Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20581 |
Resumo: | O objectivo deste relatório é efectuar uma reflexão fundamentada sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano lectivo 2009/201O. A dimensão investigativa está presente ao longo de todo o relatório e encontra-se associada à reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares em que estive inserido. No decorrer deste relatório são destacas as seguintes temáticas: modelos de planeamento; ensino das actividades físico-desportivas; destrezas do professor; promoção da saúde; avaliação; participação na escola; desenvolvimento profissional. Conclusões: O Modelo de planeamento por etapas é aquele que mais favorece a aprendizagem dos alunos. No ensino dos jogos desportivos colectivos, o modelo teaching games for understanding assume-se como uma alternativa às abordagens tradicionais centradas na técnica. Informação aumentada dirigida para um foco externo parece dar origem a uma melhor aprendizagem. As aulas de Educação Física não estão a conseguir dar o contributo necessário para a obtenção dos níveis recomendados de actividade física. ABSTRACT: The purpose of this report is to conduct a reasoned discussion about the pedagogical practice developed during the academic year 2009/201O. The investigative dimension is present throughout the report and is linked to the reflection on the work that was undertaken in schools. Throughout this report the following topics are highlighted: planning models, teaching physical and sporting activities, teacher's skills, health promotion, evaluation, participation in school, and professional development. Conclusions: The model of "planning steps" is one most conducive to student learning. ln collective sports games, the teaching games for understanding model is assumed as an alternative to traditional approaches focused on the critical components of each motor skill. The use of an externa! focus of attention appears to lead to better learning. lt seems that Physical Education classes are failing to provide the levels of physical activity recommended for young people. |
id |
RCAP_69d88e0d68ddad54585db4fd90c7f79b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20581 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundárioEducação físicaModelos de planeamentoTeaching games for undestandingProcesso ensino-aprendizagemSaúdePhysical educationPlanning modelsTeaching fames for understandingTeaching-learning processHealthO objectivo deste relatório é efectuar uma reflexão fundamentada sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano lectivo 2009/201O. A dimensão investigativa está presente ao longo de todo o relatório e encontra-se associada à reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares em que estive inserido. No decorrer deste relatório são destacas as seguintes temáticas: modelos de planeamento; ensino das actividades físico-desportivas; destrezas do professor; promoção da saúde; avaliação; participação na escola; desenvolvimento profissional. Conclusões: O Modelo de planeamento por etapas é aquele que mais favorece a aprendizagem dos alunos. No ensino dos jogos desportivos colectivos, o modelo teaching games for understanding assume-se como uma alternativa às abordagens tradicionais centradas na técnica. Informação aumentada dirigida para um foco externo parece dar origem a uma melhor aprendizagem. As aulas de Educação Física não estão a conseguir dar o contributo necessário para a obtenção dos níveis recomendados de actividade física. ABSTRACT: The purpose of this report is to conduct a reasoned discussion about the pedagogical practice developed during the academic year 2009/201O. The investigative dimension is present throughout the report and is linked to the reflection on the work that was undertaken in schools. Throughout this report the following topics are highlighted: planning models, teaching physical and sporting activities, teacher's skills, health promotion, evaluation, participation in school, and professional development. Conclusions: The model of "planning steps" is one most conducive to student learning. ln collective sports games, the teaching games for understanding model is assumed as an alternative to traditional approaches focused on the critical components of each motor skill. The use of an externa! focus of attention appears to lead to better learning. lt seems that Physical Education classes are failing to provide the levels of physical activity recommended for young people.Universidade de Évora2017-02-02T14:33:40Z2017-02-022010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20581http://hdl.handle.net/10174/20581porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Gazimba, Vítor Hugo Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:01.505521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário Gazimba, Vítor Hugo Brito Educação física Modelos de planeamento Teaching games for undestanding Processo ensino-aprendizagem Saúde Physical education Planning models Teaching fames for understanding Teaching-learning process Health |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em educação física nos ensinos básico e secundário |
author |
Gazimba, Vítor Hugo Brito |
author_facet |
Gazimba, Vítor Hugo Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazimba, Vítor Hugo Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Modelos de planeamento Teaching games for undestanding Processo ensino-aprendizagem Saúde Physical education Planning models Teaching fames for understanding Teaching-learning process Health |
topic |
Educação física Modelos de planeamento Teaching games for undestanding Processo ensino-aprendizagem Saúde Physical education Planning models Teaching fames for understanding Teaching-learning process Health |
description |
O objectivo deste relatório é efectuar uma reflexão fundamentada sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano lectivo 2009/201O. A dimensão investigativa está presente ao longo de todo o relatório e encontra-se associada à reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares em que estive inserido. No decorrer deste relatório são destacas as seguintes temáticas: modelos de planeamento; ensino das actividades físico-desportivas; destrezas do professor; promoção da saúde; avaliação; participação na escola; desenvolvimento profissional. Conclusões: O Modelo de planeamento por etapas é aquele que mais favorece a aprendizagem dos alunos. No ensino dos jogos desportivos colectivos, o modelo teaching games for understanding assume-se como uma alternativa às abordagens tradicionais centradas na técnica. Informação aumentada dirigida para um foco externo parece dar origem a uma melhor aprendizagem. As aulas de Educação Física não estão a conseguir dar o contributo necessário para a obtenção dos níveis recomendados de actividade física. ABSTRACT: The purpose of this report is to conduct a reasoned discussion about the pedagogical practice developed during the academic year 2009/201O. The investigative dimension is present throughout the report and is linked to the reflection on the work that was undertaken in schools. Throughout this report the following topics are highlighted: planning models, teaching physical and sporting activities, teacher's skills, health promotion, evaluation, participation in school, and professional development. Conclusions: The model of "planning steps" is one most conducive to student learning. ln collective sports games, the teaching games for understanding model is assumed as an alternative to traditional approaches focused on the critical components of each motor skill. The use of an externa! focus of attention appears to lead to better learning. lt seems that Physical Education classes are failing to provide the levels of physical activity recommended for young people. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-01T00:00:00Z 2017-02-02T14:33:40Z 2017-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20581 http://hdl.handle.net/10174/20581 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136601739100160 |