O marketing relacional e a fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tânia Andreia Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1133
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
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spelling O marketing relacional e a fidelização de clientesRelatório de EstágioMarketing RelacionalFidelizaçãoCaptação e retenção de clientesCRMDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Este trabalho apresenta as diversas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, assim como, uma análise critica das mesmas e sugestões de melhoria. As empresas dependem cada vez mais de uma abordagem de marketing relacional para atingirem os seus objetivos de vendas e de lucro. Deste modo, é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa onde foi desenvolvido o estágio curricular. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. O conceito de fidelidade do cliente ocupa um lugar de in-marketing central. A lealdade do cliente, tal como um campo de pesquisa, continua a ter um interesse primordial na comunidade académica. Atualmente, para desenvolverem estratégias de fidelização de clientes as agências de marketing e também outras organizações, recorrem à utilização exaustiva das suas bases de dados. O Customer Relationship Managemnt (CRM) apoiado nas tecnologias de informação desenvolve relacionamentos com o cliente numa base individual, tendo como objetivo a sua rentabilização. Por sua vez, a constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes.Ferreira, Alcina Teresa GasparIC-OnlineRodrigues, Tânia Andreia Cardoso2014-11-26T14:48:19Z2013-12-132014-11-262013-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1133TID:201890860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:52.492541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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