O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18541 |
Resumo: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
id |
RCAP_670915624fa3a54ce02bad5497f22d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".Marketing ambientalProduto verdePosicionamentoDiferenciaçãoVantagem concorrencialInstituto Superior de Economia e GestãoO crescente impacte das questões ambientais, na sociedade em geral, veio tornar indiscutível a consciencialização dos indivíduos no que a esta tema se refere. As suas atitudes enquanto consumidores informados e atentos à problemática em causa pode, não só condicionar os seus comportamentos rotineiros, como também, influenciar as suas decisões de compra, afectando consequentemente as orientações estratégicas das empresas que visam satisfazer as suas necessidades. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho procura analisar de que forma uma diferenciação através da componente "verde", se pode revelar um factor de posicionamento, visando a criação de uma vantagem competitiva que origine, no mercado, um aumento da notoriedade da marca e da respectiva empresa. Neste sentido, foi enquadrada teoricamente a problemática em apreço e realizado um estudo a partir de uma amostra aleatória, com o intuito de analisar o nível de preocupação e consciencialização ambiental existente no mercado nacional e qual a percepção deste relativamente a uma postura ambientalmente consciente das empresas.The increasing impact of environmental problems in our society, made evident and unquestionable the consciousness of individuais in what relates to this subject. Their attitudes as informed and aware customers, concerning this matter of discussion, may not only condition their routine behaviors, but also influence their buying decisions and consequently affect the strategic guidelines of companies that act in order to satisfy their needs. On such belief, the present work intends to analyze in what way, differentiation through the "green" component can reveal itself as a positioning factor, in search of building a competitive advantage that leads to an increase in brand awareness and company's recognition in the market. Accordingly, a theoretical framing of the subject was prepared, and a study was developed from a random sample, with the objective of analyzing the environmental preoccupation and consciousness leveis in the national market, and its perception in relation to the position of environmental sensitive companies.Gonçalves, FernandoRepositório da Universidade de LisboaFanha, João Miguel Correia Trindade2019-10-30T15:24:25Z2004-102004-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18541porFanha, João Miguel Correia Trindade, (2004)." O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:33.877735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
title |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
spellingShingle |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". Fanha, João Miguel Correia Trindade Marketing ambiental Produto verde Posicionamento Diferenciação Vantagem concorrencial |
title_short |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
title_full |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
title_fullStr |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
title_full_unstemmed |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
title_sort |
O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". |
author |
Fanha, João Miguel Correia Trindade |
author_facet |
Fanha, João Miguel Correia Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fanha, João Miguel Correia Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing ambiental Produto verde Posicionamento Diferenciação Vantagem concorrencial |
topic |
Marketing ambiental Produto verde Posicionamento Diferenciação Vantagem concorrencial |
description |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10 2004-10-01T00:00:00Z 2019-10-30T15:24:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18541 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fanha, João Miguel Correia Trindade, (2004)." O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131127117512704 |