Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2293
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_66501921a579165c8de06991d28300ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º cicloTrissomia 21InclusãoExperiênciasExpetativas parentaisMãesDown syndromeInclusionExperienciesParental expetationsMothersDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo, de caráter qualitativo, procura compreender as experiências de mães de crianças com Trissomia 21 no que diz respeito à inclusão dos seus filhos na escola. Pretende conhecer dificuldades, apoios, expetativas e preocupações ao longo do percurso, identificar os facilitadores e as barreiras à inclusão e perceber a perspetiva das crianças face à escola, segundo a perceção das mães. Tem como propósito contribuir para a reflexão acerca das práticas atuais e da forma como os profissionais podem responder de forma eficaz às necessidades das mães e da criança. O estudo contou com a participação de 8 mães de crianças portadoras de Trissomia 21 com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, a frequentar o 2º e o 3º ano do ensino básico. A metodologia utilizada foi a de histórias de vida com enfoque no período de escolaridade da criança, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas às mães participantes. Os resultados obtidos demonstraram lacunas na formação dos profissionais, cujas repercussões se estendem a vários níveis, bem como uma ausência de recursos humanos suficientes para apoiar a criança. As preocupações das mães centram-se nas transições de ano ou escola, sendo que, no geral, apresentam uma expetativa otimista do futuro. Em relação às experiências positivas e boas práticas inclusivas, verificou-se uma procura de soluções por parte das escolas e um desempenho de qualidade dos professores e da educação especial. Ainda que tenham sido relatadas atitudes negativas face à criança, o balanço geral da relação com pares e profissionais é positivo. Todas as mães reconhecem progressos na criança e, globalmente, referem uma atitude positiva face à escola. ------- ABSTRACT ------ The purpose of this qualitative study is to understand the experiences of mothers of children with Down syndrome regarding their inclusion at school by identifying their difficultties, support, expectations and concerns throughout their school years. The main goal is to help staff to fulfill the needs of mothers and children effectively. Eight mothers of children with Down syndrome between the ages of 8 to 10 and currently attending 2nd and 3rd grade participated in this study. In order to collect and analyze data, the life history method was selected and semi-structured interviews were conducted. The results show the staff’s lack of knowledge, which affects different aspects of the child’s education. It is also noticeable the nonexistence of human resources to support the child. Mothers fear the year or school’s transition, but they tend to have optimistic expectations for the future of their child. Regarding positive experiences and good practices, the results demonstrate that schools tried to find solutions to the child’s needs. Mothers also found good the performance of teachers and special education. Although there were evidences of negative attitudes towards the child, the overview suggests a positive relationship with peers and staff. All mothers recognized their child’s achievement and, in most cases, perceived their child’s attitude towards school as positive.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPAMata, Ana Carolina Cruz Ferreira da2013-07-10T18:20:10Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:17.416791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
title Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
spellingShingle Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da
Trissomia 21
Inclusão
Experiências
Expetativas parentais
Mães
Down syndrome
Inclusion
Experiencies
Parental expetations
Mothers
title_short Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
title_full Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
title_fullStr Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
title_full_unstemmed Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
title_sort Trissomia 21 e inclusão: Estudo descritivo acerca das experiências de mães de crianças no 1º ciclo
author Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da
author_facet Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Ana Carolina Cruz Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Trissomia 21
Inclusão
Experiências
Expetativas parentais
Mães
Down syndrome
Inclusion
Experiencies
Parental expetations
Mothers
topic Trissomia 21
Inclusão
Experiências
Expetativas parentais
Mães
Down syndrome
Inclusion
Experiencies
Parental expetations
Mothers
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-10T18:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2293
url http://hdl.handle.net/10400.12/2293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130063410561024