O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27638
Resumo: A dissertação apresenta como objetivo descrever o processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo, mentor e diretor artístico da companhia Dançando com a Diferença (Cia DD), e que concebe obras incisivas em temáticas impactantes, protagonizadas por elencos compostos por bailarinos com e sem deficiência, sendo estas duas das dimensões estruturais do seu trabalho como criador (temáticas e elencos). Foi pioneiro na criação da primeira companhia profissional de Dança Inclusiva em Portugal; resultante da sua trajetória profissional e académica, iniciada anteriormente no Brasil, com as companhias Roda-Viva e Mão na Roda, em 1994. A pesquisa apresenta-se como um Estudo de Caso, cuja metodologia é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. São usadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante, registos de vídeo dos ensaios e fontes documentais sobre o coreógrafo e a companhia. Em conclusão, o processo de composição coreográfica é inerente ao coreógrafo, métodos utilizados e à capacidade em materializar as ideias iniciais em movimento dançado, a coreografia.
id RCAP_6776f689a04a0d0fb0bd8a53e19c4ca4
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)Dança contemporâneaComposição coreográficaCoreógrafoHenrique AmoedoDançando com a DiferençaContemporary danceChoreographic compositionChoreographerHenrique AmoedoDançando com a DiferençaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA dissertação apresenta como objetivo descrever o processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo, mentor e diretor artístico da companhia Dançando com a Diferença (Cia DD), e que concebe obras incisivas em temáticas impactantes, protagonizadas por elencos compostos por bailarinos com e sem deficiência, sendo estas duas das dimensões estruturais do seu trabalho como criador (temáticas e elencos). Foi pioneiro na criação da primeira companhia profissional de Dança Inclusiva em Portugal; resultante da sua trajetória profissional e académica, iniciada anteriormente no Brasil, com as companhias Roda-Viva e Mão na Roda, em 1994. A pesquisa apresenta-se como um Estudo de Caso, cuja metodologia é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. São usadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante, registos de vídeo dos ensaios e fontes documentais sobre o coreógrafo e a companhia. Em conclusão, o processo de composição coreográfica é inerente ao coreógrafo, métodos utilizados e à capacidade em materializar as ideias iniciais em movimento dançado, a coreografia.The present dissertation aims to describe Henrique Amoedo's choreographic composition process. Mentor and artistic director of the company Dançando com a Diferença (Cia DD), he designs incisive works on impactful themes, featuring castings composed by dancers with and without disabilities, these being the structural dimensions of his work as a creator (themes and castings). He was a pioneer in the creation of the first professional Inclusive Dance company in Portugal, but with a professional and academic trajectory started in Brazil, with the companies Roda-Viva and Mão na Roda, in 1994. The research is presented as a Case Study, whose methodology is of a qualitative nature, with a phenomenological approach. Instruments: semi-structured interviews, non-participant observation, video recordings of the essays and documentary sources about the choreographer and the company were used. Conclusion: the choreographic composition process is inherent to the choreographer, the methods used and the ability to materialize the initial ideas in the dance movement: the choreography.Tavares, Gonçalo Manuel de AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaKuprian, Natércia Raquel Silva Gomes2023-04-17T13:39:50Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27638TID:203269080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-23T01:30:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:08.745817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
title O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
spellingShingle O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes
Dança contemporânea
Composição coreográfica
Coreógrafo
Henrique Amoedo
Dançando com a Diferença
Contemporary dance
Choreographic composition
Choreographer
Henrique Amoedo
Dançando com a Diferença
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
title_full O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
title_fullStr O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
title_full_unstemmed O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
title_sort O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
author Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes
author_facet Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Gonçalo Manuel de Albuquerque
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuprian, Natércia Raquel Silva Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Composição coreográfica
Coreógrafo
Henrique Amoedo
Dançando com a Diferença
Contemporary dance
Choreographic composition
Choreographer
Henrique Amoedo
Dançando com a Diferença
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Dança contemporânea
Composição coreográfica
Coreógrafo
Henrique Amoedo
Dançando com a Diferença
Contemporary dance
Choreographic composition
Choreographer
Henrique Amoedo
Dançando com a Diferença
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A dissertação apresenta como objetivo descrever o processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo, mentor e diretor artístico da companhia Dançando com a Diferença (Cia DD), e que concebe obras incisivas em temáticas impactantes, protagonizadas por elencos compostos por bailarinos com e sem deficiência, sendo estas duas das dimensões estruturais do seu trabalho como criador (temáticas e elencos). Foi pioneiro na criação da primeira companhia profissional de Dança Inclusiva em Portugal; resultante da sua trajetória profissional e académica, iniciada anteriormente no Brasil, com as companhias Roda-Viva e Mão na Roda, em 1994. A pesquisa apresenta-se como um Estudo de Caso, cuja metodologia é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. São usadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante, registos de vídeo dos ensaios e fontes documentais sobre o coreógrafo e a companhia. Em conclusão, o processo de composição coreográfica é inerente ao coreógrafo, métodos utilizados e à capacidade em materializar as ideias iniciais em movimento dançado, a coreografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-04-17T13:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27638
TID:203269080
url http://hdl.handle.net/10400.5/27638
identifier_str_mv TID:203269080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131581144629248