Simulação clínica em Portugal: a realidade dos centros de simulação e percepção dos seus principais stakeholders
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/34143 |
Resumo: | RESUMO - Actualmente, a simulação clínica considera-se uma metodologia educacional interactiva e inovadora que pode melhorar o conhecimento, o desempenho clínico e os níveis de confiança, proporcionando um ambiente educativo seguro. Tendo os seus fundamentos na teoria da educação em adultos, é utilizada em diferentes contextos formativos e clínicos. No entanto, ainda existem lacunas e desafios quanto ao impacto nos outcomes e resistência à sua adopção. No presente, a simulação clínica tem mundialmente uma relevante expressão, com níveis de desenvolvimento distintos. Em Portugal, o real conhecimento do espectro da sua utilização e o seu potencial de desenvolvimento é ainda escasso e requer uma investigação aprofundada. A escolha do tema surge da necessidade de conhecer o contexto e o nível de desenvolvimento da simulação em Portugal. Pretende-se efectuar o enquadramento histórico, tecnológico, socioeconómico e cultural dos centros de simulação junto de peritos, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, e explorar a percepção dos principais stakeholders, recorrendo à aplicação de um questionário, alvo de validação, relativo à percepção da importância e impacto da utilização desta metodologia na formação pré e pós-graduada. O estudo deste problemática pode constituir um ponto de partida para uma melhor definição de estratégias integradas e prioridades, planeamento e organização da resposta dos programas de simulação clínica, ao nível das organizações de saúde e ensino e centros de simulação. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo. Foram avaliadas várias dimensões - importância, necessidade, adequabilidade, conhecimento transferivel, procura, benchmarking/evolução. A investigação evidenciou correlações, permitiu agregar informação e categorizar os temas mais relevantes. A análise de conteúdo das entrevistas conferiu maior complementaridade e robustez às conclusões obtidas e foi ainda determinante no processo de análise e inferências, consolidando os resultados obtidos pelo questionário. Os resultados alcançados foram corroborados pela literatura, possibilitando uma análise e discussão profundas da realidade dos centros de simulação e percepção dos seus principais stakeholders. |
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Simulação clínica em Portugal: a realidade dos centros de simulação e percepção dos seus principais stakeholdersSimulação ClínicaSegurança do doenteCentros de SimulaçãoStandardsPercepção dos StakeholdersPortugalClinical SimulationPatient safetySimulation CentersStandardsStakeholders PerceptionsPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisRESUMO - Actualmente, a simulação clínica considera-se uma metodologia educacional interactiva e inovadora que pode melhorar o conhecimento, o desempenho clínico e os níveis de confiança, proporcionando um ambiente educativo seguro. Tendo os seus fundamentos na teoria da educação em adultos, é utilizada em diferentes contextos formativos e clínicos. No entanto, ainda existem lacunas e desafios quanto ao impacto nos outcomes e resistência à sua adopção. No presente, a simulação clínica tem mundialmente uma relevante expressão, com níveis de desenvolvimento distintos. Em Portugal, o real conhecimento do espectro da sua utilização e o seu potencial de desenvolvimento é ainda escasso e requer uma investigação aprofundada. A escolha do tema surge da necessidade de conhecer o contexto e o nível de desenvolvimento da simulação em Portugal. Pretende-se efectuar o enquadramento histórico, tecnológico, socioeconómico e cultural dos centros de simulação junto de peritos, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, e explorar a percepção dos principais stakeholders, recorrendo à aplicação de um questionário, alvo de validação, relativo à percepção da importância e impacto da utilização desta metodologia na formação pré e pós-graduada. O estudo deste problemática pode constituir um ponto de partida para uma melhor definição de estratégias integradas e prioridades, planeamento e organização da resposta dos programas de simulação clínica, ao nível das organizações de saúde e ensino e centros de simulação. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo. Foram avaliadas várias dimensões - importância, necessidade, adequabilidade, conhecimento transferivel, procura, benchmarking/evolução. A investigação evidenciou correlações, permitiu agregar informação e categorizar os temas mais relevantes. A análise de conteúdo das entrevistas conferiu maior complementaridade e robustez às conclusões obtidas e foi ainda determinante no processo de análise e inferências, consolidando os resultados obtidos pelo questionário. Os resultados alcançados foram corroborados pela literatura, possibilitando uma análise e discussão profundas da realidade dos centros de simulação e percepção dos seus principais stakeholders.ABSTRACT - Clinical simulation is now considered to be an interactive and innovative educational methodology that can improve knowledge, clinical performance and confidence levels, providing a safe educational environment. Having its foundations in adult education theory, it is used in different formative and clinical contexts. However, there are still gaps and challenges regarding the impact on outcomes and resistance to their adoption. At present, clinical simulation has a relevant expression worldwide, with different levels of development. In Portugal, real knowledge of the spectrum of its use and its potential for development is still scarce and requires in-depth research. The choice of theme arises from the need to know the context and level of simulation development in Portugal. It is intended to carry out the historical, technological, socioeconomic and cultural framework of the simulation centers with experts, through semi-structured interviews, and to explore the perception of the main stakeholders, using a questionnaire, validation target, relative to the perception of the importance and impact of the use of this methodology in pre and postgraduate training. The study of this problem can be a starting point for a better definition of integrated strategies and priorities, planning and organization of the response of clinical simulation programs, at the level of health and teaching organizations and simulation centers. This is a qualitative exploratory-descriptive study. Several dimensions were assessed - importance, necessity, suitability, transferable knowledge, demand, benchmarking / evolution. The investigation showed correlations, allowed to aggregate information and to categorize the most relevant themes. The analysis of the content of the interviews gave greater complementarity and robustness to the conclusions obtained and was still determinant in the process of analysis and inferences, consolidating the results obtained by the questionnaire. The results obtained were corroborated by the literature, enabling a deep analysis and analysis of the reality of the simulation and perception centers of its main stakeholders.Costa, Fernando Leal daBoto, PauloRUNCosta, Cátia Isabel Andrade Botelho2018-04-09T11:28:04Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/34143TID:201896494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:43Zoai:run.unl.pt:10362/34143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:07.573155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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