Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29182
Resumo: O presente Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das respetivas práticas foi desenvolvido o tema A Promoção da Educação Literária: uma experiência de mediação leitora entre pares, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a educação literária e a mediação leitora entre pares. Deste modo, este documento encontra-se organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo inclui toda a fundamentação teórica que suporta a temática investigada; o segundo capítulo refere-se à conceção da ação educativa em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; o terceiro capítulo considera a metodologia utilizada na investigação- ação; o quarto capítulo remete para a intervenção nos respetivos contextos; concluindo com as respetivas conclusões; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st Cycle of Primary Education: The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers Abstract: This Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education was carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the University of Évora, based on the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the respective practices, the theme The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers, based on the methodology of action research and aimed at promoting literary education and reading mediation among peers in children. Thus, this document is organized in four chapters: the first chapter includes all the theoretical foundations that support the investigated theme; the second chapter refers to the conception of educational action in Pre-school and 1st Cycle of Basic Education; the third chapter considers the methodology used in action research; the fourth chapter refers to the intervention in the respective contexts; concluding with the respective conclusions.
id RCAP_af958994aaab4eb97bc7ce3f57782c2b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre paresEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação LiteráriaLiteratura InfantilPromoção da Educação LiteráriaMediação LeitoraPre-school education1st Cycle of Basic EducationLiterary EducationChildren's literaturePromotion of Literary EducationReading MediationO presente Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das respetivas práticas foi desenvolvido o tema A Promoção da Educação Literária: uma experiência de mediação leitora entre pares, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a educação literária e a mediação leitora entre pares. Deste modo, este documento encontra-se organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo inclui toda a fundamentação teórica que suporta a temática investigada; o segundo capítulo refere-se à conceção da ação educativa em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; o terceiro capítulo considera a metodologia utilizada na investigação- ação; o quarto capítulo remete para a intervenção nos respetivos contextos; concluindo com as respetivas conclusões; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st Cycle of Primary Education: The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers Abstract: This Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education was carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the University of Évora, based on the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the respective practices, the theme The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers, based on the methodology of action research and aimed at promoting literary education and reading mediation among peers in children. Thus, this document is organized in four chapters: the first chapter includes all the theoretical foundations that support the investigated theme; the second chapter refers to the conception of educational action in Pre-school and 1st Cycle of Basic Education; the third chapter considers the methodology used in action research; the fourth chapter refers to the intervention in the respective contexts; concluding with the respective conclusions.Universidade de Évora2021-02-25T16:23:23Z2021-02-252021-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29182http://hdl.handle.net/10174/29182TID:202644723porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoaninharafa2397@gmail.com229Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:59.284273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Literária
Literatura Infantil
Promoção da Educação Literária
Mediação Leitora
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Literary Education
Children's literature
Promotion of Literary Education
Reading Mediation
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Promoção da educação literária: uma experiência de mediação leitora entre pares
author Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça
author_facet Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Joana Rafaela da Cunha Massuça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Literária
Literatura Infantil
Promoção da Educação Literária
Mediação Leitora
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Literary Education
Children's literature
Promotion of Literary Education
Reading Mediation
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Literária
Literatura Infantil
Promoção da Educação Literária
Mediação Leitora
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Literary Education
Children's literature
Promotion of Literary Education
Reading Mediation
description O presente Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das respetivas práticas foi desenvolvido o tema A Promoção da Educação Literária: uma experiência de mediação leitora entre pares, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a educação literária e a mediação leitora entre pares. Deste modo, este documento encontra-se organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo inclui toda a fundamentação teórica que suporta a temática investigada; o segundo capítulo refere-se à conceção da ação educativa em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; o terceiro capítulo considera a metodologia utilizada na investigação- ação; o quarto capítulo remete para a intervenção nos respetivos contextos; concluindo com as respetivas conclusões; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st Cycle of Primary Education: The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers Abstract: This Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education was carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the University of Évora, based on the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the respective practices, the theme The Promotion of Literary Education was developed: an experience of reading mediation between peers, based on the methodology of action research and aimed at promoting literary education and reading mediation among peers in children. Thus, this document is organized in four chapters: the first chapter includes all the theoretical foundations that support the investigated theme; the second chapter refers to the conception of educational action in Pre-school and 1st Cycle of Basic Education; the third chapter considers the methodology used in action research; the fourth chapter refers to the intervention in the respective contexts; concluding with the respective conclusions.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25T16:23:23Z
2021-02-25
2021-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29182
http://hdl.handle.net/10174/29182
TID:202644723
url http://hdl.handle.net/10174/29182
identifier_str_mv TID:202644723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
joaninharafa2397@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136671365595136