A utilização de estudos de caso no ensino da Geografia para o desenvolvimento de áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/144499 |
Resumo: | Este relatório é o resultado da PES que decorreu entre setembro de 2020 e junho de 2021, no Agrupamento de Escolas de Grândola. O trabalho desenvolvido assenta no entendimento comum que a complexidade crescente do mundo em que vivemos, assim como a velocidade da mudança, ditam a necessidade da adaptação ‘urgente’ dos sistemas educativos aos desafios do amanhã. Cabe à educação, em particular, ao ensino da Geografia dotar os cidadãos de competências necessárias para operar no mundo moderno e viver em sociedade. No contexto português, o PASEO e as AE dão forma a estas preocupações estabelecendo as competências a desenvolver. As estratégias de ensino devem conduzir a uma aprendizagem ativa, de modo a envolverem os alunos no processo de aprendizagem, permitindo desenvolver o pensamento crítico e criativo e o raciocínio e a resolução de problemas. Neste sentido, aliando o ensino da Geografia aos estudos de caso, cujos efeitos no desenvolvimento de competências são reconhecidos pela literatura, foram aplicados estudos de caso na disciplina de Geografia a alunos do 10ºano e 12ºano de escolaridade. Embora não seja possível, dada a natureza deste trabalho, retirar conclusões, foi possível confirmar algumas das preocupações, presentes na literatura, em relação aos estudos de caso, bem como, apresentar caminhos de investigação futura e recomendar o uso da estratégia no ensino da Geografia para o desenvolvimento de competências dos alunos. |
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A utilização de estudos de caso no ensino da Geografia para o desenvolvimento de áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaEstudos de casoCompetênciasPASEOAEAprendizagem ativaGeografiaEnsinoCase StudyCompetencesActive LearningGeographyTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e SocialEste relatório é o resultado da PES que decorreu entre setembro de 2020 e junho de 2021, no Agrupamento de Escolas de Grândola. O trabalho desenvolvido assenta no entendimento comum que a complexidade crescente do mundo em que vivemos, assim como a velocidade da mudança, ditam a necessidade da adaptação ‘urgente’ dos sistemas educativos aos desafios do amanhã. Cabe à educação, em particular, ao ensino da Geografia dotar os cidadãos de competências necessárias para operar no mundo moderno e viver em sociedade. No contexto português, o PASEO e as AE dão forma a estas preocupações estabelecendo as competências a desenvolver. As estratégias de ensino devem conduzir a uma aprendizagem ativa, de modo a envolverem os alunos no processo de aprendizagem, permitindo desenvolver o pensamento crítico e criativo e o raciocínio e a resolução de problemas. Neste sentido, aliando o ensino da Geografia aos estudos de caso, cujos efeitos no desenvolvimento de competências são reconhecidos pela literatura, foram aplicados estudos de caso na disciplina de Geografia a alunos do 10ºano e 12ºano de escolaridade. Embora não seja possível, dada a natureza deste trabalho, retirar conclusões, foi possível confirmar algumas das preocupações, presentes na literatura, em relação aos estudos de caso, bem como, apresentar caminhos de investigação futura e recomendar o uso da estratégia no ensino da Geografia para o desenvolvimento de competências dos alunos.The present report is the result of the work developed during the PES, between September 2020 and June 2021, in Agrupamento de Escolas de Grândola. The work was developed under the common understanding that due to the complexity, velocity of change and uncertainty of today’s world, education systems must adapt to tomorrow’s challenges. Education, in particular Geography Teaching, have the duty to endow citizens to the minimal competences to live in society and operate the modern world. In the Portuguese context, PASEO and AE are the embodiment of this issues establishing the competences to be developed. The teaching strategies must drive active learning, to involve students in learning, allowing them to develop critical thinking, reasoning and problem solving. Following this, and combining Geography teaching to case studies, who’s effects on competences development are recognized in the literature, case studies were applied to students of the 10th and 12th grade in Geography Classes. Even though is not possible, due to the nature of this work, to achieve conclusions, it was possible to confirm some of the concerns of the literature regarding case studies, as well to point out further research topics and recommend the use of case studies in geography teaching to develop competences.Casimiro, Ana Cristina Rodrigues Câmara CortesãoCasimiro, Pedro João Cruz CortesãoRUNAlves, Alexandre Pinela2022-10-06T17:22:45Z2022-03-182022-01-032022-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/144499TID:202984583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:24:10Zoai:run.unl.pt:10362/144499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:35.888267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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