Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20930 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_6653256b46f14cbfd882ddaabbc02153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’Áfricaorganizações sem fins lucrativosmarketing socialangariação de fundosrecrutamento de voluntáriosplaneamento de marketingnon-profit organizationssocial marketingfundraisingvolunteer recruitmentmarketing planningMestrado em MarketingA relevância da disciplina do marketing na área do terceiro setor surge, por um lado devido à crescente competitividade do mercado pelos escassos recursos financeiros e humanos, e por outro, devido à exigência que tem sido imposta às organizações sem fins lucrativos, principalmente na importância do planeamento estratégico, possibilitando a melhor rentabilização dos recursos já existentes. Por consequência, as organizações têm procurado investir na implementação de ferramentas de marketing, promovendo a sua sustentabilidade. A Associação Equipa d'África, através de projetos de voluntariado nacional e internacional, de cooperação para o desenvolvimento, tem como principal objetivo melhorar as condições de vida das populações locais. A par de outras organizações do setor, enfrenta desafios a nível da angariação de fundos e da atração e recrutamento de voluntários, que dificulta o seu crescimento enquanto associação. O presente trabalho pretende desenvolver um Plano de Marketing Social com o principal objetivo de potenciar a angariação de recursos financeiros e humanos da Associação Equipa d'África, no ano de atividade 2020/2021. Através de uma recolha de dados primários e secundários, segundo uma estratégia metodológica de action research, procedeu-se a uma análise situacional da organização, que permitiu identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Posteriormente, foram definidos os públicos-alvo, objetivos e estratégias de marketing, e táticas de marketing-mix a implementar. Para além da contribuição prática para a Associação Equipa d'África, as conclusões do presente estudo contribuem de uma forma mais generalizada para a área do marketing social.The relevance of the marketing in the third sector it is been arising, on one hand, due to the growing competition for scarce financial and human resources, and on the other, due to the requirement that has been imposed on non-profit organizations, mainly in the importance of strategic planning, which enables a better management of the existing resources. Consequently, organizations have sought to invest in the implementation of marketing tools, leading to their sustainability. Through national and international volunteer projects of cooperation for development Associação Equipa d'África, has as its main objective: improve the living conditions of the local populations. Along with other organizations in the sector, it faces challenges in terms of fundraising and attracting and recruiting volunteers, which hinders its growth as an association. Hence, this Final Master's Thesis intends to develop a Social Marketing Plan with the main objective of enhancing the raising of financial and human resources of Equipa d'África, in the year 2020/2021. Through a collection of primary and secondary data, according to a methodological strategy of action research, a situational analysis of the organization was carried out, which allowed to identify its strengths, weaknesses, opportunities, and threats. Subsequently, target audiences, marketing objectives and strategies, and marketing-mix tactics to be implemented were defined. In addition to the practical contribution specifically to Associação Equipa d'África, the conclusions of this study contribute to the area of social marketing as a whole.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaHenriques, Ana Catarina Lavrador2021-01-31T13:39:24Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20930porHenriques, Ana Catarina Lavrador (2020). "Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:36.326328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
title |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
spellingShingle |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África Henriques, Ana Catarina Lavrador organizações sem fins lucrativos marketing social angariação de fundos recrutamento de voluntários planeamento de marketing non-profit organizations social marketing fundraising volunteer recruitment marketing planning |
title_short |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
title_full |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
title_fullStr |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
title_sort |
Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África |
author |
Henriques, Ana Catarina Lavrador |
author_facet |
Henriques, Ana Catarina Lavrador |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Magalhães Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Ana Catarina Lavrador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organizações sem fins lucrativos marketing social angariação de fundos recrutamento de voluntários planeamento de marketing non-profit organizations social marketing fundraising volunteer recruitment marketing planning |
topic |
organizações sem fins lucrativos marketing social angariação de fundos recrutamento de voluntários planeamento de marketing non-profit organizations social marketing fundraising volunteer recruitment marketing planning |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-01-31T13:39:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20930 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Henriques, Ana Catarina Lavrador (2020). "Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131148316573696 |