A simulação clínica em suporte imediato de vida no Serviço de Urgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Pedro Miguel Nolasco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22823
Resumo: Introdução: Integrado no mestrado em Enfermagem o estágio final permite o desenvolvimento de competências científicas, humanas, técnicas e relacionais. A simulação clinica visa precisamente o treino de habilidades técnicas e não técnicas por parte dos enfermeiros em cenários de simulação reais promovendo a segurança do doente. Objetivo: Demonstrar a importância da simulação clinica na aquisição e desenvolvimento de competências em reanimação. Métodos: estudo quantitativo e descritivo, durante 5 semanas, realizando-se 10 sessões formativas para 30 enfermeiros. Resultados: As competências mais desenvolvidas foram a tomada de decisões e a dinâmica da equipa. Todos os grupos melhoraram a sua prestação em suporte imediato de vida através da simulação e da criação de cenários. Discussão: A simulação como método de ensino é adequado e garante a segurança dos doentes. Permite a aquisição e desenvolvimento de competências assentes na criação de cenários complexos e reais. Conclusão: a utilização da simulação no suporte imediato de vida melhora a performance dos enfermeiros, tornando-os mais capazes, desenvolvendo competências técnicas e não técnicas que incluem juízo clinico e tomada de decisões, sem porem em risco a segurança do doente, devendo esta prática ser instituída nos serviços de saúde; Abstract: Clinical Simulation in immediate life support, in the emergency service Introduction: Integrated in the master's degree in Nursing, the final stage allows the development of scientific, human, technical and relational skills. The clinical simulation goal is precisely the training of technical and non-technical nursing skills in real simulated scenarios as a way to promote patient safety. Objective: To demonstrate the importance of clinical simulation in the acquisition and development of resuscitation skills. Methods: Quantitative and descriptive study, including 10 training sessions for 30 nurses in a 5 week period. Results: The most developed competences were the decision making and the dynamics of the team. All groups improved their performance in immediate life support through simulation. Discussion: Simulation as a teaching method is appropriate and guarantees patient safety. It allows the acquisition and development of skills based on the creation of complex and realistic scenarios. Conclusion: the use of clinical simulation in immediate life support training improves nurses´ performances, making them more capable due to the development of technical and non-technical skills (that include clinical judgment and decision making), without jeopardizing patient safety. This practice should be instituted in health care services.
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