As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Catarina Afonso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12415
Resumo: O presente trabalho estudou a temática da escrita colaborativa com alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando a sua análise nos diálogos emergentes durante a reescrita de textos informativos. Para tal estudo, foram recolhidos os diálogos desenvolvidos aquando da execução da tarefa, sendo através deles analisadas as dinâmicas de diálogo, tentando compreender em que áreas linguísticas os alunos focam a sua atenção assim como de que forma expõem as suas propostas e opiniões. Através dos diálogos, analisou-se ainda o tipo de interação desenvolvida pelo par, concluindo-se que, de forma geral, todos os pares apresentam características referentes a dinâmicas de colaboração, registando-se valores de aceitação das propostas superiores aos de não-aceitação.
id RCAP_43b1c96d02d1c169f08dd34e5b10b2ae
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativosEnsino da escritaReescrita colaborativaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento da linguagemExpressão escritaCompetências da escritaO presente trabalho estudou a temática da escrita colaborativa com alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando a sua análise nos diálogos emergentes durante a reescrita de textos informativos. Para tal estudo, foram recolhidos os diálogos desenvolvidos aquando da execução da tarefa, sendo através deles analisadas as dinâmicas de diálogo, tentando compreender em que áreas linguísticas os alunos focam a sua atenção assim como de que forma expõem as suas propostas e opiniões. Através dos diálogos, analisou-se ainda o tipo de interação desenvolvida pelo par, concluindo-se que, de forma geral, todos os pares apresentam características referentes a dinâmicas de colaboração, registando-se valores de aceitação das propostas superiores aos de não-aceitação.The present work studied the theme of collaborative writing with students from the 3.rd year of Primary School, paying attention to emerging dialogues during the rewriting of informational texts. For this study, we gathered dialogues developed during the execution of the task and analysed the dynamics of dialogue, trying to understand which language areas the students focus their attention on, as well as how they present their proposals and opinions. Through the dialogues, we also analysed the type of interaction developed by the pair, concluding that, in general, all pairs have characteristics for collaboration, registering values of acceptance of proposals superior to non-acceptance.Universidade de Aveiro2014-06-13T10:15:28Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12415TID:201562219porSousa, Ana Catarina Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:38Zoai:ria.ua.pt:10773/12415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:36.441970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
title As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
spellingShingle As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
Sousa, Ana Catarina Afonso
Ensino da escrita
Reescrita colaborativa
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da linguagem
Expressão escrita
Competências da escrita
title_short As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
title_full As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
title_fullStr As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
title_full_unstemmed As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
title_sort As interações de alunos do 3.º ano na produção de textos informativos
author Sousa, Ana Catarina Afonso
author_facet Sousa, Ana Catarina Afonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Catarina Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Reescrita colaborativa
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da linguagem
Expressão escrita
Competências da escrita
topic Ensino da escrita
Reescrita colaborativa
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da linguagem
Expressão escrita
Competências da escrita
description O presente trabalho estudou a temática da escrita colaborativa com alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando a sua análise nos diálogos emergentes durante a reescrita de textos informativos. Para tal estudo, foram recolhidos os diálogos desenvolvidos aquando da execução da tarefa, sendo através deles analisadas as dinâmicas de diálogo, tentando compreender em que áreas linguísticas os alunos focam a sua atenção assim como de que forma expõem as suas propostas e opiniões. Através dos diálogos, analisou-se ainda o tipo de interação desenvolvida pelo par, concluindo-se que, de forma geral, todos os pares apresentam características referentes a dinâmicas de colaboração, registando-se valores de aceitação das propostas superiores aos de não-aceitação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-13T10:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12415
TID:201562219
url http://hdl.handle.net/10773/12415
identifier_str_mv TID:201562219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137537155923968