As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Francisco Eduardo Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11378
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_69ad838a840138ae74282770d96eb9d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & ResortsRelações públicasIdentidade corporativaReputação corporativaImagem corporativaHotelaria de luxoEstratégias de relações públicasTivoli Hotels & ResortsPublic relationsCorporate identityCorporate reputationLuxury hospitalityStrategic public relationsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O presente trabalho de investigação procura entender o papel das Relações Públicas na comunicação da identidade de uma marca hoteleira de luxo. Para este efeito, o conceito de identidade corporativa é apresentado, bem como o papel estratégico das Relações Públicas nas organizações, nomeadamente nas atividades da profissão que se debruçam justamente sobre a gestão de identidade e o impacto desta no desenho de uma estratégia de comunicação. Assim sendo, os domínios referentes às áreas da comunicação estratégica, identidade corporativa, imagem corporativa e reputação corporativa serão abordados no presente trabalho. Sendo a hotelaria de luxo um mercado em constante crescimento, integrado num dos principais setores da economia mundial, a sobrevivência de marcas e unidades hoteleiras está dependente da perceção que os seus stakeholders têm dos vários elementos que formam a sua identidade. Assim, cabe às Relações Públicas gerirem estrategicamente as relações entre as organizações e os seus stakeholders, nomeadamente na expressão de uma identidade da mesma diante destes. Neste sentido, no presente trabalho de investigação é apresentado um estudo de caso da Tivoli Hotels & Resorts, uma marca hoteleira portuguesa de luxo com 86 anos. Assim, será possível analisar a sua estratégia de comunicação para a transmissão dos elementos identitários que constituem a marca, junto dos seus públicos. A metodologia tem um caráter qualitativo, pelo que se realizaram entrevistas semiestruturadas de caráter exploratório a profissionais do gabinete de comunicação da Tivoli, bem como uma pesquisa documental, com base em materiais providenciados pela marca.ABSTRACT : This research aims to understand the role of Public Relations in the way a luxury hotel brand identity is communicated. For this purpose, the corporate identity concept will be presented, as well as the strategic role of Public Relations in organizations, especially in professional activities that focus precisely on identity management and its impact on the design of a communication strategy. Therefore, the domains related to the areas of strategic communication, corporate identity, corporate image and corporate reputation will be addressed in the present investigation. As luxury hospitality is considered to be a growing market, integrated in one of the main sectors of the world economy, the survival of brands and hotels depends on the perception that their stakeholders have of the various elements that form their identity. Thus, it is up to Public Relations to strategically manage the relations between organizations and their stakeholders, namely in the expression of an identity among them. In this sense, this investigation presents a case study of Tivoli Hotels & Resorts, an 86-year Portuguese luxury hotel brand. Thus, it will be possible to analyse its communication strategy for the transmission of the identity elements that constitute the brand, with its publics. The methodology has a qualitative character, so semi-structured exploratory interviews were conducted with professionals from the Tivoli communication office, as well as a documentary research, based on materials provided by the brand.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRaposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoCosta, Joana FriasRCIPLGonçalves, Francisco Eduardo Duarte2020-03-31T14:09:02Z2019-12-022019-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11378TID:202327035pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.509800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
title As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
spellingShingle As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
Gonçalves, Francisco Eduardo Duarte
Relações públicas
Identidade corporativa
Reputação corporativa
Imagem corporativa
Hotelaria de luxo
Estratégias de relações públicas
Tivoli Hotels & Resorts
Public relations
Corporate identity
Corporate reputation
Luxury hospitality
Strategic public relations
title_short As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
title_full As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
title_fullStr As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
title_full_unstemmed As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
title_sort As relações públicas e a gestão de identidade na hotelaria de luxo: o caso Tivoli Hotels & Resorts
author Gonçalves, Francisco Eduardo Duarte
author_facet Gonçalves, Francisco Eduardo Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho
Costa, Joana Frias
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Francisco Eduardo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Identidade corporativa
Reputação corporativa
Imagem corporativa
Hotelaria de luxo
Estratégias de relações públicas
Tivoli Hotels & Resorts
Public relations
Corporate identity
Corporate reputation
Luxury hospitality
Strategic public relations
topic Relações públicas
Identidade corporativa
Reputação corporativa
Imagem corporativa
Hotelaria de luxo
Estratégias de relações públicas
Tivoli Hotels & Resorts
Public relations
Corporate identity
Corporate reputation
Luxury hospitality
Strategic public relations
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
2019-12-02T00:00:00Z
2020-03-31T14:09:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11378
TID:202327035
url http://hdl.handle.net/10400.21/11378
identifier_str_mv TID:202327035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463986569216