Acreditação de doutoramentos: da avaliação da qualidade à qualidade da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira-Vieira, Carla
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Osório, Margarida, Magalhães, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38544
Resumo: A qualidade educacional, numa perspetiva global, pressupõe a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Em Portugal, a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) é a responsável pelo estabelecimento dos procedimentos necessários para a avaliação e acreditação. No âmbito deste trabalho serão analisados os relatórios de avaliação/acreditação dos doutoramentos, como reflexo de um maior enfoque na qualidade e na sua sustentabilidade, por parte das instituições de ensino superior. Nesta conformidade, analisar-se-á apenas a dimensão da Educação neste ciclo de estudos, no ensino universitário público. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise qualitativa ao nível da divulgação e avaliação dos relatórios de avaliação/acreditação preliminares a que foram sujeitos em 2011 e 2012. Da análise efetuada é patente a satisfação dos requisitos para a acreditação. No entanto, na maior parte dos relatórios, não se identificam sugestões de ações de melhoria que contribuam para uma melhoria efetiva da qualidade no ensino, o que, de alguma forma, parece revelar o carácter estandardizado na forma e nos conteúdos dos referidos relatórios de avaliação/acreditação.
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