Escrita e avaliação dos escritos : um estudo com alunos do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Célia Maria Duarte Valente
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1286
Resumo: O presente estudo pretende aprofundar a problemática da aquisição da textualidade e da avaliação dos escritos em alunos do 3.º ano do 1.º CEB. Para isso, foram formuladas duas questões que serviram de fio condutor ao longo de todo este processo e às quais tentámos dar resposta: • De que modo o conhecimento dos critérios de avaliação poderá contribuir para que os alunos efectuem correcções mais profundas nos seus próprios textos e nos textos dos colegas? • De que modo a apropriação dos critérios de avaliação por parte dos alunos submetidos a um plano de intervenção poderá contribuir para a evolução de uma competência (meta)textual? A fim de responder a tais questões, foi traçado um desenho investigativo que assentou no seguinte dispositivo pedagógico: pré-teste (grupos experimental e de controlo), plano de intervenção (grupo experimental) e pós-teste (grupos experimental e de controlo). No plano de intervenção, foi desenvolvido um trabalho sistemático no âmbito do processo de escrita, tendo em conta os seguintes quadros conceptuais: a apropriação dos critérios de avaliação inerentes aos escritos a produzir e adequados ao tipo de texto (o relato), a avaliação formativa, a revisão e a correcção dos textos e a sua possível (ou não) reescrita. Nesta medida, constata-se, de facto, que os alunos sujeitos ao plano de intervenção (grupo experimental), foram capazes de efectuar um número superior de correcções e de modificações mais profundas nos seus textos, assim como a aquisição de uma maior consciência (meta)textual em comparação com o grupo de controlo. ABSTRACT: The present study intends to delve deeper into the problems of the acquiring of textual substance and evaluating written work on the part of pupils in the third grade. To that end, two questions have been prepared, which will serve as guidance throughout this entire process, and an effort will be made at answering them: • How does pre-setting evaluation criteria for writing a report contribute so that pupils who are subject to an intervention plan can make more in-depth corrections to their own texts as well to those of their classmates? • In what way can the suitability of evaluation criteria on the part of pupils who are subject to an intervention plan contribute toward the evolution of textual awareness? In order to respond to such questions, a research design was outlined, which rests on the following teaching mechanism: pre-test (experimental group and control group), intervention plan (experimental group) and post-test (experimental group and control group). In the intervention plan, systematic work was developed as part of the writing process, taking into account the following conceptual frameworks: the suitability of evaluation criteria that are inherent to written items to be produced and adapted to the type of text (the report), the formative assessment, revising and correcting the texts, as well as possibly re-writing them (or not). To this extent, it could, in fact, be concluded that the pupils who are subject to the intervention plan (experimental group) were able to make a higher number of more in-depth corrections and modifications in their texts, as well as to gain greater (meta)textual awareness compared to the control group.
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