Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Inês Brites
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15001
Resumo: O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito das unidades curriculares Práticas de Ensino Supervisionadas em educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as quais decorreram na Escola Básica com Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, escola sede do Agrupamento n.º 1 de Évora. A temática da investigação-ação realizada foi a promoção de uma educação literária, e o principal objetivo da mesma centrou-se em compreender de que modo se pode contribuir para a formação de leitores literários críticos e reflexivos. Neste âmbito emerge a necessidade de contextualizar a ação, assim como os contextos educativos nos quais foi desenvolvida a prática. Este documento encontra-se organizado em cinco capítulos, precedidos por uma introdução e sucedidos de uma conclusão. Num primeiro capítulo consta a teoria que sustenta a temática investigada; num segundo capítulo é realizada a contextualização da ação e contextos educativos de intervenção; o terceiro capítulo alude à metodologia utilizada; no quarto capítulo é realizada a reflexão, análise e interpretação dos dados; e no último capítulo reflete-se, analisa-se e interpretam-se os dados relativos a um projeto de cariz literário desenvolvido numa parceria escola-família; Abstract: This report was written as part of the Master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, more specifically, in the context of the courses Practice Supervised Teaching in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education and it took place at Escola Básica/Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, school office from the cluster nr. 1 from Évora. The subject of the research-action developed was promoting a literary education in which the main goal has focused on the understanding of how to contribute for the training of literary, critical and reflective readers. In this context emerges the need to contextualize the action, as well as the educational contexts in which the practice was developed. This work is structured in five chapters, preceded by an introduction and succeeded by a conclusion. The first chapter includes the theory behind the investigated subject; the second chapter held the contextualization of action as well as the educational contexts of intervention; the third chapter refers to the methodology used for this work; in the fourth chapter it is performed the analysis, reflection and interpretation of data; in the last and fifth chapter it is performed a reflection, analysis and interpretation of the data related to a literary project developed in an association between school-family.
id RCAP_673376b80afb60b0f324ecb903c2f5fa
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literáriaEducação pré-escolar1º ciclo do ensino básicoPromoção de uma educação literáriaLiteratura de potencial receção infantilFormação de leitores críticos e reflexivosFruição leitoraPre-school education1º cycle of primary educationFormentation of a literary educationChildren´s literatureFormation of critical and reflective readersJoy of readingO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito das unidades curriculares Práticas de Ensino Supervisionadas em educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as quais decorreram na Escola Básica com Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, escola sede do Agrupamento n.º 1 de Évora. A temática da investigação-ação realizada foi a promoção de uma educação literária, e o principal objetivo da mesma centrou-se em compreender de que modo se pode contribuir para a formação de leitores literários críticos e reflexivos. Neste âmbito emerge a necessidade de contextualizar a ação, assim como os contextos educativos nos quais foi desenvolvida a prática. Este documento encontra-se organizado em cinco capítulos, precedidos por uma introdução e sucedidos de uma conclusão. Num primeiro capítulo consta a teoria que sustenta a temática investigada; num segundo capítulo é realizada a contextualização da ação e contextos educativos de intervenção; o terceiro capítulo alude à metodologia utilizada; no quarto capítulo é realizada a reflexão, análise e interpretação dos dados; e no último capítulo reflete-se, analisa-se e interpretam-se os dados relativos a um projeto de cariz literário desenvolvido numa parceria escola-família; Abstract: This report was written as part of the Master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, more specifically, in the context of the courses Practice Supervised Teaching in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education and it took place at Escola Básica/Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, school office from the cluster nr. 1 from Évora. The subject of the research-action developed was promoting a literary education in which the main goal has focused on the understanding of how to contribute for the training of literary, critical and reflective readers. In this context emerges the need to contextualize the action, as well as the educational contexts in which the practice was developed. This work is structured in five chapters, preceded by an introduction and succeeded by a conclusion. The first chapter includes the theory behind the investigated subject; the second chapter held the contextualization of action as well as the educational contexts of intervention; the third chapter refers to the methodology used for this work; in the fourth chapter it is performed the analysis, reflection and interpretation of data; in the last and fifth chapter it is performed a reflection, analysis and interpretation of the data related to a literary project developed in an association between school-family.Universidade de Évora2015-08-28T11:06:23Z2015-08-282015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15001http://hdl.handle.net/10174/15001TID:201062895porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoinesb.bento@gmail.com670Bento, Inês Britesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:11.760960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
Bento, Inês Brites
Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Promoção de uma educação literária
Literatura de potencial receção infantil
Formação de leitores críticos e reflexivos
Fruição leitora
Pre-school education
1º cycle of primary education
Formentation of a literary education
Children´s literature
Formation of critical and reflective readers
Joy of reading
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária
author Bento, Inês Brites
author_facet Bento, Inês Brites
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Inês Brites
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Promoção de uma educação literária
Literatura de potencial receção infantil
Formação de leitores críticos e reflexivos
Fruição leitora
Pre-school education
1º cycle of primary education
Formentation of a literary education
Children´s literature
Formation of critical and reflective readers
Joy of reading
topic Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Promoção de uma educação literária
Literatura de potencial receção infantil
Formação de leitores críticos e reflexivos
Fruição leitora
Pre-school education
1º cycle of primary education
Formentation of a literary education
Children´s literature
Formation of critical and reflective readers
Joy of reading
description O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito das unidades curriculares Práticas de Ensino Supervisionadas em educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as quais decorreram na Escola Básica com Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, escola sede do Agrupamento n.º 1 de Évora. A temática da investigação-ação realizada foi a promoção de uma educação literária, e o principal objetivo da mesma centrou-se em compreender de que modo se pode contribuir para a formação de leitores literários críticos e reflexivos. Neste âmbito emerge a necessidade de contextualizar a ação, assim como os contextos educativos nos quais foi desenvolvida a prática. Este documento encontra-se organizado em cinco capítulos, precedidos por uma introdução e sucedidos de uma conclusão. Num primeiro capítulo consta a teoria que sustenta a temática investigada; num segundo capítulo é realizada a contextualização da ação e contextos educativos de intervenção; o terceiro capítulo alude à metodologia utilizada; no quarto capítulo é realizada a reflexão, análise e interpretação dos dados; e no último capítulo reflete-se, analisa-se e interpretam-se os dados relativos a um projeto de cariz literário desenvolvido numa parceria escola-família; Abstract: This report was written as part of the Master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, more specifically, in the context of the courses Practice Supervised Teaching in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education and it took place at Escola Básica/Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, school office from the cluster nr. 1 from Évora. The subject of the research-action developed was promoting a literary education in which the main goal has focused on the understanding of how to contribute for the training of literary, critical and reflective readers. In this context emerges the need to contextualize the action, as well as the educational contexts in which the practice was developed. This work is structured in five chapters, preceded by an introduction and succeeded by a conclusion. The first chapter includes the theory behind the investigated subject; the second chapter held the contextualization of action as well as the educational contexts of intervention; the third chapter refers to the methodology used for this work; in the fourth chapter it is performed the analysis, reflection and interpretation of data; in the last and fifth chapter it is performed a reflection, analysis and interpretation of the data related to a literary project developed in an association between school-family.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28T11:06:23Z
2015-08-28
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15001
http://hdl.handle.net/10174/15001
TID:201062895
url http://hdl.handle.net/10174/15001
identifier_str_mv TID:201062895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
inesb.bento@gmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565694300160