Avaliação da compreensão leitora em estudantes do 1.º ciclo de estudos em Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Sofia Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7977
Resumo: A compreensão leitora é um fator preponderante para o sucesso escolar e académico em qualquer nível de ensino, incluindo o superior. É graças a ela que somos capazes de compreender o que nos é dito e expressar as nossas ideias de uma forma escrita ou falada. O objetivo geral desta investigação é estudar a compreensão leitora (avaliada com os resultados obtidos no teste cloze e nas subescalas da PMA) em estudantes do 1.º ciclo de Estudos de Psicologia considerando o sexo, a idade, o ano de escolaridade, a autoavaliação, a nota a português no 12.º ano (com exame e sem exame). São 99 alunos do ensino superior que se encontram no 1.º Ciclo de Estudos em Psicologia, do 1.º ao 3.º ano com idades compreendidas entre os 17 e os 56 anos. Para a recolha de dados elaborou-se um questionário composto por duas partes: um questionário de dados sociodemográficos e um questionário de antecedentes escolares e escolhas; administramos dois subtestes da Bateria de Aptidões Mentais Primárias (PMA) e utilizamos um texto para aplicação do teste de Cloze. Os resultados apontam no sentido de que existem diferenças ao nível da faixa etária e ano de escolaridade no domínio da compreensão leitora e possibilitaram-nos inferir que quer ao nível da Compreensão Verbal, quer ao nível da Fluência Verbal e quer ao nível da nota a português no 12.º ano, quanto mais alta tiver sido a Classificação Interna Final (CIF) dos alunos, mais alta foi também a sua cotação no teste de Cloze; é possível correlacionar positivamente e de forma significativa os resultados obtidos com o Teste de Cloze e a prova de Compreensão Verbal, tendo-nos sido possível verificar que existe uma correlação negativa significativa entre a autoavaliação e a compreensão leitora e a autoavaliação, as notas obtidas a português e a média do ensino superior; verificámos ainda que existe uma correlação positiva significativa entre a média das notas obtidas no curso, nota a português do 12.º ano (com e sem exame) e a compreensão leitora, o que nos permite concluir que quanto mais alta for a média de um aluno e a sua nota a português do 12.º ano, mais altas serão as suas prestações nos resultados do Teste de Cloze.
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Para a recolha de dados elaborou-se um questionário composto por duas partes: um questionário de dados sociodemográficos e um questionário de antecedentes escolares e escolhas; administramos dois subtestes da Bateria de Aptidões Mentais Primárias (PMA) e utilizamos um texto para aplicação do teste de Cloze. Os resultados apontam no sentido de que existem diferenças ao nível da faixa etária e ano de escolaridade no domínio da compreensão leitora e possibilitaram-nos inferir que quer ao nível da Compreensão Verbal, quer ao nível da Fluência Verbal e quer ao nível da nota a português no 12.º ano, quanto mais alta tiver sido a Classificação Interna Final (CIF) dos alunos, mais alta foi também a sua cotação no teste de Cloze; é possível correlacionar positivamente e de forma significativa os resultados obtidos com o Teste de Cloze e a prova de Compreensão Verbal, tendo-nos sido possível verificar que existe uma correlação negativa significativa entre a autoavaliação e a compreensão leitora e a autoavaliação, as notas obtidas a português e a média do ensino superior; verificámos ainda que existe uma correlação positiva significativa entre a média das notas obtidas no curso, nota a português do 12.º ano (com e sem exame) e a compreensão leitora, o que nos permite concluir que quanto mais alta for a média de um aluno e a sua nota a português do 12.º ano, mais altas serão as suas prestações nos resultados do Teste de Cloze.Reading comprehension is a preponderant factor for academic and academic success at any level of education, including higher education. It is thanks to her that we are able to understand what we are told and express our ideas in a written or spoken way. The general objective of this research is to study the reading comprehension (evaluated with the results obtained in the cloze test and in the PMA subscales) in students of the 1st cycle of Psychology Studies considering gender, age, year of schooling, self-evaluation, the note to Portuguese in the 12th year (with examination and without examination). There are 99 higher education students who are in the 1st Cycle of Studies in Psychology, from the 1st to the 3rd, aged between 17 and 56 years. To collect data, a questionnaire was elaborated with two parts: a questionnaire of socio-demographic data and a questionnaire of school antecedents and choices; we administered two subtests of the Battery of Primary Mental Abilities (PMA) and we used a text for application of the Cloze test. The results point out that there are differences in the age group and year of schooling in the area of reading comprehension and allowed us to infer that both Verbal Comprehension level, Verbal Fluency level and Portuguese note level in the 12th year, the higher the Final Internal Classification (CIF) of the students, the higher was their price and the Cloze test; it is possible to correlate positively and significantly the results obtained with the Cloze Test and the Verbal Comprehension test, and it has been possible to verify that there is a significant negative correlation between the self-assessment and the reading comprehension and the self-assessment, the scores obtained Portuguese and the average of higher education; we also verified that there is a significant positive correlation between the average of the grades obtained in the course, the Portuguese note of the 12th year (with and without exam) and the reading comprehension, which allows us to conclude that the higher the average of one student and his grade 12 Portuguese, the higher his performance in the results of the Cloze Test.Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAndrade, Ana Sofia Ribeiro de2021-05-08T00:30:10Z2019-05-08T00:00:00Z2019-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:22Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:53.918722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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