Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2293 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_66501921a579165c8de06991d28300ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º cicloTrissomia 21InclusãoExperiênciasExpetativas parentaisMãesDown syndromeInclusionExperienciesParental expetationsMothersDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo, de caráter qualitativo, procura compreender as experiências de mães de crianças com Trissomia 21 no que diz respeito à inclusão dos seus filhos na escola. Pretende conhecer dificuldades, apoios, expetativas e preocupações ao longo do percurso, identificar os facilitadores e as barreiras à inclusão e perceber a perspetiva das crianças face à escola, segundo a perceção das mães. Tem como propósito contribuir para a reflexão acerca das práticas atuais e da forma como os profissionais podem responder de forma eficaz às necessidades das mães e da criança. O estudo contou com a participação de 8 mães de crianças portadoras de Trissomia 21 com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, a frequentar o 2º e o 3º ano do ensino básico. A metodologia utilizada foi a de histórias de vida com enfoque no período de escolaridade da criança, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas às mães participantes. Os resultados obtidos demonstraram lacunas na formação dos profissionais, cujas repercussões se estendem a vários níveis, bem como uma ausência de recursos humanos suficientes para apoiar a criança. As preocupações das mães centram-se nas transições de ano ou escola, sendo que, no geral, apresentam uma expetativa otimista do futuro. Em relação às experiências positivas e boas práticas inclusivas, verificou-se uma procura de soluções por parte das escolas e um desempenho de qualidade dos professores e da educação especial. Ainda que tenham sido relatadas atitudes negativas face à criança, o balanço geral da relação com pares e profissionais é positivo. Todas as mães reconhecem progressos na criança e, globalmente, referem uma atitude positiva face à escola. ------- ABSTRACT ------ The purpose of this qualitative study is to understand the experiences of mothers of children with Down syndrome regarding their inclusion at school by identifying their difficultties, support, expectations and concerns throughout their school years. The main goal is to help staff to fulfill the needs of mothers and children effectively. Eight mothers of children with Down syndrome between the ages of 8 to 10 and currently attending 2nd and 3rd grade participated in this study. In order to collect and analyze data, the life history method was selected and semi-structured interviews were conducted. The results show the staff’s lack of knowledge, which affects different aspects of the child’s education. It is also noticeable the nonexistence of human resources to support the child. Mothers fear the year or school’s transition, but they tend to have optimistic expectations for the future of their child. Regarding positive experiences and good practices, the results demonstrate that schools tried to find solutions to the child’s needs. Mothers also found good the performance of teachers and special education. Although there were evidences of negative attitudes towards the child, the overview suggests a positive relationship with peers and staff. All mothers recognized their child’s achievement and, in most cases, perceived their child’s attitude towards school as positive.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPAMata, Ana Carolina Cruz Ferreira da2013-07-10T18:20:10Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:17.416791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
title |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
spellingShingle |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da Trissomia 21 Inclusão Experiências Expetativas parentais Mães Down syndrome Inclusion Experiencies Parental expetations Mothers |
title_short |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
title_full |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
title_fullStr |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
title_sort |
Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo |
author |
Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da |
author_facet |
Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trissomia 21 Inclusão Experiências Expetativas parentais Mães Down syndrome Inclusion Experiencies Parental expetations Mothers |
topic |
Trissomia 21 Inclusão Experiências Expetativas parentais Mães Down syndrome Inclusion Experiencies Parental expetations Mothers |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2013-07-10T18:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2293 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130063410561024 |