A criança e os media: ameaça ou oportunidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marta Cristina Dias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3544
Resumo: A influência dos media sobre crianças e adolescentes tem sido alvo de diversos estudos, porque estes meios alcançaram um poder extraordinário na nossa sociedade, o que leva a que muitas vezes se criem desconfianças face a eles, principalmente por parte da escola. Esta influência é vista muitas vezes apenas numa perspectiva negativa sendo os meios de comunicação social vistos como potenciadores da violência e/ou indisciplina cada vez mais patente nas nossas escolas, embora não se lhes possa atribuir em exclusivo as razões desses comportamentos. A presente dissertação tem como objectivo mostrar que para além de uma ameaça os media são, sobretudo, uma oportunidade na educação de crianças e adolescentes e que, por isso, é necessário fazer um aproveitamento adequado das suas potencialidades fazendo uso de uma adequada educação para e com os media que minimize os efeitos negativos e potencie os benefícios destes meios.
id RCAP_dae92a270c4ba6f8c14265dc3eaad58b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criança e os media: ameaça ou oportunidade?Ciências da educaçãoEnsino multimédia - Ensino básicoMeios de comunicação social - Aspectos psicológicosTelevisãoVideojogosAgressividadeViolência escolarA influência dos media sobre crianças e adolescentes tem sido alvo de diversos estudos, porque estes meios alcançaram um poder extraordinário na nossa sociedade, o que leva a que muitas vezes se criem desconfianças face a eles, principalmente por parte da escola. Esta influência é vista muitas vezes apenas numa perspectiva negativa sendo os meios de comunicação social vistos como potenciadores da violência e/ou indisciplina cada vez mais patente nas nossas escolas, embora não se lhes possa atribuir em exclusivo as razões desses comportamentos. A presente dissertação tem como objectivo mostrar que para além de uma ameaça os media são, sobretudo, uma oportunidade na educação de crianças e adolescentes e que, por isso, é necessário fazer um aproveitamento adequado das suas potencialidades fazendo uso de uma adequada educação para e com os media que minimize os efeitos negativos e potencie os benefícios destes meios.The influence of media on children and adolescents has been the subject of several studies. This is because these media reached a power invaluable in our society, which leads to often create distrust against them, mainly from the school. This influence is often seen only in a negative light and the media seen as enhancers of violence and/or indiscipline increasingly reflected in our schools, although we cannot assign only to them the reasons for these behaviors. This dissertation is to show that beyond a threat the media are mainly an opportunity for education of children and adolescents and that it is therefore necessary to make an appropriate use of its potential using an appropriate education for and with the media that minimize the negative effects and maximize the benefits of these resources.Universidade de Aveiro2011-05-31T10:42:40Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3544porVieira, Marta Cristina Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:59Zoai:ria.ua.pt:10773/3544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:43.687631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
title A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
spellingShingle A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
Vieira, Marta Cristina Dias
Ciências da educação
Ensino multimédia - Ensino básico
Meios de comunicação social - Aspectos psicológicos
Televisão
Videojogos
Agressividade
Violência escolar
title_short A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
title_full A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
title_fullStr A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
title_full_unstemmed A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
title_sort A criança e os media: ameaça ou oportunidade?
author Vieira, Marta Cristina Dias
author_facet Vieira, Marta Cristina Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marta Cristina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Ensino multimédia - Ensino básico
Meios de comunicação social - Aspectos psicológicos
Televisão
Videojogos
Agressividade
Violência escolar
topic Ciências da educação
Ensino multimédia - Ensino básico
Meios de comunicação social - Aspectos psicológicos
Televisão
Videojogos
Agressividade
Violência escolar
description A influência dos media sobre crianças e adolescentes tem sido alvo de diversos estudos, porque estes meios alcançaram um poder extraordinário na nossa sociedade, o que leva a que muitas vezes se criem desconfianças face a eles, principalmente por parte da escola. Esta influência é vista muitas vezes apenas numa perspectiva negativa sendo os meios de comunicação social vistos como potenciadores da violência e/ou indisciplina cada vez mais patente nas nossas escolas, embora não se lhes possa atribuir em exclusivo as razões desses comportamentos. A presente dissertação tem como objectivo mostrar que para além de uma ameaça os media são, sobretudo, uma oportunidade na educação de crianças e adolescentes e que, por isso, é necessário fazer um aproveitamento adequado das suas potencialidades fazendo uso de uma adequada educação para e com os media que minimize os efeitos negativos e potencie os benefícios destes meios.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-31T10:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3544
url http://hdl.handle.net/10773/3544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137465974390784