A evolução da imagem de moda: análise dos meios de comunicação nas revistas Harper´s Bazaar e Vogue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto, Carolina Mendes Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26317
Resumo: Num mundo onde as imagens digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano, as reflexões acerca de sua influência tornaram-se inevitáveis. Grandes revistas de Moda sentiram a queda na venda dos materiais impressos e consequentemente mudaram o foco de seu trabalho para as plataformas digitais. Perceberam que grande parte de seu público visita diariamente as mídias sociais digitais, sites e aplicativos com conteúdo de acesso livre, além de ter aprendido a absorver informações por meio de imagens conceituais. Neste contexto, esta Dissertação de Mestrado primeiramente fundamentou os conceitos de imagem e Moda de acordo com referenciais teóricos que abordam o tema, com o objetivo de melhor compreender a área de trabalho. Foram apresentados conceitos de autores de referência que estudaram o tema a fim de expor diversas abordagens que envolvem o objeto de análise. Num segundo momento, relacionou os três paradigmas da imagem de e Lucia Santaella Winfried Nöth e o quarto paradigma da imagem de Santaella com o evolução dos meios de comunicação da Moda, desde o seu início até os dias de hoje. Num terceiro momento, analisou a história das revistas Harper’s Bazaar e Vogue desde a primeira publicação, os seus principais colaboradores: diretores de arte, ilustradores e fotógrafos. Apresentou uma seleção de imagens destas revistas para a compreensão do desenvolvimento da informação de Moda. Considerou também o contexto atual dos meios de comunicação destas revistas e sua transformação a partir da convergência de mídias, interpretando as perspectivas para o futuro da divulgação da Moda; ABSTRACT: In a world where digital images are increasingly present in daily life, reflections about their influence have become inevitable. Major Fashion magazines are feeling the downfall in the sale of print magazines and consequently shifting the focus of their work to digital platforms. They realized that today a large part of their audience is daily visiting digital social media, websites and applications with free access content, and has learned to absorb information through conceptual images. In this context, this Master’s Dissertation first bases the concepts of image and fashion according to theoretical references that approach the theme, aiming to better understand the work area. We present concepts of reference authors who studied the theme in order to expose diverse approaches that involve the object of analysis. In a second moment, it relates the three paradigms of the image of Lucia Santaella and Winfried Nöth and the fourth paradigm of the image of Santaella with the evolution of the media of the Fashion, from its beginning to the present day. In a third moment, it analyzes the history of the magazines Harper’s Bazaar and Vogue from the first publication, its main collaborators: directors of art, illustrators and photographers. It presents a selection of images of these magazines for the understanding of the development of the information of Fashion. It also considers the current context of the media of these magazines and their transformation from the convergence of media, interpreting the perspectives for the future of the dissemination of Fashion.
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