Leitura de histórias em contextos de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Neuza Cátia Primo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1871
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_671dac890fc19b9b0832f6b7e19fa835
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura de histórias em contextos de infânciaeducação pré-escolarhistórias infantisleitura e estratégias pedagógicaspre-schoolchildren's storiesreading and teaching strategiesRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio é composto por três partes. A primeira parte refere-se à componente de estágios, em creche e jardim-de-infância, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Santarém. Nesta parte refiro o percurso em cada contexto de estágio, os trabalhos desenvolvidos, as aprendizagens realizadas e a reflexão crítica sobre os mesmos. Na segunda parte apresenta-se a componente investigativa, referente à leitura de histórias em contextos de infância, contextualizando-a na prática e clarificando a motivação para o estudo e os enquadramentos teórico e metodológico, referindo o tipo de estudo, as técnicas de recolha de dados e procedendo à análise dos dados. O estudo desenvolvido é de natureza qualitativo, assentando em observações, registos realizados nas salas, planificações, diários de bordo e, sobretudo, na prática desenvolvida em estágio de jardim-de-infância. Ainda nesta segunda parte apresenta-se o enquadramento teórico de forma a perceber o contributo da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, assim como a importância das estratégias na leitura de histórias infantis. A terceira parte do relatório diz respeito às considerações finais sobre o percurso realizado.This traineeship report is built in three parts. The first part is based on the traineeship, issued in day nursery and Kindergarten, made under the Masters in Pre-school Education in the Escola Superior de Educação de Santarém. In this part I refer the route in each context of the traineeship, the work developed, the learning achieved and critical reflection on them. The second part presents the investigative component, referring to stories read in contexts of childhood domains, contextualizing in practical terms and clarifying the motivation for the study and the theoretical and methodological frameworks, referring to the type of study, data collection techniques and data analysis. The study developed is a qualitative approach, relying on observations and records obtained in the class rooms, lesson planning, logbooks, and especially in the practice developed in children’s Kindergarten. Yet this second part presents the theoretical framework in order to understand the contribution of children's literature for the development of the child, as well as the importance of strategies in children's stories reading. The third part of the traineeship report concerns the final thoughts on the route taken.Santos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNunes, Neuza Cátia Primo2017-08-22T15:36:42Z2014-03-132014-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1871TID:201151871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.948530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de histórias em contextos de infância
title Leitura de histórias em contextos de infância
spellingShingle Leitura de histórias em contextos de infância
Nunes, Neuza Cátia Primo
educação pré-escolar
histórias infantis
leitura e estratégias pedagógicas
pre-school
children's stories
reading and teaching strategies
title_short Leitura de histórias em contextos de infância
title_full Leitura de histórias em contextos de infância
title_fullStr Leitura de histórias em contextos de infância
title_full_unstemmed Leitura de histórias em contextos de infância
title_sort Leitura de histórias em contextos de infância
author Nunes, Neuza Cátia Primo
author_facet Nunes, Neuza Cátia Primo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Neuza Cátia Primo
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar
histórias infantis
leitura e estratégias pedagógicas
pre-school
children's stories
reading and teaching strategies
topic educação pré-escolar
histórias infantis
leitura e estratégias pedagógicas
pre-school
children's stories
reading and teaching strategies
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-13
2014-03-13T00:00:00Z
2017-08-22T15:36:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1871
TID:201151871
url http://hdl.handle.net/10400.15/1871
identifier_str_mv TID:201151871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030400114688