Concursos e a sua importância no ensino do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno Ricardo Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18098
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projecto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que surgiu da busca de relações entre a participação em concursos e o ensino do clarinete. Para qualquer professor é importante perceber que estratégias devem ser utilizadas para que os seus alunos tenham uma aprendizagem mais eficaz. Deste modo, procedeu-se a um estudo que visa perceber a experiência da comunidade clarinetista em Portugal nesta temática e, em junção com algumas conclusões de outros estudos, perceber o impacto que os concursos têm na aprendizagem do clarinete. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas (alunos e professores) que visou avaliar a experiência dos inquiridos com a participação em concursos e as suas consequências no ensino do clarinete. Concluiu-se uma predominância dos efeitos positivos que a participação dos alunos em concursos tem na sua aprendizagem. Assim sendo, o presente estudo procura dotar os professores de conhecimento que lhes permitam uma decisão mais informada na hora de recomendar ou não os seus alunos a participarem em competições
id RCAP_66ce6475a66e1393aa4f63e882414a25
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concursos e a sua importância no ensino do clarineteClarinete - EnsinoConcursos musicaisEnsino de músicaNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projecto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que surgiu da busca de relações entre a participação em concursos e o ensino do clarinete. Para qualquer professor é importante perceber que estratégias devem ser utilizadas para que os seus alunos tenham uma aprendizagem mais eficaz. Deste modo, procedeu-se a um estudo que visa perceber a experiência da comunidade clarinetista em Portugal nesta temática e, em junção com algumas conclusões de outros estudos, perceber o impacto que os concursos têm na aprendizagem do clarinete. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas (alunos e professores) que visou avaliar a experiência dos inquiridos com a participação em concursos e as suas consequências no ensino do clarinete. Concluiu-se uma predominância dos efeitos positivos que a participação dos alunos em concursos tem na sua aprendizagem. Assim sendo, o presente estudo procura dotar os professores de conhecimento que lhes permitam uma decisão mais informada na hora de recomendar ou não os seus alunos a participarem em competiçõesWithin the scope of the Master Degree for Music Teaching of the University of Aveiro, and specifically regarding the Educational Project, the present study arose from the search for relationships between participation on competitions and clarinet teaching. It is important for a teacher to realize which strategies should be used to lead to a more effective learning to his/her students. This way, a study was carried on in order to understand the experience of the Portuguese clarinettists community on this subject. Together with other studies’ conclusions it was possible to understand the impact competitions have on clarinet learning. A survey for clarinettists (students and teachers) was prepared to evaluate the respondents’ experience coming from their participation on competitions and its impact on clarinet education. The conclusion was a predominance of positive effects that the participation of students in competitions have in their learning. At the end, the aim of this study was to provide teachers, with skills and knowledge, helping them to decide wisely about their students participation on competitions.Universidade de Aveiro2017-07-25T10:54:34Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18098porPereira, Nuno Ricardo Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:22Zoai:ria.ua.pt:10773/18098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:55.732254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
title Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
spellingShingle Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
Pereira, Nuno Ricardo Fernandes
Clarinete - Ensino
Concursos musicais
Ensino de música
title_short Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
title_full Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
title_fullStr Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
title_full_unstemmed Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
title_sort Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
author Pereira, Nuno Ricardo Fernandes
author_facet Pereira, Nuno Ricardo Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nuno Ricardo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Clarinete - Ensino
Concursos musicais
Ensino de música
topic Clarinete - Ensino
Concursos musicais
Ensino de música
description No âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projecto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que surgiu da busca de relações entre a participação em concursos e o ensino do clarinete. Para qualquer professor é importante perceber que estratégias devem ser utilizadas para que os seus alunos tenham uma aprendizagem mais eficaz. Deste modo, procedeu-se a um estudo que visa perceber a experiência da comunidade clarinetista em Portugal nesta temática e, em junção com algumas conclusões de outros estudos, perceber o impacto que os concursos têm na aprendizagem do clarinete. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas (alunos e professores) que visou avaliar a experiência dos inquiridos com a participação em concursos e as suas consequências no ensino do clarinete. Concluiu-se uma predominância dos efeitos positivos que a participação dos alunos em concursos tem na sua aprendizagem. Assim sendo, o presente estudo procura dotar os professores de conhecimento que lhes permitam uma decisão mais informada na hora de recomendar ou não os seus alunos a participarem em competições
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-07-25T10:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18098
url http://hdl.handle.net/10773/18098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137579791024128