O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27638 |
Resumo: | A dissertação apresenta como objetivo descrever o processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo, mentor e diretor artístico da companhia Dançando com a Diferença (Cia DD), e que concebe obras incisivas em temáticas impactantes, protagonizadas por elencos compostos por bailarinos com e sem deficiência, sendo estas duas das dimensões estruturais do seu trabalho como criador (temáticas e elencos). Foi pioneiro na criação da primeira companhia profissional de Dança Inclusiva em Portugal; resultante da sua trajetória profissional e académica, iniciada anteriormente no Brasil, com as companhias Roda-Viva e Mão na Roda, em 1994. A pesquisa apresenta-se como um Estudo de Caso, cuja metodologia é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. São usadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante, registos de vídeo dos ensaios e fontes documentais sobre o coreógrafo e a companhia. Em conclusão, o processo de composição coreográfica é inerente ao coreógrafo, métodos utilizados e à capacidade em materializar as ideias iniciais em movimento dançado, a coreografia. |
id |
RCAP_6776f689a04a0d0fb0bd8a53e19c4ca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)Dança contemporâneaComposição coreográficaCoreógrafoHenrique AmoedoDançando com a DiferençaContemporary danceChoreographic compositionChoreographerHenrique AmoedoDançando com a DiferençaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA dissertação apresenta como objetivo descrever o processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo, mentor e diretor artístico da companhia Dançando com a Diferença (Cia DD), e que concebe obras incisivas em temáticas impactantes, protagonizadas por elencos compostos por bailarinos com e sem deficiência, sendo estas duas das dimensões estruturais do seu trabalho como criador (temáticas e elencos). Foi pioneiro na criação da primeira companhia profissional de Dança Inclusiva em Portugal; resultante da sua trajetória profissional e académica, iniciada anteriormente no Brasil, com as companhias Roda-Viva e Mão na Roda, em 1994. A pesquisa apresenta-se como um Estudo de Caso, cuja metodologia é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. São usadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante, registos de vídeo dos ensaios e fontes documentais sobre o coreógrafo e a companhia. Em conclusão, o processo de composição coreográfica é inerente ao coreógrafo, métodos utilizados e à capacidade em materializar as ideias iniciais em movimento dançado, a coreografia.The present dissertation aims to describe Henrique Amoedo's choreographic composition process. Mentor and artistic director of the company Dançando com a Diferença (Cia DD), he designs incisive works on impactful themes, featuring castings composed by dancers with and without disabilities, these being the structural dimensions of his work as a creator (themes and castings). He was a pioneer in the creation of the first professional Inclusive Dance company in Portugal, but with a professional and academic trajectory started in Brazil, with the companies Roda-Viva and Mão na Roda, in 1994. The research is presented as a Case Study, whose methodology is of a qualitative nature, with a phenomenological approach. Instruments: semi-structured interviews, non-participant observation, video recordings of the essays and documentary sources about the choreographer and the company were used. Conclusion: the choreographic composition process is inherent to the choreographer, the methods used and the ability to materialize the initial ideas in the dance movement: the choreography.Tavares, Gonçalo Manuel de AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaKuprian, Natércia Raquel Silva Gomes2023-04-17T13:39:50Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27638TID:203269080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-23T01:30:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:08.745817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
title |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
spellingShingle |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes Dança contemporânea Composição coreográfica Coreógrafo Henrique Amoedo Dançando com a Diferença Contemporary dance Choreographic composition Choreographer Henrique Amoedo Dançando com a Diferença Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
title_full |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
title_fullStr |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
title_full_unstemmed |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
title_sort |
O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015) |
author |
Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes |
author_facet |
Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Gonçalo Manuel de Albuquerque Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea Composição coreográfica Coreógrafo Henrique Amoedo Dançando com a Diferença Contemporary dance Choreographic composition Choreographer Henrique Amoedo Dançando com a Diferença Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Dança contemporânea Composição coreográfica Coreógrafo Henrique Amoedo Dançando com a Diferença Contemporary dance Choreographic composition Choreographer Henrique Amoedo Dançando com a Diferença Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A dissertação apresenta como objetivo descrever o processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo, mentor e diretor artístico da companhia Dançando com a Diferença (Cia DD), e que concebe obras incisivas em temáticas impactantes, protagonizadas por elencos compostos por bailarinos com e sem deficiência, sendo estas duas das dimensões estruturais do seu trabalho como criador (temáticas e elencos). Foi pioneiro na criação da primeira companhia profissional de Dança Inclusiva em Portugal; resultante da sua trajetória profissional e académica, iniciada anteriormente no Brasil, com as companhias Roda-Viva e Mão na Roda, em 1994. A pesquisa apresenta-se como um Estudo de Caso, cuja metodologia é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. São usadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante, registos de vídeo dos ensaios e fontes documentais sobre o coreógrafo e a companhia. Em conclusão, o processo de composição coreográfica é inerente ao coreógrafo, métodos utilizados e à capacidade em materializar as ideias iniciais em movimento dançado, a coreografia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-04-17T13:39:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27638 TID:203269080 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27638 |
identifier_str_mv |
TID:203269080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131581144629248 |