Stress académico e avaliação cognitiva em estudantes: relação com Coping e Burnout
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81175 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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Stress académico e avaliação cognitiva em estudantes: relação com Coping e BurnoutAcademic stress and cognitive appraisal in students: relations with Coping and BurnoutAvaliação cognitivaBurnoutCopingEstudantes universitáriosStressCognitive appraisalCopingUniversity studentsCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaEste estudo analisou o stress, a avaliação cognitiva, o coping e o burnout em estudantes de ensino superior e procurou compreender se diferentes perfis de stress e avaliação cognitiva correspondiam a diferenças no coping e burnout dos estudantes. A amostra inclui 547 estudantes, 267 de Psicologia (48.8%), 62 de Direito (11.3%), 82 de Economia e Gestão (15%), 86 de Enfermagem (15.7%) e 50 de Fisioterapia (9.1%), com idades entre os 17 e os 52 anos (M = 20.6; DP = 4.4). Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Avaliação Cognitiva, Questionário de Stress em Estudantes, Inventário de Coping-Reduzido e Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que o excesso de trabalho e a avaliação académica são as principais fontes de stress, verificando-se uma maior utilização de estratégias de coping adaptativas; os níveis de burnout foram: fadiga física (61%), fadiga cognitiva (45%) e exaustão emocional (4%). Os estudantes com um perfil superior de stress e com um perfil moderadamente positivo de avaliação cognitiva optaram por estratégias de coping menos adaptativas e evidenciaram maiores níveis de burnout. Em síntese, é importante intervir sobre a capacidade dos estudantes gerirem o stress e sobre o modo como avaliam a sua atividade de estudante.The present study analyzed stress, cognitive appraisal, coping and burnout in higher education students and examined whether different profiles of stress and cognitive appraisal corresponded to differences in students' coping and burnout. The sample included 547 students, 267 from Psychology (48.8%), 62 from Law (11.3%), 82 from Economics and Management (15%), 86 from Nursing (15.7%) and 50 from Physiotherapy (9.1%), aged between 17 and 52 years (M = 20.6; SD = 4.4). The following instruments were used: Sociodemographic Questionnaire, Primary and Secondary Cognitive Appraisal Scale, Stress Questionnaire for Students, Coping inventory – Reduced, and Shirom-Melamed Burnout Measure. The results indicated that work overload and academic evaluation were the main sources of stress and that students used more frequently adaptive coping strategies to cope with stress; burnout levels were: 61% of physical fatigue, 45% of cognitive fatigue and 4% of emotional exhaustion. Students with a higher stress profile and a moderately positive cognitive appraisal profile used less adaptive coping strategies and experienced higher levels of burnout. In conclusion, it is important to intervene on students' ability to manage stress and on how they appraise academic activity.Gomes, A. RuiUniversidade do MinhoRibeiro, Ana Catarina Silva20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81175por203052684info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:25:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:25:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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