Fundamentos e processos de gestão cooperada do currículo no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farola, Raquel Alexandra Pintão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12976
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Fundamentos e processos de gestão cooperada do currículo no 1.º CEBColaboraçãoSucesso educativoCooperaçãoGestão cooperada do curriculoCooperative managementProcesses of the curriculumCooperationColaborationEducative successRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este trabalho, numa primeira parte, visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II que decorreu em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, de uma instituição de ensino público. Na segunda parte deste relatório apresenta-se, um estudo realizado no contexto da PES II, subordinado ao tema “Fundamentos e processos de Gestão Cooperada do Currículo (GCC) no 1.º CEB”. Esta investigação teve como objetivo geral estudar os processos de gestão cooperada do currículo, na sala de aula, com alunos do 1.º CEB. Em conformidade, configuraram-se como objetivos específicos do estudo, os seguintes: (i) Caracterizar as conceções da OC sobre a GCC; (ii) Descrever as rotinas de GCC utilizadas pela OC no trabalho com os alunos; (iii) Caracterizar o papel do professor no processo de GCC; (iv) Caracterizar o papel dos alunos no processo de GCC; (v) Identificar as vantagens da GCC no desenvolvimento das crianças; (vi) Identificar as competências desenvolvidas pelas crianças com a prática de GCC; (vii) Caracterizar os constrangimentos percecionados pela OC para a implementação e desenvolvimento da prática de GCC. Tendo em linha de conta o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, utilizando como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram tratados segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2013). Os resultados do estudo permitiram identificar três momentos principais da Gestão Cooperada do Currículo: o Tempo de Estudo Autónomo, o Trabalho por Projetos e o Conselho de Cooperação Educativa. Estes momentos proporcionam nos alunos um desenvolvimento das suas competências, sobretudo sociais.ABSTRACT This report was developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work, in a first part, aims to describe and analyse reflexively the period of observation, intervention and pedagogical evaluation, developed in the context of Supervised Teaching Practice II that took place in two classes of the 5th year of schooling, of a public educational institution. The second part of this report presents a study carried out in the context of PES II, under the theme Fundamentals and Cooperative Management Processes of the Curriculum (CMPC) in the 1st CBE. The general objective of this research was to study the processes of cooperative management of the curriculum, in the classroom, with students of the 1st CBE. Accordingly, the following were set out as specific objectives of the study: (i) Characterize the CO’s conceptions on CMPC; (ii) Describe the CMPC routines used by the CO in working with students; (iii) Characterize the role of the teacher in the CMPC process; (iv) Characterize the role of students in the CMPC process; (v) Identify the advantages of CMPC in the development of children; (vi) Identify the skills developed by children with the practice of CMPC; (vii) Characterize the constraints perceived by the CO for the implementation and development of the CMPC practice. Taking into account the subject of study, and interpretative qualitative methodology was used, using the semi-structured interview as data collection techniques. The collected data were treated according to the assumptions of Bardin’s (2013) content analysis. The study results allow us to identify as nuclear moments of cooperative management of the curriculum: The Education Cooperation Council, the Autonomous study time and Project Work. These moments provide students with a development of their skills, especially social ones.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLFarola, Raquel Alexandra Pintão2021-02-26T12:18:58Z2020-02-092020-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12976TID:202629317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:00.341784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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