As relações públicas na promoção da responsabilidade social corporativa: uma análise da indústria do mobiliário de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Ana Filipa Carneiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24632
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é considerada um dos fatores mais importantes na construção de uma imagem organizacional positiva e apresenta diversos benefícios como: atração de talentos, criação de vantagens competitivas, posicionamento diferenciado e fidelização de clientes (Alrubaiee et al., 2017). Segundo Vanhaltren (2015) a RSC é o segundo elemento mais importante na avaliação da reputação de uma empresa, a seguir à qualidade de produto. A indústria do mercado de luxo tem implementado mudanças estruturais originadas pelo aparecimento de novos segmentos no mercado e o crescimento do “online” como um importante canal de comunicação e interação com os seus públicos. A atenção dos responsáveis de organizações do setor do mercado de luxo está centrada na definição de estratégias e táticas que visem a criação de valor para os seus diferentes públicos institucionais com o objetivo de se diferenciar, melhorar a sua identidade e imagem de marca, reputação, oferecendo uma experiência singular. De acordo com estudos recentes, o público “clientes” demonstram um grande interesse pelo valor social das marcas de luxo, exercendo desta forma uma influência significativa no seu comportamento. Este estudo tem como objetivo adquirir uma visão sobre o compromisso com a RSC ao nível estratégico de uma organização, na área da indústria de mobiliário de luxo. Neste sentido, foram realizadas entrevistas aos diretores de comunicação e marketing de empresas de mobiliário de luxo que desenvolvem a sua atividade em mercados nacionais e internacionais. Pretende-se, assim, analisar o impacto das estratégias de responsabilidade social e sustentabilidade na estrutura organizacional das empresas no setor, bem como apresentar recomendações de ações na área da CSR nas empresas.
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