O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fanha, João Miguel Correia Trindade
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18541
Resumo: Instituto Superior de Economia e Gestão
id RCAP_670915624fa3a54ce02bad5497f22d67
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".Marketing ambientalProduto verdePosicionamentoDiferenciaçãoVantagem concorrencialInstituto Superior de Economia e GestãoO crescente impacte das questões ambientais, na sociedade em geral, veio tornar indiscutível a consciencialização dos indivíduos no que a esta tema se refere. As suas atitudes enquanto consumidores informados e atentos à problemática em causa pode, não só condicionar os seus comportamentos rotineiros, como também, influenciar as suas decisões de compra, afectando consequentemente as orientações estratégicas das empresas que visam satisfazer as suas necessidades. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho procura analisar de que forma uma diferenciação através da componente "verde", se pode revelar um factor de posicionamento, visando a criação de uma vantagem competitiva que origine, no mercado, um aumento da notoriedade da marca e da respectiva empresa. Neste sentido, foi enquadrada teoricamente a problemática em apreço e realizado um estudo a partir de uma amostra aleatória, com o intuito de analisar o nível de preocupação e consciencialização ambiental existente no mercado nacional e qual a percepção deste relativamente a uma postura ambientalmente consciente das empresas.The increasing impact of environmental problems in our society, made evident and unquestionable the consciousness of individuais in what relates to this subject. Their attitudes as informed and aware customers, concerning this matter of discussion, may not only condition their routine behaviors, but also influence their buying decisions and consequently affect the strategic guidelines of companies that act in order to satisfy their needs. On such belief, the present work intends to analyze in what way, differentiation through the "green" component can reveal itself as a positioning factor, in search of building a competitive advantage that leads to an increase in brand awareness and company's recognition in the market. Accordingly, a theoretical framing of the subject was prepared, and a study was developed from a random sample, with the objective of analyzing the environmental preoccupation and consciousness leveis in the national market, and its perception in relation to the position of environmental sensitive companies.Gonçalves, FernandoRepositório da Universidade de LisboaFanha, João Miguel Correia Trindade2019-10-30T15:24:25Z2004-102004-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18541porFanha, João Miguel Correia Trindade, (2004)." O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:33.877735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
title O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
spellingShingle O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
Fanha, João Miguel Correia Trindade
Marketing ambiental
Produto verde
Posicionamento
Diferenciação
Vantagem concorrencial
title_short O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
title_full O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
title_fullStr O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
title_full_unstemmed O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
title_sort O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes".
author Fanha, João Miguel Correia Trindade
author_facet Fanha, João Miguel Correia Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fanha, João Miguel Correia Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing ambiental
Produto verde
Posicionamento
Diferenciação
Vantagem concorrencial
topic Marketing ambiental
Produto verde
Posicionamento
Diferenciação
Vantagem concorrencial
description Instituto Superior de Economia e Gestão
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10
2004-10-01T00:00:00Z
2019-10-30T15:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18541
url http://hdl.handle.net/10400.5/18541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fanha, João Miguel Correia Trindade, (2004)." O crecimento da consciência ambiental. Posicionamento e novas oportunidades para a oferta de "produtos verdes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131127117512704