Branding para micro e pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1727 |
Resumo: | Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010 |
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Branding para micro e pequenas empresasMarcaPMEPosicionamentoDiferenciaçãoDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010A presente dissertação discute o tema da gestão de marca nas micro e pequenas empresas, designadamente de que forma estas poderão fazer face às suas limitações quando comparadas com os grandes grupos económicos. A investigação empírica analisou dados recolhidos de um questionário alojado on-line cujo público-alvo foi integralmente constituído por PME. Foram sondados aspectos relacionados com as principais políticas de gestão de marca. Os resultados permitem fazer uma caracterização das PME portuguesas, sendo que não se verifica uma disparidade muito alargada em termos das principais filosofias de branding. Regra geral, esta tipologia de empresa opta por uma política de unimarca e dá mais ênfase aos elementos visuais da marca do que propriamente ao posicionamento que a mesma ocupa. Os factos identificados na investigação indicam que alguns dos problemas sentidos pelas PME provêm da questão supra referida, isto é, não se verifica o devido planeamento em relação ao branding. Dada a reduzida dimensão das PME, é a Gerência que trata da grande maioria dos aspectos relacionados com o marketing, verificando-se que as PME teoricamente valorizam as suas marcas, frequentemente opinam que têm uma boa posição nos seus mercados, mas não fundamentam esse aspecto com o devido estudo e conhecimento do seu target. As conclusões apuradas levaram à apresentação de diversas sugestões às PME, com o objectivo de deterem um melhor brand power, isto é, marcas com mais notoriedade (local, nacional ou mesmo internacionalmente), que criem mais fidelidade por parte dos seus públicos e, acima de tudo, mais fortemente diferenciadas e posicionadas.Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesSapientiaCarvalho, Ricardo José Rodrigues de2012-10-10T14:33:21Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1727por658.8 CAR*Bra Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:51.391208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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