control on the teaching-learning process; that the formative evaluation is fundamental for the student’s success; and that a planning model based on stages seem to be the most appropriate for the learning process. Also, it was understood that teaching a lesson is much more than getting the students practicing a sport; it requires skills like planning, organizing, demonstrating, instructing and adapting to the students and school’s characteristics.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01T00:00:00Z
2017-02-02T10:11:12Z
2017-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20574
http://hdl.handle.net/10174/20574
url http://hdl.handle.net/10174/20574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136601699254272