Conselho de cooperação educativa – o processo de clarificação ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6454
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Conselho de cooperação educativa – o processo de clarificação éticaConselho de Cooperação EducativaÉticaResolução de conflitosSucesso educativoEducative Cooperation CouncilEthicalConflict resolutionEducational successDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, decorre no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). É pois nosso propósito apresentar uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática realizada no 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade, e ainda, a apresentação de um pequeno estudo investigativo, subordinado ao tema ”O Conselho de Cooperação Educativa - O processo de clarificação ética”. A finalidade do trabalho de investigação foi analisar as perceções de um grupo de alunos do 1.º CEB, sobre a sua experiência em Conselho de Cooperação Educativa, particularmente no processo de clarificação ética. Configurou-se assim nosso propósito estudar a participação dos alunos na autorregulação do seu comportamento e das aprendizagens, por forma a contribuir para a sua melhoria. Configuram-se, deste modo, como objetivos específicos do estudo os seguintes: i. Caracterizar as percepções dos alunos face ao Conselho de Cooperação Educativa; ii. Caracterizar as dificuldades dos alunos, na participação do Conselho de Cooperação Educativa, particularmente no processo de clarificação ética; iii. Caracterizar a importância atribuída pelos alunos ao Conselho de Cooperação Educativa e processo de clarificação ética; iv. Identificar as recomendações sugeridas pelos alunos para a melhoria do Conselho de Cooperação Educativa. Tendo em conta o objeto de estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e como técnica de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, a análise documental, a observação participante e o questionário. Os dados foram tratados com recurso ao programa NVivo 11 e ao programa EXCEL. As conclusões do estudo permitem considerar que, de acordo com o que a bibliografia sugere, a maioria dos alunos considerou que o Conselho de Cooperação Pedagógica os ajudou no seu desenvolvimento sociomoral e na clarificação ética, mais propriamente, na resolução de conflitos.ABSTRACT This report follows in the context of the discipline Teaching Practice Supervised II, part of the 2nd year of the Masters in Education of the 1st and 2nd cycle of basic education (CEB). Therefore, it is our purpose to present a critical and substantiated reflection on the practice carried out in the 1st CEB, a class of 4th grade, and also to present a small investigative study, entitled "The Educative Cooperation Council - The process of ethical clarification. The purpose of the research was to analyze the perceptions of a group of students of the 1st CEB, about their experience in the Educative Cooperation Council, particularly in the process of ethical clarification. Thus, our purpose was set up to study the participation of students in the self-regulation of their behavior and learning in order to contribute to its improvement. Therefore, are configured as specific objectives of the study the following: i. Characterize the perceptions of the students towards the Educative Cooperation Council: ii. Characterize students' difficulties, in the participation of the Educative Cooperation Council, particularly in the process of ethical clarification; iii. Characterize the importance attributed by the students to the Educative Cooperation Council and to the process of ethical clarification; iv. Identify the recommendations suggested by the students to improve the Educative Cooperation Council. Regarding the object of study, the methodology chosen was qualitative and, as data collection technique, semi-structured interviews, document analysis, participant observation and questionnaire. The data were analyzed using the NVivo 11 program and the EXCEL program. The conclusions of the study allow to considerate that, according to what the literature suggests, most of the students found that the Educative Cooperation Council helped them in their sociomoral development and ethics clarification, more properly, in conflict resolution.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLFernandes, Ana Patrícia da Silva2016-09-23T13:52:12Z2016-07-112016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6454TID:201357437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.024502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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