Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1969 |
Resumo: | O presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas. |
id |
RCAP_66f4a11a52d19eaeb34d580b1cc6aa24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no BrasilImpact of the computer study on the improvement of critical thinking and intellectual autonomy: a study with women in the youth and adult modality in Brazilautonomia intelectualeducação de jovens e adultosinformáticapensamento críticoyouth and adult educationcomputer sciencecritical thinkingintellectual autonomyO presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas.This study examines the possible contributions of computer education in the improvement of critical thinking and intellectual autonomy in a group of women in situations of high vulnerability that make up the teaching modality of Youth and Adult Education. Initially an unstructured interview with part of the class was applied to verify patterns and trends about the investigation and, later, a questionnaire with the participation of all the students of the class. The results shows that the study of informatics favors the improvement of critical thinking and improvement of autonomy; and,consequently, shows its value in the traditional disciplines, providing empowerment and increase the quality of life of the students.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMelo, Antongnioni Pereira deLoureiro, Ana2018-01-08T23:15:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1969porMelo, A.M. & Loureiro, A. (2017).Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil. Revista da UIIPS, 5(3), 129-141.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:09.622597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil Impact of the computer study on the improvement of critical thinking and intellectual autonomy: a study with women in the youth and adult modality in Brazil |
title |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil |
spellingShingle |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil Melo, Antongnioni Pereira de autonomia intelectual educação de jovens e adultos informática pensamento crítico youth and adult education computer science critical thinking intellectual autonomy |
title_short |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil |
title_full |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil |
title_fullStr |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil |
title_sort |
Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil |
author |
Melo, Antongnioni Pereira de |
author_facet |
Melo, Antongnioni Pereira de Loureiro, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Antongnioni Pereira de Loureiro, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia intelectual educação de jovens e adultos informática pensamento crítico youth and adult education computer science critical thinking intellectual autonomy |
topic |
autonomia intelectual educação de jovens e adultos informática pensamento crítico youth and adult education computer science critical thinking intellectual autonomy |
description |
O presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-08T23:15:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, A.M. & Loureiro, A. (2017).Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil. Revista da UIIPS, 5(3), 129-141. 2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137031246315520 |