Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Catarina Lavrador
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20930
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_6653256b46f14cbfd882ddaabbc02153
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’Áfricaorganizações sem fins lucrativosmarketing socialangariação de fundosrecrutamento de voluntáriosplaneamento de marketingnon-profit organizationssocial marketingfundraisingvolunteer recruitmentmarketing planningMestrado em MarketingA relevância da disciplina do marketing na área do terceiro setor surge, por um lado devido à crescente competitividade do mercado pelos escassos recursos financeiros e humanos, e por outro, devido à exigência que tem sido imposta às organizações sem fins lucrativos, principalmente na importância do planeamento estratégico, possibilitando a melhor rentabilização dos recursos já existentes. Por consequência, as organizações têm procurado investir na implementação de ferramentas de marketing, promovendo a sua sustentabilidade. A Associação Equipa d'África, através de projetos de voluntariado nacional e internacional, de cooperação para o desenvolvimento, tem como principal objetivo melhorar as condições de vida das populações locais. A par de outras organizações do setor, enfrenta desafios a nível da angariação de fundos e da atração e recrutamento de voluntários, que dificulta o seu crescimento enquanto associação. O presente trabalho pretende desenvolver um Plano de Marketing Social com o principal objetivo de potenciar a angariação de recursos financeiros e humanos da Associação Equipa d'África, no ano de atividade 2020/2021. Através de uma recolha de dados primários e secundários, segundo uma estratégia metodológica de action research, procedeu-se a uma análise situacional da organização, que permitiu identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Posteriormente, foram definidos os públicos-alvo, objetivos e estratégias de marketing, e táticas de marketing-mix a implementar. Para além da contribuição prática para a Associação Equipa d'África, as conclusões do presente estudo contribuem de uma forma mais generalizada para a área do marketing social.The relevance of the marketing in the third sector it is been arising, on one hand, due to the growing competition for scarce financial and human resources, and on the other, due to the requirement that has been imposed on non-profit organizations, mainly in the importance of strategic planning, which enables a better management of the existing resources. Consequently, organizations have sought to invest in the implementation of marketing tools, leading to their sustainability. Through national and international volunteer projects of cooperation for development Associação Equipa d'África, has as its main objective: improve the living conditions of the local populations. Along with other organizations in the sector, it faces challenges in terms of fundraising and attracting and recruiting volunteers, which hinders its growth as an association. Hence, this Final Master's Thesis intends to develop a Social Marketing Plan with the main objective of enhancing the raising of financial and human resources of Equipa d'África, in the year 2020/2021. Through a collection of primary and secondary data, according to a methodological strategy of action research, a situational analysis of the organization was carried out, which allowed to identify its strengths, weaknesses, opportunities, and threats. Subsequently, target audiences, marketing objectives and strategies, and marketing-mix tactics to be implemented were defined. In addition to the practical contribution specifically to Associação Equipa d'África, the conclusions of this study contribute to the area of social marketing as a whole.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaHenriques, Ana Catarina Lavrador2021-01-31T13:39:24Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20930porHenriques, Ana Catarina Lavrador (2020). "Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:36.326328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
title Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
spellingShingle Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
Henriques, Ana Catarina Lavrador
organizações sem fins lucrativos
marketing social
angariação de fundos
recrutamento de voluntários
planeamento de marketing
non-profit organizations
social marketing
fundraising
volunteer recruitment
marketing planning
title_short Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
title_full Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
title_fullStr Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
title_full_unstemmed Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
title_sort Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África
author Henriques, Ana Catarina Lavrador
author_facet Henriques, Ana Catarina Lavrador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Magalhães
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana Catarina Lavrador
dc.subject.por.fl_str_mv organizações sem fins lucrativos
marketing social
angariação de fundos
recrutamento de voluntários
planeamento de marketing
non-profit organizations
social marketing
fundraising
volunteer recruitment
marketing planning
topic organizações sem fins lucrativos
marketing social
angariação de fundos
recrutamento de voluntários
planeamento de marketing
non-profit organizations
social marketing
fundraising
volunteer recruitment
marketing planning
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-01-31T13:39:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20930
url http://hdl.handle.net/10400.5/20930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, Ana Catarina Lavrador (2020). "Plano de marketing de uma ONGD : Associação Equipa d’África". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131148316573696