Acreditação de doutoramentos: da avaliação da qualidade à qualidade da avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38544 |
Resumo: | A qualidade educacional, numa perspetiva global, pressupõe a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Em Portugal, a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) é a responsável pelo estabelecimento dos procedimentos necessários para a avaliação e acreditação. No âmbito deste trabalho serão analisados os relatórios de avaliação/acreditação dos doutoramentos, como reflexo de um maior enfoque na qualidade e na sua sustentabilidade, por parte das instituições de ensino superior. Nesta conformidade, analisar-se-á apenas a dimensão da Educação neste ciclo de estudos, no ensino universitário público. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise qualitativa ao nível da divulgação e avaliação dos relatórios de avaliação/acreditação preliminares a que foram sujeitos em 2011 e 2012. Da análise efetuada é patente a satisfação dos requisitos para a acreditação. No entanto, na maior parte dos relatórios, não se identificam sugestões de ações de melhoria que contribuam para uma melhoria efetiva da qualidade no ensino, o que, de alguma forma, parece revelar o carácter estandardizado na forma e nos conteúdos dos referidos relatórios de avaliação/acreditação. |
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Acreditação de doutoramentos: da avaliação da qualidade à qualidade da avaliaçãoEnsino universitário públicoQualidadeAvaliação/acreditaçãoA3ESRelatóriosA qualidade educacional, numa perspetiva global, pressupõe a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Em Portugal, a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) é a responsável pelo estabelecimento dos procedimentos necessários para a avaliação e acreditação. No âmbito deste trabalho serão analisados os relatórios de avaliação/acreditação dos doutoramentos, como reflexo de um maior enfoque na qualidade e na sua sustentabilidade, por parte das instituições de ensino superior. Nesta conformidade, analisar-se-á apenas a dimensão da Educação neste ciclo de estudos, no ensino universitário público. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise qualitativa ao nível da divulgação e avaliação dos relatórios de avaliação/acreditação preliminares a que foram sujeitos em 2011 e 2012. Da análise efetuada é patente a satisfação dos requisitos para a acreditação. No entanto, na maior parte dos relatórios, não se identificam sugestões de ações de melhoria que contribuam para uma melhoria efetiva da qualidade no ensino, o que, de alguma forma, parece revelar o carácter estandardizado na forma e nos conteúdos dos referidos relatórios de avaliação/acreditação.The educational quality, in a global perspective, involves the implementation of quality management systems. In Portugal, the A3ES (Evaluation and Accredited Agency for Higher Education Institutions) is in charge of all the necessary processes related to evaluation and accreditation. In this work we will be analyzing the evaluation/accreditation reports of the PhDs, as a reflex of a closer look on quality and its sustainability, as far as the higher education institutions are concerned. In compliance, we will be solely analyzing the educational dimension in this cycle of studies, within public universities. The methodological procedures to collect data were determined by defining the terms of the research, inclusion criteria and qualitative analysis in what concerns the disclosure and preliminary assessment of the evaluation/accreditation reports carried out in 2011 and 2012. From what the analysis has shown, the requisites necessary to the accreditation are patent. Nevertheless, in most reports, one cannot identify improvement suggestions, which could contribute to an effective advance of the quality of teaching/education. Thus, this reveals in some way, the standardization, both in form and content, of the reports of evaluation/accreditation previously referred.Universidade de Aveiro2023-07-12T08:29:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38544por1647-730810.34624/ilcj.v3i1.14830Ferreira-Vieira, CarlaOsório, MargaridaMagalhães, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:12Zoai:ria.ua.pt:10773/38544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:57.249888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A qualidade educacional, numa perspetiva global, pressupõe a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Em Portugal, a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) é a responsável pelo estabelecimento dos procedimentos necessários para a avaliação e acreditação. No âmbito deste trabalho serão analisados os relatórios de avaliação/acreditação dos doutoramentos, como reflexo de um maior enfoque na qualidade e na sua sustentabilidade, por parte das instituições de ensino superior. Nesta conformidade, analisar-se-á apenas a dimensão da Educação neste ciclo de estudos, no ensino universitário público. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise qualitativa ao nível da divulgação e avaliação dos relatórios de avaliação/acreditação preliminares a que foram sujeitos em 2011 e 2012. Da análise efetuada é patente a satisfação dos requisitos para a acreditação. No entanto, na maior parte dos relatórios, não se identificam sugestões de ações de melhoria que contribuam para uma melhoria efetiva da qualidade no ensino, o que, de alguma forma, parece revelar o carácter estandardizado na forma e nos conteúdos dos referidos relatórios de avaliação/acreditação. |
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