Saúde Escolar em Construção: Que Projetos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1229 |
Resumo: | O conceito atual de saúde, no âmbito do processo de desenvolvimento humano, depende do projeto de vida de cada um, do seu sentido de felicidade, da sua forma específica de estar no mundo e do seu esforço solidário para compreender e respeitar o universo (Rodrigues, 1995). Acompanhando esta mudança de paradigma, o conceito de saúde escolar tradicional, centrado na prevenção da doença, foi substituído. Pondo-se a tónica na promoção da saúde, tendo subjacente a visão integral do indivíduo inserido no seu ambiente familiar, social e comunitário. Os projetos no âmbito da Saúde Escolar, baseados nos pressupostos do Plano Nacional de Saúde Escolar, constituem uma forma de planeamento em saúde, permitindo racionalizar recursos de saúde e tornar mais eficiente o processo de atuação, de modo a capacitar o indivíduo a ser pró-ativo no seu processo de vida e de saúde. |
id |
RCAP_66a8dfa39d990bc3b51c8a23278a0fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos?Saúde escolarEducação para a saúdeEscolas promotoras de saúdeProjetosO conceito atual de saúde, no âmbito do processo de desenvolvimento humano, depende do projeto de vida de cada um, do seu sentido de felicidade, da sua forma específica de estar no mundo e do seu esforço solidário para compreender e respeitar o universo (Rodrigues, 1995). Acompanhando esta mudança de paradigma, o conceito de saúde escolar tradicional, centrado na prevenção da doença, foi substituído. Pondo-se a tónica na promoção da saúde, tendo subjacente a visão integral do indivíduo inserido no seu ambiente familiar, social e comunitário. Os projetos no âmbito da Saúde Escolar, baseados nos pressupostos do Plano Nacional de Saúde Escolar, constituem uma forma de planeamento em saúde, permitindo racionalizar recursos de saúde e tornar mais eficiente o processo de atuação, de modo a capacitar o indivíduo a ser pró-ativo no seu processo de vida e de saúde.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRocha, AmarílisCorreia, CarlaPestana, LeonorBento, ManuelaPreto, OlindaLobão, Sandra2012-10-10T11:30:46Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1229porRocha, Amarílis; Correia, Carla; Pestana, Leonor; Bento, Manuela; Preto, Olinda & Lobão, Sandra (2011). Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? Millenium, 41 (julho/dezembro). Pp. 89‐113.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:42Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:34.433350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
title |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
spellingShingle |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? Rocha, Amarílis Saúde escolar Educação para a saúde Escolas promotoras de saúde Projetos |
title_short |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
title_full |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
title_fullStr |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
title_full_unstemmed |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
title_sort |
Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? |
author |
Rocha, Amarílis |
author_facet |
Rocha, Amarílis Correia, Carla Pestana, Leonor Bento, Manuela Preto, Olinda Lobão, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Carla Pestana, Leonor Bento, Manuela Preto, Olinda Lobão, Sandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Amarílis Correia, Carla Pestana, Leonor Bento, Manuela Preto, Olinda Lobão, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde escolar Educação para a saúde Escolas promotoras de saúde Projetos |
topic |
Saúde escolar Educação para a saúde Escolas promotoras de saúde Projetos |
description |
O conceito atual de saúde, no âmbito do processo de desenvolvimento humano, depende do projeto de vida de cada um, do seu sentido de felicidade, da sua forma específica de estar no mundo e do seu esforço solidário para compreender e respeitar o universo (Rodrigues, 1995). Acompanhando esta mudança de paradigma, o conceito de saúde escolar tradicional, centrado na prevenção da doença, foi substituído. Pondo-se a tónica na promoção da saúde, tendo subjacente a visão integral do indivíduo inserido no seu ambiente familiar, social e comunitário. Os projetos no âmbito da Saúde Escolar, baseados nos pressupostos do Plano Nacional de Saúde Escolar, constituem uma forma de planeamento em saúde, permitindo racionalizar recursos de saúde e tornar mais eficiente o processo de atuação, de modo a capacitar o indivíduo a ser pró-ativo no seu processo de vida e de saúde. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12 2011-12-01T00:00:00Z 2012-10-10T11:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1229 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rocha, Amarílis; Correia, Carla; Pestana, Leonor; Bento, Manuela; Preto, Olinda & Lobão, Sandra (2011). Saúde Escolar em Construção: Que Projetos? Millenium, 41 (julho/dezembro). Pp. 89‐113. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130868888895488 |