Narratives of women: gender and magical realism in postcolonial texts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10506
Resumo: Este estudo centra-se na análise de diversos textos pós-coloniais que destacam a relevância de re-imaginar a História através de diferentes perspectivas, nomeadamente a re-invenção do passado com base numa abordagem feminista. A dissolução dos limites entre história e ficção é actualmente aceite como um indicador relevante da "metaficção historiográfica", conforme teorizada por Linda Hutcheon. As obras analisadas neste estudo são, portanto, variantes deste género contemporâneo e das suas interseções com Realismo Mágico. Estas narrativas também têm ainda em comum a preocupação com o papel das mulheres em contextos socio-culturais pós-coloniais, bem como as suas representações nesses mesmos contextos. O presente estudo investiga ainda a forma como determinadas representações são preponderantes na construção de identidades num mundo pós-colonial. As narrativas de mulheres engendram novas histórias que desconstroem, realçam e antecipam várias conclusões oficiais das narrações dominantes da história. Assim sendo, a ficção contemporânea incorpora o Realismo Mágico pelas suas possibilidades subversivas que resistem a um mundo singular com um único conjunto de regras ou leis. Deste modo, rejeita sistemas totalizantes e cria uma "espacialidade dual", onde diferentes realidades convergem. Em certa medida, o mágico funciona como um agente cultural, um constructo complexo através do qual vozes silenciadas podem contar suas histórias. Assim sendo, Realismo Mágico aparece ligado a estudos pós-coloniais, ao pós-modernismo, e a estudos de género. Os autores escolhidos justapõem estas características, de modo a criar espaços imaginários nos quais o real seja retratado mas que também seja sujeito a crítica. Além disso, as suas representações dialógicas permitem a possibilidade de um encontro entre o Eu colonizador e o Outro colonizado como momento potencialmente criativo e uma forma de (re)criar um "terceiro espaço" no qual seja possível inscrever a ambivalência gerada por esse encontro. Os textos seleccionados representam ainda a autoridade de vozes femininas e marginalizadas, tendo em consideração as vozes/estórias silenciadas e "outro subalterno". Consequentemente, a polivocalidade destas narrativas pode designar um potencial de resistência às convenções opressivas impostas por um poder hegemónico e eurocêntrico. Por conseguinte, estas narrativas têm em consideração o modo como diferentes culturas interagem e/ou se processam mutuamente sem se anularem. O estudo demonstra ainda que os textos partilham uma necessidade mútua em recontar os passados perdidos das suas personagens femininas, bem como as novas perspectivas que são geradas a partir daí. Estas narrativas e representações de mulheres assumem um papel importante na reavaliação da História como meio de recuperar e restaurar histórias silenciadas que fazem claramente parte de um processo de reconstrução de identidades pós-coloniais.
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O presente estudo investiga ainda a forma como determinadas representações são preponderantes na construção de identidades num mundo pós-colonial. As narrativas de mulheres engendram novas histórias que desconstroem, realçam e antecipam várias conclusões oficiais das narrações dominantes da história. Assim sendo, a ficção contemporânea incorpora o Realismo Mágico pelas suas possibilidades subversivas que resistem a um mundo singular com um único conjunto de regras ou leis. Deste modo, rejeita sistemas totalizantes e cria uma "espacialidade dual", onde diferentes realidades convergem. Em certa medida, o mágico funciona como um agente cultural, um constructo complexo através do qual vozes silenciadas podem contar suas histórias. Assim sendo, Realismo Mágico aparece ligado a estudos pós-coloniais, ao pós-modernismo, e a estudos de género. Os autores escolhidos justapõem estas características, de modo a criar espaços imaginários nos quais o real seja retratado mas que também seja sujeito a crítica. Além disso, as suas representações dialógicas permitem a possibilidade de um encontro entre o Eu colonizador e o Outro colonizado como momento potencialmente criativo e uma forma de (re)criar um "terceiro espaço" no qual seja possível inscrever a ambivalência gerada por esse encontro. Os textos seleccionados representam ainda a autoridade de vozes femininas e marginalizadas, tendo em consideração as vozes/estórias silenciadas e "outro subalterno". Consequentemente, a polivocalidade destas narrativas pode designar um potencial de resistência às convenções opressivas impostas por um poder hegemónico e eurocêntrico. Por conseguinte, estas narrativas têm em consideração o modo como diferentes culturas interagem e/ou se processam mutuamente sem se anularem. O estudo demonstra ainda que os textos partilham uma necessidade mútua em recontar os passados perdidos das suas personagens femininas, bem como as novas perspectivas que são geradas a partir daí. Estas narrativas e representações de mulheres assumem um papel importante na reavaliação da História como meio de recuperar e restaurar histórias silenciadas que fazem claramente parte de um processo de reconstrução de identidades pós-coloniais.This study focuses on the analysis of several postcolonial texts that highlight the relevance of re-imagining History through different lenses, particularly the re-invention of the past based on a feminist approach. The dissolution of the limits between history and fiction is currently accepted as a relevant indicator of “historiographic metafiction,” as coined by Linda Hutcheon. The novels analyzed in this study are all variations of this contemporary genre and its intersections with Magical Realism. They also share a common preoccupation with the role of women in postcolonial socio-cultural contexts and the representations of women in these contexts. This study thus investigates some of these representations which are connected with the construction of identities in the postcolonial world. The narratives of women selected engender new histories which undermine, enhance, and pre-empt many official conclusions of the dominant narrations of history. In doing this, contemporary fiction incorporates magic realism for its subversive possibilities in resisting a single world with a single set of rules or laws. In this way it rejects totalizing systems, and creates a “dual spatiality” where dissimilar realities converge. To some extent, the magical works as a cultural agent, a complex construct through which silenced voices may tell their stories. Hence magical realism has been connected with postcolonialism, postmodernism and gender studies. The authors chosen juxtapose these characteristics in order to create imaginary spaces that both depict the real and subject it to critique. Furthermore, their dialogic representations allow the possibility of an encounter between the colonizing Self and the colonized Other as potentially creative and a way to (re)generate a “third space” where it is possible to inscribe the ambivalence generated by that encounter. Their texts also enact the empowering of female and marginalized voices, giving agency to the silenced and “subaltern other”. Consequently, the novels’ polivocality may designate a potential resistance to oppressive conventions imposed by a hegemonic and Eurocentric power. Accordingly, the narratives dealt with take into consideration the way different cultures interact and/or process each other. The study shows that the texts share a mutual need to retell the lost pasts of their female characters and the new perspectives they generate. These narratives of women assume a significant role in the re-examination of history as they reclaim and restore unuttered stories that are clearly part of a postcolonial identity process.Universidade de Aveiro2013-05-29T10:01:18Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10506engRocha, Ana Cristina Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:26Zoai:ria.ua.pt:10773/10506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:05.723157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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